Qual o pronome de você?
Perguntado por: Cristiano Ricardo Vaz de Batista | Última atualização: 24. November 2024Pontuação: 4.8/5 (19 avaliações)
O pronome “você”, por exemplo, não é um pronome pessoal, e sim um pronome de tratamento. Por isso, apesar de “você” referir-se à 2ª pessoa (“tu”, ou “vocês” para “vós”), os verbos são conjugados na 3ª pessoa.
Qual é o pronome de você?
Hoje o pronome “você” é usado como se fosse um nono pronome pessoal do caso reto (além de eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles e elas). O problema decorre quando as pessoas misturam os elementos que acompanham os pronomes pessoais do caso reto, como os pronomes pessoais do caso oblíquo e os pronomes possessivos.
O que se refere o pronome você?
O pronome “você” corresponde à segunda pessoa do discurso, mesmo que se relacione à terceira pessoa gramatical, tendo em vista a forma verbal que a ele é atribuída.
Qual é a classificação de você?
Assim, “você” é um pronome de tratamento que, como todos os outros da mesma classe, pede verbos conjugados em terceira pessoa, e não em segunda.
Qual é a função do pronome você?
Você desempenha a função gramatical de pronome de tratamento,utilizado quando se refere àquele a quem nos dirigimos, tanto na modalidade oralquanto escrita da língua.
Palavras e expressões que você PRECISA parar de usar! #podcast10
Qual a origem do pronome você?
Sua origem etimológica encontra-se na expressão de tratamento de deferência vossa mercê, que se transformou sucessivamente em , vosmecê, vancê e você. Vossa mercê (mercê significa graça, concessão) era um tratamento dado a pessoas às quais não era possível se dirigir pelo pronome tu.
É correto usar o pronome tu?
Segundo eles, no Português do Brasil, o uso do tu restringe-se ao extremo Sul do país e a alguns pontos da região Norte. No restante do território brasileiro, o tu foi substituído por você como forma de tratamento para segunda pessoa do singular.
Qual é a diferença entre você e tu?
Assim como muitas outras línguas europeias, como o espanhol ou o francês, o português tem dois pronomes diferentes para a segunda pessoa do singular: você (formal) e tu (informal).
Qual é o significado da palavra você?
pronome pessoal de dois géneros
Pronome de tratamento, usado quando alguém se dirige a outrem, a uma segunda pessoa, mas que obriga à concordância com o verbo na terceira pessoa (ex.: você foi indelicado; vocês tenham juízo). Plural: vocês.
Como definir o meu pronome?
1ª pessoa do discurso (eu) → meu, minha, meus, minhas. 2ª pessoa do discurso (tu) → teu, tua, teus, tuas. 3ª pessoa do discurso (ele) → seu, sua, seus, suas. 1ª pessoa do discurso – plural (nós) → nosso, nossa, nossos, nossas.
Quais são os pronomes?
São eles: onde, que, quem, o qual, a qual, os quais, as quais, quanto, quantos, cujo, cuja, cujos, cujas, quantas, etc. Eles retomam substantivos, substituindo-os na oração seguinte. Você pode não perceber, mas faz uso de todos eles constantemente, em provavelmente todos os seus textos.
Qual é a classificação dos pronomes?
Há seis tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos. Pronomes podem ser classificados em seis tipos diferentes.
O que é o pronome indefinido?
Os pronomes indefinidos são aqueles que se referem à terceira pessoa do discurso de forma vaga, imprecisa e genérica. Alguém deixou o cachorro fugir. - o indefinido algum, posposto ao substantivo assume sentido negativo. - o indefinido cada não deve ser utilizado desacompanhado de substantivo ou numeral.
Quais são os pronomes possessivos?
Pronomes possessivos: são pronomes que estão relacionados à ideia de posse. Eles são: “meu”, “minha”, “meus”, “minhas”, “teu”, “tua”, “teus”, “tuas”, “seu”, “sua”, “seus”, “suas”, “nosso”, “nossa”, “nossos”, “nossas”, “vosso”, “vossa”, “vossos” e “vossas”.
É correto falar você?
O Português do Brasil usa o pronome pessoal você, quer para designar a 2. ª, quer a 3. ª pessoa do singular, correspondentes ao tu e ele/a do Português Europeu. É uma forma de tratamento muito comum no Brasil (e em outros PALOP) no relacionamento informal.
O que substitui o pronome tu?
c) Os pronomes “tu” e “vós” podem exercem a função de vocativo. d) Os pronomes “eu” e “tu” não prescindem do uso da preposição. Logo, devemos substituí-los pelos pronomes “mim” e “ti”.
Qual é mais formal tu ou você?
Tu é usado com pessoas próximas, com quem se tem intimidade, ou com pessoas mais novas. Você é usado com pessoas com quem não se tem intimidade, mas não é um tratamento formal.
Porque usam o pronome tu no lugar de você?
O pronome você, embora também dirija-se à segunda pessoa do singular, concorda com verbos conjugados na terceira pessoa, por usar a mesma concordância de ele/ela. O “tu” deve ser usado sempre que o locutor tiver intenção de tornar o texto ou diálogo dotado de maior formalidade.
Porque não usamos o tu?
Primeiro, porque a maioria dos brasileiros usa somente o você, enquanto os outros falantes de Português tendem a usar mutuamente o "você" e "tu" em termos formais e informais respectivamente. Originalmente respondida: Por que os pronomes “tu” e “nós” não são usados no Brasil, mas subsituidos por “você” e “ a gente”?
Quem fala Tu é de qual estado?
Como é a preferência por “tu” e “você” pelo Brasil
Belém: “tu” conjugado na segunda pessoa. Maranhão: “tu” conjugado na segunda pessoa. Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais: não falam tu, mas “você”. Demais estados: Usam tanto “tu” como “você”.
Quantos tipos de pronomes existem?
Pronomes. Os pronomes são uma classe gramatical variável que se subdivide em pessoais retos e oblíquos, de tratamento, demonstrativos, possessivos, relativos, indefinidos e interrogativos.
É correto usar vossa mercê?
Amaral (1955, p. 1991) nos mostra que esse tipo de distinção também é registrado no português do Brasil, conforme nos comprova o seguinte excerto: ... vacê, vancê, vassuncê, vossuncê, alterações de vossa-mercê, são de uso culto.
Quais são as vistas do crânio?
Quando eu deito sinto uma pressão na cabeça?