O que é seguro garantia recursal?

Perguntado por: Camila Francisca Nascimento Loureiro Gomes  |  Última atualização: 4. Dezember 2024
Pontuação: 4.8/5 (41 avaliações)

O Seguro Garantia Judicial Depósito Recursal é a mais nova modalidade de Seguro Garantia, que permite a substituição dos depósitos judiciais, nos recursos da justiça do trabalho, por uma apólice de seguros. Está previsto na CLT e tem grande facilidade de contratação.

Como funciona o seguro garantia depósito recursal?

O seguro garantia recursal é uma modalidade de seguro que pode ser utilizada em processos judiciais trabalhistas. Desta forma, empresas que têm processos em tramitação na justiça do trabalho podem usar o seguro como alternativa ao depósito em dinheiro.

Como funciona o seguro de garantia?

O Seguro Garantia Contratual é uma forma de proteção para a Administração Pública ou empresa privada, que está contratando, por exemplo, a prestação de um serviço. Caso aconteça algum descumprimento do que está coberto pela apólice, o contratante aciona a seguradora para tentar reverter a situação.

Como funciona o seguro garantia judicial?

A garantia judicial é um instrumento jurídico por meio do qual uma das partes de um processo judicial demonstra sua capacidade de arcar com as suas obrigações. Em alguns processos judiciais, a legislação obriga a parte que está sendo processada a oferecer uma garantia para que determinados atos sejam praticados.

Qual o valor do seguro garantia judicial?

O custo do seguro garantia judicial varia de acordo com uma série de fatores. Em geral, o custo varia entre 2% e 10% do valor que será garantido.

Como funciona o Seguro Garantia Depósito Recursal?

21 questões relacionadas encontradas

Quem paga o seguro garantia?

Quem paga a conta

Geralmente, o tomador é o responsável pelo pagamento do Seguro Garantia. Todavia, em muitos casos, especialmente em contratos comerciais ou de prestação de serviços, o segurado pode exigir que o tomador arque com o custo do seguro como parte das condições para a realização do contrato.

Quem pode contratar seguro garantia judicial?

Quem Pode Contratar o Seguro Garantia Judicial? O seguro pode ser contratado por empresas públicas e privadas de todos os portes, após a realização de uma análise de crédito. O critério de análise tende a ser mais flexível para processos trabalhistas e mais rigoroso para processos cíveis e fiscais.

É possível a substituição da penhora em dinheiro por Seguro Garantia judicial?

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que, em execução de título extrajudicial, admitiu a apresentação de seguro-garantia judicial em lugar da penhora em dinheiro, mesmo contra a vontade do credor.

Quais são os tipos de Seguro Garantia?

As principais modalidades de Seguro Garantia são:
  • Adiantamento de Pagamento.
  • Aduaneiro.
  • Administrativo de Créditos Tributários.
  • Antecipação de Recebíveis.
  • Depósito Recursal.
  • Executante.
  • Trabalhista e Previdenciária.
  • Financeira – Pagamento de Energia.

Como receber o Seguro Garantia judicial trabalhista?

Para contratar o Seguro Garantia online, a empresa precisa informar alguns dados do processo e aguardar a cotação em seu e-mail. Depois é só concluir o cadastro e emitir a apólice online em minutos. Por fim, o segurado receberá em seu e-mail a apólice e o boleto para pagamento do prêmio.

Como calcular o valor do Seguro Garantia?

Quais os valores e como são calculados os custos de um Seguro Garantia? O valor da importância segurada das apólices de Seguro Garantia para contratos privados via de regra é de 5% do valor global do contrato. Já para contratos privados este valor varia entre 10% a 30% do valor global do contrato.

Como receber o Seguro Garantia?

Para isso, basta entrar com uma petição ao tribunal responsável pelo julgamento da ação e solicitar a troca de garantia. Depois, apenas é necessário contratar uma apólice de valor compatível com o depósito. A substituição do dinheiro por uma apólice de seguro impede que o patrimônio de sua empresa fique imobilizado.

O que é fiança bancária ou Seguro Garantia judicial?

A principal diferença entre o Seguro Garantia e a Carta Fiança está no comprometimento de crédito. No caso da Carta Fiança, parte do crédito fica atrelado à uma instituição bancária. Enquanto no Seguro Garantia não existe o comprometimento por se tratar de um seguro gerenciado por uma Seguradora.

Quem recebe o valor recursal?

O depósito recursal trabalhista é depositado por empresas condenadas em processos jurídicos que desejam entrar com um recurso no processo. Ou seja, não se trata de um pagamento para alguém, mas de um depósito de garantirá que a empresa será capaz de pagar o valor referente a condenação, caso ela se confirme.

Quanto tempo leva para receber o depósito recursal?

"1 - A prática visa facilitar e tornar mais rápido o procedimento de pagamento ao autor quando o processo já permitir a liberação do valor. 2 - O pagamento de depósito recursal demora de 01 semana a 10 dias, o que não ocorre com o depósito judicial, cujo pagamento é imediato.

Como receber o dinheiro do depósito recursal?

Para isso, é preciso fazer um pedido de levantamento do depósito recursal no processo que, em alguns casos, pode ser feito de ofício pelo juiz. Com isso, será expedida uma certidão utilizada para a liberação no banco, informando os valores e a data para que se possa fazer o resgate.

Como funciona o Seguro Garantia na execução fiscal?

O seguro garantia é um instrumento financeiro pelo qual uma seguradora assume a responsabilidade de efetuar o pagamento do valor previsto na apólice caso o devedor não cumpra suas obrigações, como ocorre em situações de execução fiscal.

Para que serve a garantia?

O objetivo da lei é garantir que o cliente tenha a assistência da empresa caso o produto apresente algum defeito ou vício aparente em um prazo de 30 dias, em caso de produtos não duráveis.

É possível cancelar uma penhora?

Se você tem um bem penhorado, saiba que existem algumas maneiras de liberá-lo. Você pode pagar a dívida, negociar um acordo com o credor, vender o imóvel ou contratar um seguro garantia judicial. O seguro garantia judicial é uma boa opção se você não puder pagar a dívida.

Qual penhora Prevalece?

Respondemos: a preferência para receber a primeira fatia do patrimônio do devedor é determinada pela primeira penhora efetivada.

O que é penhora garantia?

A penhora, portanto, é uma forma de garantir que o devedor que decidiu não pagar a dívida a pague, por meio da constrição de bens. O bem penhorado, então, será expropriado de seu dono para pagamento da dívida.

Como contratar um seguro judicial?

A contratação do Seguro Judicial deve ser realizada sempre por meio de uma corretora de seguros, que é quem faz a intermediação entre tomador e garantidor. Ao solicitar a cotação de uma apólice, é necessário fornecer algumas informações básicas para que a seguradora possa avaliar o risco em questão.

Quais são os seguros obrigatórios por lei?

Os seguros obrigatórios vão desde o Seguro Rural até o Carta Verde, para automóveis e motos matriculados no país de origem, mas que circulam pelos países do Mercosul.

Quem pode dar garantia?

Para exercer a garantia legal basta que o consumidor apresente a reclamação juntamente com o comprovante de compra, dentro de 30 dias, para serviços e produtos não duráveis, ou 90 dias, para serviços e produtos duráveis.

Sou obrigada a pagar o seguro?

A obrigatoriedade na contratação do referido seguro se da somente em casos de financiamento habitacional. Contudo, não pode ser exigido que o consumidor a contrate a seguradora escolhida pela instituição financeira.

Artigo anterior
Quanto é 114 do CDI?
Artigo seguinte
Como ser uma merendeira de escola?