Qual o sistema reprodutor da aranha?

Perguntado por: Hélder Lucas Abreu Domingues Vaz  |  Última atualização: 8. Juni 2025
Pontuação: 4.3/5 (12 avaliações)

Os aracnídeos possuem sexos separados (machos e fêmeas) e a fecundação ocorre de forma interna. Nas aranhas, a fêmea costuma ser maior do que o macho. Também é trabalho da fêmea construir sacos de seda para colocar os ovos fecundados dentro. Os escorpiões são animais vivíparos, ou seja, não põem ovos.

Qual o tipo de reprodução da aranha?

Quanto às aranhas, geralmente o macho tece uma teia, chamada teia espermática, e deposita ali seu esperma, injetando na fêmea em seguida. Para o acasalamento, o macho, ainda, provoca vibrações ritmadas na teia ou outro local onde está localizado com seus palpos, atraindo a fêmea.

Qual desses animais é um aracnídeo?

São exemplos de aracnídeos os carrapatos, ácaros, escorpiões e aranhas.

O que são quelíceras e pedipalpos?

Nas aranhas, as quelíceras têm forma de pinça e são equipadas com glândulas de veneno, as quais ela usa para atacar suas presas. Os pedipalpos, por sua vez, assumem diferentes funções. No escorpião, os pedipalpos aparecem como pinças, as quais ele usa para se defender, para se alimentar e em rituais de corte.

Quais animais têm pedipalpos?

Correspondem ao segundo par de apêndices articulados do prossoma de aracnídeos. Serve para manipular os alimentos e inocular espermatóforos no poro genital da fêmea. Palavra-chave: Palavras-chave: artrópodes, aranhas, escorpiões, palpos, órgãos copuladores.

COMO AS ARANHAS SE REPRODUZEM?

25 questões relacionadas encontradas

Para que serve os pedipalpos da aranha?

Os pedipalpos são encontrados no cefalotórax das aranhas e desempenham diversas funções: eles manipulam alimentos e atuam como órgãos gustativos, ou seja, órgãos que sentem os sabores dos alimentos. As quelíceras são estruturas afiadas que servem para injetar veneno na presa e capturar alimentos.

O que classifica uma aranha?

A quantidade, tamanho dos olhos e os padrões de disposição dos mesmos são de grande importância na classificação sistemática das aranhas.

Como classificar a aranha?

As aranhas são pequenos invertebrados do grupo dos artrópodes quelicerados que integram a Classe Arachnida, juntamente com os escorpiões (Scorpiones), ácaros (Acari), opiliões (Opiliones) e outros sete grupos menos conhecidos popularmente.

Por que a aranha não é inseto?

4– As aranhas não são consideradas insetos, mas sim aracnídeos. Isso ocorre porque elas têm 8 patas, enquanto todos os insetos possuem 6. 5– No Brasil existem apenas 4 mil espécies de aranhas, o que equivale a 10% do total existente.

O que a aranha excreta?

As aranhas excretam como produto nitrogenado principal a guanina, liberada para o ambiente pelo ânus graças a ação dos túbulos de Malpighi, que se posicionam na porção terminal do abdômen. As aranhas são predadoras carnívoras dotadas de diversas estratégias para a captura e consumo de suas presas.

O que as aranhas excretam?

Dependendo do habitat de cada artrópode, esse pode eliminar amônia (crustáceos), ácido úrico (insetos diplópodos e quilópodos) ou guanina (aracnídeos). Os meios de excreção mais adequados para o ambiente terrestres são o ácido úrico e a guanina, pois são pouco tóxicos, exigindo pouca diluição.

Qual é o habitat das aranhas?

Vivem em ambientes escuros e secos onde tecem teias irregulares, muito parecidas com fiapos de algodão, nos quais capturam seu alimento (composto basicamente por insetos como moscas, besouros, baratas etc). Na natureza, as aranhas marrons são encontradas sob cascas de árvores, debaixo de pedras e dentro de grutas.

Onde as aranhas se reproduzem?

As aranhas são artrópodes que se reproduzem sexuadamente, sendo de natureza ovípara — colocam ovos que ficam aglomerados em casulos especiais (no inglês são chamados de Coccoons) deixados nos cantos de suas teias ou que são carregados pelas fêmeas até nascerem os filhotes.

Como a aranha bota ovo?

Após o acasalamento entre macho e fêmea, a aranha põe ovos, muitas vezes em grandes quantidades (mais de 1.000 em uma única postura), que ficam protegidos numa bolsa de fios de seda chamada ovisaco.

Como é a reprodução e desenvolvimento dos aracnídeos?

Nas aranhas, além das filotraqueias, encontram-se as traqueias. A excreção é feita por órgãos especializados denominados túbulos de Malpighi e por glândulas coxais. Os sexos desses animais são separados, a fecundação é interna e o desenvolvimento é direto, sem desenvolvimento de larvas para os escorpiões e aranhas.

Como a aranha se alimenta?

Todas as aranhas são predadoras e sua dieta inclui de insetos tais como: moscas, mosquitos, grilos, gafanhotos, baratas etc. Apesar de poucas aranhas possuírem a capacidade de intoxicar o homem, todas as aranhas são venenosas.

Quais os gêneros das aranhas?

Aranha (Ordem Araneae)
  • - Gênero Latrodectus. Abriga as chamadas viúvas-negras, nome este dado em razão do hábito que a fêmea tem de devorar o macho, após o acasalamento. ...
  • - Gênero Phoneutria. ...
  • - Gênero Loxosceles. ...
  • Importante:

Como ocorre a fecundação dos aracnídeos?

Os aracnídeos possuem sexos separados (machos e fêmeas) e a fecundação ocorre de forma interna. Nas aranhas, a fêmea costuma ser maior do que o macho. Também é trabalho da fêmea construir sacos de seda para colocar os ovos fecundados dentro. Os escorpiões são animais vivíparos, ou seja, não põem ovos.

Qual é a função da aranha?

Colaboração ecológica das aranhas

Mas as aranhas não são apenas nocivas. Por serem carnívoras, alimentam-se, principalmente, de baratas, grilos e outros insetos. Com isso, controlam a população desses seres, impedindo que a sua proliferação prejudique o meio ambiente.

Qual é o tempo de vida de uma aranha?

A aranha marrom, por exemplo, vive uma média de um ano, já uma aranha caranguejeira pode viver entre dois e cinco anos, com uma média de três anos para a maioria. Já as aranhas domésticas, as que costumeiramente encontramos nos cantos das paredes dentro e fora de casa, vivem uma média de 76 dias.

Qual é a origem da aranha?

A origem e a evolução das aranhas remontam a muitos e muitos milhões de anos. Elas possuem uma longa história na Terra e seus ancestrais mais antigos eram animais parecidos com caranguejos.

Por que que a aranha tem 8 pernas?

Mas os lobópodes resolveram evoluir, como todo bom ser vivo faz quando precisa perpetuar a espécie. Eles começaram a fundir segmentos corporais, unindo as pernas à cabeça e ao tórax. Nascia assim o plano corporal das aranhas, com as oito patas ligadas ao cefalotórax, mas nenhuma ligada ao abdome.

Porque as aranhas têm 8 olhos?

A razão dessa dicotomia é que elas têm origens evolutivas diferentes. Os olhos secundários são mais provavelmente derivados dos olhos laterais compostos dos ancestrais aquáticos das aranhas, daí porque existem três pares (tipicamente).

Qual é a aranha mais venenosa do mundo?

Qual a aranha mais letal? Um estudo de biólogos publicado na revista Nature lista a aranha-armadeira como a mais letal do mundo, seguida da aranha-marrom, aranha-teia-de-funil, viúva-negra, aranha-rato, aranha-de-costas-vermelhas e aranha-da-areia.

Artigo anterior
Quantos dias posso tomar corticoide?
Artigo seguinte
O que significa cirrose descompensada?