Qual foi o período da segunda geração modernista?

Perguntado por: Miguel Marco Gaspar de Maia  |  Última atualização: 2. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (37 avaliações)

A segunda fase do modernismo brasileiro, ou segunda geração modernista no Brasil, é como ficou conhecido o período da literatura nacional que foi de 1930 a 1945. As obras dessa fase são caracterizadas pelo conflito existencial, além da crítica sociopolítica.

Quando foi a segunda fase do modernismo?

A geração de 1930, segunda fase do modernismo brasileiro, compreende o período de 1930 a 1945. Foi influenciada, portanto, por um contexto histórico marcado por conflitos sociais e políticos, como a Revolução de 1930 e a Revolução Constitucionalista de 1932 (durante a Era Vargas), além da Segunda Guerra Mundial.

Como acabou a 2 fase do modernismo?

O segundo período do Modernismo brasileiro se estendeu de 1930 a 1945. Internacionalmente, o país vivia uma depressão econômica, causada pelas duas guerras mundiais (1919-1939) e pelo avanço do nazi-fascismo. Já no plano nacional houve a ascensão de Getúlio Vargas ao poder.

Qual a cronologia completa da segunda geração do modernismo no Brasil?

Modernismo no Brasil:

Primeira geração: 1922-1930. Segunda geração: 1930-1945. Terceira geração ou pós-modernismo: 1945-1978.

Quando começou e terminou a segunda fase do modernismo?

A segunda fase do modernismo brasileiro durou de 1930 a 1945. Sua poesia é marcada pelo conflito existencial e pela reflexão sobre os problemas contemporâneos. Sua prosa possui caráter regionalista. Fatos como a ditadura de Vargas e a Segunda Guerra Mundial influenciaram a escrita dos seus autores.

Modernismo 2ª Geração (Prosa) [Prof. Noslen]

40 questões relacionadas encontradas

Quais são as três fases do modernismo?

Pode-se dividir o Modernismo brasileiro em três fases:
  • Primeiro Modernismo (1922-1930);
  • Segundo Modernismo (1930-1945) e.
  • Terceiro Modernismo (1945-1960).

Qual foi a obra que marcou o modernismo?

Exemplos de obras do modernismo
  • Dispersão (1914), de Mário de Sá-Carneiro.
  • A metamorfose (1915), de Franz Kafka.
  • Ulisses (1920), de James Joyce.
  • Macunaíma (1928), de Mário de Andrade.
  • Orlando (1928), de Virginia Woolf.
  • Admirável mundo novo (1932), de Aldous Huxley.
  • Mensagem (1934), de Fernando Pessoa.

Quais os principais autores da segunda fase do modernismo brasileiro?

A poesia na Segunda Geração do Modernismo apresentou à Literatura nomes como Carlos Drummond de Andrade, Mario Quintana, Murilo Mendes e Cecília Meireles.

Qual é o principal ideal da segunda geração do modernismo?

A prosa e a poesia modernista valorizavam uma linguagem simples, estabelecendo uma ruptura com os padrões artísticos vigentes na Literatura brasileira. Além das inquietações religiosas e espirituais, os poetas da segunda geração do modernismo abordaram temáticas sociais e problemas históricos.

Qual autor é considerado o maior representante da 2 fase do modernismo?

Jorge Amado (1912-2001)

O baiano Jorge Amado é um dos autores da segunda fase do Modernismo no Brasil mais populares. Ficou conhecido após a publicação do romance 'O País do Carnaval', em 1931.

São características da segunda geração modernista exceto?

São características da poesia na segunda geração modernista, EXCETO: a) O traço formalizante é o que caracteriza essa geração de poetas. Enquanto alguns buscaram um estilo culto e elevado, outros buscaram uma linguagem essencial, sintética e racional.

O que o modernismo crítica?

Os autores desse movimento questionavam o fazer artístico e a criação de uma arte realmente brasileira, indo contra a colocação de regras, como faziam os parnasianos, que focaram mais na forma de construção dos textos, e não no conteúdo crítico ou nas relações com a sociedade.

O que o modernismo trouxe para o Brasil?

O Modernismo trouxe à tona a necessidade de adaptar as novas produções artísticas à realidade da época. As transformações pelas quais a sociedade havia passado não permitiam que as artes plásticas, literatura, design e a música, por exemplo, fossem feitas da mesma forma.

Qual o contexto histórico da segunda fase do modernismo?

A segunda fase do modernismo foi a continuação do movimento popularizado na semana da arte moderna, em 1922. A segunda fase começa em 1930 e se encerra em 1945. Os principais artistas desse período eram alunos e admiradores dos artistas da primeira fase.

O que causou o modernismo?

Movimento que teve início com a Semana da Arte Moderna

O movimento artístico, cultural e literário tem seu marco oficial com a Semana de Arte Moderna de 1922. O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento.

Quais são as características da segunda fase do modernismo?

Características da segunda fase do modernismo brasileiro

A poesia, portanto, apresenta não só versos livres, mas também regulares e brancos. Teve início em 1930 e, oficialmente, terminou em 1945. As obras desse período apresentam temática contemporânea, conflito existencial e crítica sociopolítica.

Quais foram os manifestos modernistas?

A primeira fase modernista também é marcada pelos manifestos nacionalistas: do Pau-Brasil, da Antropofagia, do Verde-Amarelismo e o da Escola da Anta.

Qual é a diferença entre poesia e prosa?

A principal diferença entre prosa e a poesia é que a prosa é um texto escrito de forma corrida, enquanto uma poesia é um texto estruturado em versos. Ou seja, a prosa narra os acontecimentos dividindo suas frases em parágrafos, enquanto a poesia utiliza a estrutura de versos.

Quem foi o criador do modernismo?

No Brasil, o marco inicial do Modernismo foi a Semana de Arte Moderna de 1922. Alguns dos principais autores brasileiros enquadrados dentro do Modernismo são: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Clarice Lispector e Cecília Meireles.

Artigo anterior
Quais são os produtos que a galinha produz?
Artigo seguinte
Qual foi o motivo da Revolução de 1820?