Como é feito o polietileno de baixa densidade?

Perguntado por: Martinho Tiago Assunção  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (44 avaliações)

O PEBD, obtido através do processo de polimerização via radical livre à alta pressão e temperatura é um polímero parcialmente cristalino, sua densidade varia de 0,91 a 0,93 g/cm3, massa molar de 20.000 a 45.000 g/mol e com ponto de fusão de 100 a 120º C (COUTINHO et al., 2003; BRASKEM, 2009).

Como é feito polietileno?

O polietileno, por exemplo, é um polímero resultante da adição sucessiva de várias moléculas de etileno (ou eteno). Esse eteno é resultante principalmente do craqueamento da nafta e do tratamento do gás natural, duas frações derivadas do petróleo.

O que é material de baixa densidade?

O Polietileno (PE), também chamado de Polieteno, é um polímero obtido pela polimerização do eteno e constituído apenas de hidrogênio de carbono. É o polímero mais simples e mais barato do mercado devido à sua alta produção mundial.

Qual a diferença entre o polietileno de alta e baixa densidade?

A principal diferença entre o polietileno de alta densidade (PEAD) e o de baixa densidade (PEBD) está no tipo de sistema iniciador usado para sua concepção. Em relação a cristalinidade, a do PEAD é maior que a do PEBD, e sendo maior a cristalinidade, a fusão pode acontecer em temperaturas mais altas.

Qual é a matéria prima para a produção de polietileno?

O POLIETILENO VERDE É UM PLÁSTICO PRODUZIDO A PARTIR DO ETANOL DE CANA-DE-AÇÚCAR, UMA MATÉRIA-PRIMA RENOVÁVEL, AO PASSO QUE OS POLIETILENOS TRADICIONAIS UTILIZAM MATÉRIAS-PRIMAS DE FONTE FÓSSIL, COMO PETRÓLEO OU GÁS NATURAL.

#34 PEBD polietileno de baixa densidade..

41 questões relacionadas encontradas

Qual é a principal matéria-prima do plástico?

O plástico vem das resinas derivadas do petróleo e pertence ao grupo dos polímeros (moléculas muito grandes, com características especiais e variadas). A palavra plástico tem origem grega e significa aquilo que pode ser moldado.

Qual é a matéria-prima mais utilizada na produção dos plásticos?

matéria-prima dos plásticos é o petróleo. Este é formado por uma complexa mistura de compostos. Pelo fato de estes compostos possuírem diferentes temperaturas de ebulição, é possível separá-los através de um processo conhecido como destilação ou craqueamento.

Para que serve polietileno de alta densidade?

Com peso molecular elevado, o polietileno de alta densidade (PEAD) é indicado especialmente para a fabricação de tubos. Com excelentes propriedades mecânicas, físicas, químicas e hidráulicas, os tubos apresentam uma ótima resistência ao tensofissuramento e às deformações, garantindo durabilidade superior a 50 anos.

O que é polietileno de alta densidade?

O Polietileno de Alta Densidade (PEAD), em inglês chamado de HDPE ou PE-HD, apresenta estrutura praticamente isenta de ramificações, com alta densidade e altas forças moleculares. É um plástico rígido, resistente à tração, tensão e compressão, e com moderada resistência ao impacto.

Qual é a densidade do polietileno?

Esse polímero contém menos que uma cadeia lateral por 200 átomos de carbono da cadeia principal (Figura 2), sua temperatura de fusão cristalina é aproximadamente 132 °C e sua densidade está entre 0,95 e 0,97 g/cm³. O peso molecular numérico médio fica na faixa de 50.000 a 250.000[8,13].

Para que serve o polietileno de baixa densidade?

PEBD O polietileno de baixa densidade pode ser processado por extrusão, sopro e injeção. O PEBD é muito utilizado para produzir embalagens industriais e agrícolas, embalagens para produtos farmacêuticos e hospitalares, sacos diversos, brinquedos e utensílios domésticos.

Qual é a densidade do plástico?

Elias Augusto Soares, da Universo Plástico, explica que os plásticos apresentam uma densidade relativamente baixa dentro de uma variação de 0,9 a 2,3 g/cm³.

Qual é a origem do polietileno?

O polietileno foi sintetizado pela primeira vez pelo químico alemão Hans von Pechmann, que, acidentalmente, o preparou em 1898 enquanto aquecia diazometano.

Qual é a diferença entre polietileno e polipropileno?

O plástico polietileno não é tão transparente como o polipropileno, mas é resistente a baixas temperaturas. Portanto, é o tipo de plástico que deve ser utilizado para embalar produtos que serão congelados ou até mesmo gelo. O polietileno é superior ao polipropileno em outro aspecto: é mais facilmente soldado.

Onde é utilizado o PEAD?

Polietileno de alta densidade (PEAD): o que é e os principais usos desse material. O Polietileno de Alta Densidade (PEAD) é conhecido por ser um plástico rígido e resistente, altamente utilizado na indústria de alimentos, por se tratar de um material que atende à FDA (Food and Drug Administration).

Como é feito polietileno de alta densidade?

O polietileno de alta densidade é formado por uma cadeia C2H4 ou CH2, em que carbonos e hidrogênios passam por um processo de polimerização com catalisadores (Ziegler-Natta ou Phillips) utilizados sob pressões entre 10 a 15 atm.

O que significa a sigla PVC Quais as principais características do PVC?

PVC é a sigla usada para identificar o polímero de adição policloreto de vinila. Ele é obtido pela reação de polimerização de cloretos de vinila (cloroeteno).

Para que serve a placa de polietileno?

Fabricação e revestimento de tanques e equipamentos anticorrosivos; Uso para fazer vários produtos hospitalares; Criação de vários componentes utilizados em máquinas industriais; Produção de cepos para mercado calçadista.

Para que serve chapa de polietileno?

A Chapa de polietileno é um material de alta resistência e é atóxica, diferenciais aliados ao baixo coeficiente de atrito, fazendo a Chapa de polietileno ser uma excelente opção para fabricação na indústria alimentícia de uma forma geral, como por exemplo, para cepo de corte, bancada para desossa de carne e peixes, pia ...

Qual a diferença entre plástico e polietileno?

Normalmente o plástico de PP é muito utilizado na fabricação de brinquedos ou de sacos plásticos translúcidos e brilhosos para exposição da mercadoria interna. Já o Polietileno (PE) é mais resistente, porém não possui a mesma transparência, mas pode ser submetido a baixas temperaturas e mantém-se inalterado.

Qual a Matéria-prima básica para a produção do plástico Explique o processo?

Os plásticos são subprodutos da indústria do petróleo, sendo derivados do óleo e da extração de matérias-primas durante o processo de refinamento do petróleo bruto e até mesmo do gás natural. Existem duas classificações que são as mais utilizadas para denominar este produto.

Qual a matéria prima da régua de plástico?

O acrílico ou polimetil metacrilato (PMMA) é um material termoplástico que tem como característica de poder ser 100% reciclado, recuperando a sua matéria-prima original, não apenas reutilizado como acontece com a maioria dos plásticos.

Como é que é feito o plástico?

Os plásticos são produzidos através de um processo químico chamado de polimerização, que proporciona a união química de monômeros para formar polímeros, sendo eles naturais ou sintéticos. Os naturais são comuns em plantas e animais, como algodão, madeira, cabelo, chifre de boi, látex, entre outros.

Artigo anterior
Como descobrir se a pele é quente ou fria?
Artigo seguinte
O que os egípcios usavam na cabeça?