O que é o artigo 32?

Perguntado por: Paulo Silva  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (37 avaliações)

Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

O que significa artigo 32?

Art. 32. Os regulamentos das prisões devem estabelecer a natureza, as condições e a extensão dos favores gradativos, bem como as restrições ou os castigos disciplinares, que mereça o condenado, mas, em hipótese alguma, podem autorizar medidas que exponham a perigo a saúde ou ofendam a dignidade humana. Parágrafo único.

Quais são os tipos de sanções previstas no art 32 do CP?

I - privativas de liberdade; II - restritivas de direitos; III - de multa.

O que é o artigo 33 do Código Penal?

Art. 33 - O sentenciado a que sobrevem doença mental deve ser recolhido a manicômio judiciário ou, à falta, a outro estabelecimento adequado, onde lhe seja assegurada a custódia. Tempo de prisão preventiva ou provisória ou de internação em hospital.]

Quem maltrata os animais e enquadrado no Art 32 da Lei 9.605 98?

O art. 32 da Lei nº 9.605/98 sofreu uma alteração bastante recente pelo diploma legal nº 14.064 de setembro de 2020. ... A recorrência de tais práticas cruéis ensejou a criação da Lei 14.064/2020 com o intuito de criar uma forma qualificada da aludida infração penal que auxilie no combate à crueldade contra os animais.

Código Penal Comentado - Art. 32

27 questões relacionadas encontradas

Quem é a vítima no crime de maus-tratos aos animais?

Vale ressaltar que, se a proteção pretendida pelas leis anti-crueldade é um interesse de propriedade, a vítima de tais crimes seria o proprietário do animal e não o próprio animal. Se concebido desta maneira, demonstra-se a inviabilidade da teoria que considera o crime de maus-tratos como um crime sem vítimas.

Qual é a Lei para quem maltrata animais?

Atualmente, quem maltrata animal é enquadrado no art. 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), com pena de detenção de três meses a um ano de reclusão e multa. A nova lei modifica a pena e passa para reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de o agressor ser tutor de animais.

Quais os tipos de sanções penais?

384) sanção penal consiste na restrição ou privação de um bem jurídico, cuja finalidade é a de aplicar a retribuição punitiva ao delinquente, promover a sua readaptação social e prevenir novas transgressões pela intimidação dirigida à coletividade.

Quais são os tipos de sanções penais?

A sanção penal comporta duas espécies: a pena e a medida de segurança.

Quais são as espécies de penas previstas nos artigos 32 a 58 do Código Penal Brasileiro?

Tipos de penas privativas de liberdade, restritivas de direitos e multas pecuniárias. Regimes, progressão, regressão, remição e detração. Definição Penas são sanções impostas pelo Estado contra pessoa que praticou alguma infração penal.

O que é uma pena privativa de liberdade?

A privação da liberdade é uma forma de pena adotada pelo Código Penal que consiste na constrição do direito de ir e vir, recolhendo o condenado em estabelecimento prisional com a finalidade de, futuramente, reinserí-lo na sociedade, bem como prevenir a reincidência.

O que afirma o artigo 32 da LDB?

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; (Incluído pela Lei nº 11.525, de 2007). ...

O que é uma pena restritiva de direito?

Também são chamadas de penas “alternativas”, pois são uma alternativa à prisão, ao invés de ficarem encarcerados, os condenados sofrerão limitações em alguns direitos, como forma de cumprir a pena. ...

O que é sanção penal e quais as suas espécies?

Conceito e espécies de penas. ... Segundo as inúmeras doutrinas existentes, a sanção penal tem finalidade, retributiva (imposição de privação da liberdade), preventiva (visa evitar a prática de crime) e ressocializadora (objetiva a readaptação social).

O que é uma sanção penal?

A sanção penal é a condenação dada à um indivíduo que infringiu alguma norma estabelecida na legislação da sociedade em que se encontra, ou seja, cometeu um ato ilícito. Para que seja determinada a sanção penal, o infrator deve passar por um processo de julgamento.

Quais as duas formas de sanção?

A sanção moral – 5.3. A sanção social – 5.4. A sanção jurídica – 5.5. Normas sem sanção – 5.6.

Como são classificadas as penas?

Classificação das Penas
  1. Corporal. Aquela que atinge o corpo do condenado. ...
  2. Privativa de liberdade. Pena que tira do condenado seu direito de ir e vir. ...
  3. Restritiva de liberdade. Restringem a liberdade do condenado. ...
  4. Privativa de direitos. Tiram permanentemente um direito do condenado. ...
  5. Restritiva de direitos. ...
  6. Pecuniária.

Quais são as penas principais?

São penas principais, previstas no art. 55 do CPM, a de morte, prevista para hipóteses de crime militar tempo de guerra; a reclusão; a detenção; a prisão; o impedimento; a suspensão do exercício do posto, graduação, cargo ou função; e a reforma.

O que significa sanções penais e administrativas?

As sanções administrativas restritivas de direito, supracitadas, são: a suspensão ou cancelamento de registro, licença ou autorização; perda ou restrição de incentivos e benefícios de natureza fiscal; vedação de participação de financiamentos em entidades oficiais; e.

Qual é a Lei de maus-tratos aos animais 2021?

Foi sancionada nesta sexta-feira (17/12) a Lei 17.477/2021, que obriga os responsáveis por condomínios residenciais ou comerciais no Estado de São Paulo a comunicarem às autoridades policiais qualquer indício de violência contra animais nas áreas comuns ou particulares.

Para quem denunciar maus-tratos de animais?

É possível ligar no Disque-Denúncia (181), ou em caso de animais silvestres, para o IBAMA (0800 61 8080). A denúncia pode ser feita também para a Polícia Ambiental.

O que consta como maus-tratos aos animais?

Existem várias condutas que podem caracterizar os crimes, tais como o abandono, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene, não abrigar do sol, chuva ou frio, não alimentar, não dar água, negar assistência veterinária se preciso, dentre outros.

O que leva as pessoas a maltratar os animais?

Os motivos são os mais variados, desde a sensação de poder até sérios problemas mentais. Seja qual for o motivo, esses atos sempre devem ser denunciados. Os animais não devem responder por crises de raiva ou stress dos humanos, muito menos pela falta de conduta de algumas pessoas.

Quais são as características das penas restritivas de direito?

As penas restritivas de direitos são dotadas de duas características essenciais: autonomia e substitutividade. Dispõe o artigo 44 do Código Penal que as penas restritivas de direitos são autônomas e substituem as privativas de liberdade quando presentes os requisitos legais.

Qual a diferença da pena privativa de liberdade é restritiva de direito?

As penas restritivas de direitos são sanções penais impostas em substituição à pena privativa de liberdade e consistem na supressão ou diminuição de um ou mais direitos do condenado. ... a) Se o crime for doloso, pena imposta não superior a 4 anos e crime cometido sem violência ou grave ameaça a pessoa.

Artigo anterior
O que é troponina alta sensibilidade?
Artigo seguinte
O que é a Revolução Industrial para o pensamento social?