Qual foi o motivo da Revolução de 1820?

Perguntado por: Iara Laura Ribeiro  |  Última atualização: 2. April 2025
Pontuação: 4.7/5 (11 avaliações)

A Revolução Liberal do Porto foi um levante militar que aconteceu em 1820 e foi apoiado pelas elites de Portugal. Aconteceu por conta da crise política e econômica que o país enfrentava com a transferência da Corte para o Brasil. As Cortes exigiam o estabelecimento de uma monarquia constitucional em Portugal.

Quais foram os motivos da revolução de 1820?

Ela defendia a formação de uma monarquia constitucional, exigindo o retorno imediato de Dom João VI, que estava no Brasil desde 1808. Além disso, os revolucionários queriam a manutenção do Brasil como colônia de Portugal.

Qual foi o principal objetivo da Revolução do Porto?

A revolução vitoriosa, que ficaria conhecida como a Revolução do Porto, exigia o retorno da corte, visto como forma de "restaurar a dignidade metropolitana", o estabelecimento, em Portugal, de uma monarquia constitucional e a restauração da exclusividade de comércio com o Brasil.

Por que o movimento de 1820 foi considerado liberal pelos portugueses?

A Revolução Liberal do Porto foi um movimento político que eclodiu na cidade de Porto, em Portugal, no ano de 1820, e tinha inspiração liberal. Esse movimento visava a derrubar o absolutismo em Portugal, forçar d. João VI a retornar a Lisboa, e recolonizar o Brasil.

Qual foi o motivo da Revolução de 1830?

Dessa maneira, podemos dizer que a principal causa da Revolução de 1830 na França foi o absolutismo exacerbado de Carlos X, indo completamente contra os ideais vistos desde a Revolução Francesa de 1789, que expressava o liberalismo e a tentativa da burguesia de fim da centralização real.

Revolução Liberal do Porto (1820) - Brasil Escola

20 questões relacionadas encontradas

O que aconteceu em 1820 no Brasil?

Em 1820 foi dado início à Revolução Liberal do Porto, um movimento militar que exigia a volta de D. João 6º a Portugal, caso contrário ele perderia o reino português. O movimento também exigia algo que foi um dos estopins para a independência: a manutenção do Brasil como colônia de Portugal.

O que defendiam os revolucionários do Porto para o Brasil?

Com certeza do apoio social que tinham, os oficiais do Exército envolvidos na Revolução Liberal do Porto instituíram a Junta Provisional do Governo Supremo do Reino. Nessa posição, declararam seus ideais: acreditavam na monarquia, mas de uma forma constitucional e não absolutista, com a limitação dos poderes do rei.

Quais as causas e consequências da Revolução Liberal do Porto?

As principais causas da Revolução Liberal do Porto foram:

As ideias iluministas e liberais que se espalharam pela Europa, especialmente após a Revolução Francesa, tiveram um grande impacto em Portugal. Havia um crescente desejo por um sistema de governo mais representativo e menos autocrático.

Quais são as intenções dos portugueses revoltosos?

Elas tinham como objetivo principal defender os interesses locais contra a exploração colonial. Geralmente, essas revoltas eram motivadas por questões locais, como as econômicas, altos impostos, abusos dos colonizadores, monopolização do comércio, entre outras.

Onde aconteceu a Revolução de 1820?

Em 1820, iniciou-se no Porto, segunda maior cidade potuguesa, uma revolta que exigia a volta do rei a Portugal e a formação de uma Assembleia Constituinte. Com receio de perder o trono português, Dom João VI retornou a Lisboa, deixando seu filho Dom Pedro I no governo do Brasil.

Qual foi a solução tomada por D João VI diante da Revolução do Porto?

A primeira grande medida tomada por D. João VI, assim que chegou ao Brasil, foi promover a abertura dos portos brasileiros para as “nações amigas”, o que na prática significava apenas a Inglaterra – grande aliado e parceiro econômico de Portugal.

Por que era tão importante para os portugueses que Dom João retornasse a Portugal?

Apoiado pela Inglaterra, rival da França, essa foi a estratégia de Dom João VI para assegurar a soberania portuguesa: vir para sua colônia além-mar e proteger a vida da família real.

Como acabou a Revolução do Porto?

A Revolução do Porto espalha-se por Portugal inteiro e acaba, na prática, com o regime absolutista. Ao serem criadas as cortes constitucionais, o rei perde o poder.

O que aconteceu no mundo no ano de 1820?

Em 1820 ocorreu a Revolução do Porto, também conhecida historicamente como Revolução Liberal do Porto.

Qual foi o alcance da onda revolucionária de 1820?

Seu alcance foi grande na Europa, embora não tenha atingido a Rússia. Mesmo tendo a maior parte esmagada nos estados europeus, as revoluções resultaram no fim da servidão na Áustria e na Hungria, fim do absolutismo monárquico na Dinamarca e da monarquia na França.

Quem promoveu a revolta liberal?

O levante teve início sob a liderança do Padre Feijó, em Sorocaba, e de Teófilo Benedito Ottoni, na cidade mineira de Barbacena. Os revoltosos nomearam seus próprios presidentes para as províncias de São Paulo e Minas Gerais.

Qual foi o motivo da primavera dos povos?

Primavera dos Povos é como ficou conhecido o período marcado por grandes levantes em vários países da Europa. Aconteceu após as Guerras Napoleônicas e não tinha uma única ideologia. O objetivo principal era acabar de vez com o Antigo Regime. Após essa onda de rebeliões, foram estabelecidas novas instituições jurídicas.

Quais foram as medidas aprovadas pela Revolução do Porto?

Resposta: Forçar o retorno da corte, que estava no Brasil desde 1808, para Portugal. - Diminuir a influência britânica em Portugal. - Adotar medidas para recolonizar o Brasil, restabelecendo o Pacto Colonial (Brasil deveria voltar a comercializar exclusivamente com Portugal).

Quando acabou a Revolução do Porto?

O movimento resultou no retorno (1821) da Corte Portuguesa, que se transferira para o Brasil durante a Guerra Peninsular, e no fim do absolutismo em Portugal, com a ratificação e implementação da primeira Constituição portuguesa (1822).

Quem foi que proclamou a independência do Brasil?

Quem proclamou a independência do Brasil foi Dom Pedro I, responsável por dar a ordem de independência com um grito às margens do Rio Ipiranga.

Qual a relação da Revolução com a independência do Brasil?

A independência do Brasil foi um processo iniciado a partir da Revolução Liberal do Porto, que levou ao rompimento entre Brasil e Portugal, no dia 7 de setembro de 1822.

Qual foi a revolução portuguesa de 1820?

A Revolução Liberal (1820)

Por que a independência do Brasil não trouxe mudanças sociais?

A independência, no entanto, não resultou em transformações políticas profundas, nem tampouco sociais, porque D. Pedro já governava o país desde que D. João VI havia voltado para Portugal. "Na verdade foi uma independência sem muitas mudanças no quadro político e social do país", afirma a historiadora.

Artigo anterior
Qual foi o período da segunda geração modernista?
Artigo seguinte
Quantas pessoas morrem por raiva?