O que significa cirrose descompensada?

Perguntado por: Beatriz Rafaela Moreira Magalhães Cunha  |  Última atualização: 8. Juni 2025
Pontuação: 5/5 (33 avaliações)

A cirrose compensada não apresenta sintomas que afetem a qualidade de vida do individuo. A descompensação acontece quando da repetição de episódios de ascites (conhecida como barriga de água pela acumulação de fluido no abdome), varizes sangrando no esôfago até finalmente episódios de encefalopatia hepática.

Quais são os sintomas da cirrose descompensada?

Quais são os principais sintomas da doença?
  • Cansaço e fraqueza.
  • Pele e olhos amarelados (icterícia)
  • Perda de peso.
  • Inchaço no abdômen.
  • Líquido na cavidade abdominal.
  • Perda de apetite.
  • Náuseas frequentes e vômitos.
  • Mal-estar geral.

Qual é a fase terminal da cirrose?

A cirrose é o estágio final da fibrose hepática, a qual é o resultado da desorganização difusa da arquitetura hepática normal. Caracteriza-se por nódulos de regeneração cercados por tecido fibrótico denso. Sintomas podem não aparecer por anos e geralmente são inespecíficos (p. ex., anorexia, fadiga e perda ponderal).

Qual a pior fase da cirrose?

Na etapa 4 se enquadram os pacientes cirróticos que apresentam hemorragia gastrointestinal com ou sem a presença de ascites. A mortalidade em um ano após o aparecimento dos eventos chega aos 57% dos pacientes.

Qual expectativa de vida de uma pessoa com cirrose?

A cirrose é uma doença grave, mas o prognóstico individual depende da fase da sua evolução em que o diagnóstico é feito. Pacientes com cirrose, "offset" (sem maiores complicações) têm 50% de chance de estarem vivos, 10 anos, mas os doentes "desequilibrados" têm uma taxa de mortalidade de 70% após 3 anos.

Manejo da Cirrose descompensada no paciente crítico

30 questões relacionadas encontradas

É possível reverter um quadro de cirrose?

Tratamento utiliza células do sistema imunológico do próprio paciente; testes iniciais mostram resultados promissores. Cientistas britânicos desenvolveram um tratamento que pode reverter de forma inédita a cirrose, uma doença hepática mortal.

Quantas fases tem a cirrose?

Existem duas fases: compensada – período da doença sem sintomas. descompensada – fase de maior gravidade, em que surgem habitualmente os sintomas e complicações acima indicados.

Quando a cirrose mata?

Apesar de o fígado possuir uma grande capacidade de regeneração, a cirrose hepática é geralmente irreversível e pode levar à morte por insuficiência hepática. Sendo assim, é importante ficar atento ao consumo de álcool, prevenir-se contra as hepatites virais e tratar adequadamente qualquer doença que afete esse órgão.

Como é a dor de cirrose?

Entre os sintomas, estão: dor na região abdominal, barriga inchada, dores de cabeça, cansaço, fraqueza e perda de apetite.

Como é a confusão mental causada pela cirrose?

A teoria mais aceita é de que em pacientes com cirrose, várias substâncias que são metabolizadas no fígado, não passarem mais pelo mesmo ou são pouco metabolizadas, indo diretamente para a circulação sistêmica, se acumulando no corpo, causando alterações mentais, como confusão, sonolência e agitação.

Quando a cirrose vira câncer?

“Cerca de um terço dos pacientes com cirrose poderá desenvolver câncer de fígado durante a vida”, enfatiza o dr. Ferreira. Muitos sintomas do câncer podem ser semelhantes aos da cirrose e levar a um diagnóstico equivocado, por isso é importante investigar.

O que significa cirrose grau 4?

Grau 4 ou Cirrose hepática: é a fase mais grave da doença e surge após anos de inflamação, sendo caracterizada por alteração em todo o fígado que causa redução do seu tamanho e deixa sua forma irregular. A cirrose pode evoluir para câncer ou morte do fígado, sendo necessário fazer um transplante de órgão.

Quando internar o paciente com cirrose?

Solicitar internação hospitalar de pacientes apresentando: sinais de encefalopatia, febre, ascite de início recente, ascite volumosa, hemorragia digestiva e comprometimento da função renal. É considerado séptico todo paciente que apresente os sinais e sintomas descritos para SIRS secundários a um processo infeccioso.

Como saber o grau de cirrose?

As fases iniciais da cirrose são geralmente detectáveis somente pela biopsia hepática. Na avaliação do estágio, o grau de fibrose é geralmente usado como medida quantitativa. A quantidade de fibrose é geralmente classificada de 0 a 4+ (índice de atividade histológica) ou escala de 0 a 6+ (escala de Ishak).

O que piora a cirrose hepática?

Drogas, toxinas, e infecções: Reações intensas a medicamentos, exposição prolongada a toxinas presentes no meio ambiente, e congestão hepática prolongada (por exemplo em casos de insuficiência cardíaca) podem levar à cirrose.

Como fica a barriga de quem tem cirrose?

O aumento do volume abdominal no cirrótico se chama ascite. Este acúmulo de líquido é uma complicação comum na história natural da cirrose e vários são os fatores que podem influenciar. O papel fundamental do paciente neste caso é restringir ao máximo a ingestão de sal na dieta.

Quais os órgãos que a cirrose ataca?

A cirrose é uma doença crônica do fígado, decorrente de processos inflamatórios persistentes no órgão. Em longo prazo, essas lesões impedem a regeneração das células e a circulação sanguínea, o que resulta na substituição de tecido normal do fígado por nódulos e fibroses (cicatrizes).

Quais os 3 tipos de cirrose?

O que é e quais são os tipos de cirrose?
  • Hepatite C. A Hepatite C também está entre as causas da doença. ...
  • Consumo de álcool em excesso. Essa pode ser considerada uma das principais causas da cirrose hepática. ...
  • Gordura no fígado. ...
  • Hepatite B. ...
  • Hepatite Autoimune. ...
  • Uso de medicamentos prolongados. ...
  • Cirrose alcoólica. ...
  • Cirrose biliar.

Quem tem cirrose dói?

A cirrose hepática é uma doença silenciosa, assim como outras que acometem o fígado, e nem sempre provocam sintomas. Entretanto, quadros como esse podem provocar alterações laboratoriais, fadiga e hemorragia por varizes do esôfago.

Quais os sintomas da cirrose em estágio avançado?

Amarelo nos olhos (icterícia); Problemas na coagulação e plaquetas baixas; Problemas com os rins e com uso de sal; ascite (barriga d'água);

É possível viver bem com cirrose?

Quanto tempo uma pessoa pode viver com cirrose? Atualmente, a cirrose é considerada uma doença irreversível, e a única possibilidade de cura completa é através do transplante de fígado em casos mais graves. Quanto ao tempo de sobrevida da doença, é necessário frisar que a cirrose não significa uma sentença de morte.

Qual a cor da urina de quem tem cirrose?

5. Problemas no fígado. Algumas alterações no fígado, como cirrose e hepatite, por exemplo, podem comprometer a função desse órgão e causar o escurecimento da urina.

Como fica o fígado de uma pessoa com cirrose?

A cirrose hepática é uma doença crônica que favorece a formação de nódulos no fígado e gera tecido de cicatrização em vez de células saudáveis. Como consequência, o órgão deixa de produzir bile e colesterol, regular os níveis de açúcar, metabolizar o álcool e diminuir a síntese de proteínas e fatores de coagulação.

O que vem antes da cirrose?

A fase inicial da doença, chamada de esteatose hepática leve, normalmente não causa complicações.

Quem tem cirrose tem fraqueza nas pernas?

A cirrose hepática não causa diretamente dores musculares, mas pode estar associada à perda de massa óssea e muscular, nos casos mais avançados, o que pode gerar dores e fraqueza em alguns pacientes.

Artigo anterior
Qual o sistema reprodutor da aranha?
Artigo seguinte
Como salvar em alta qualidade no PowerPoint?