Quanto aos cnidários é correto afirmar que?

Perguntado por: Fábio Miranda Ribeiro  |  Última atualização: 12. April 2025
Pontuação: 4.9/5 (37 avaliações)

Resposta verificada por especialistas. Os cnidários podem se reproduzir de forma sexuada ou assexuada, tudo depende da espécie em questão, além disso, eles podem ser fixos ou moveis (alternativa B).

O que é correto afirmar sobre os cnidários?

Os cnidários são animais que podem reproduzir-se de maneira sexuada e assexuada. Em algumas espécies, é possível observar a alternância de gerações ou metagênese, na qual, em uma fase do ciclo, um organismo comporta-se como pólipo assexuado, e, em outra, como medusa sexuada.

Foram feitas as seguintes afirmações sobre os cnidários?

Sobre os cnidários foram feitas as seguintes afirmações: I – Os indivíduos sésseis de vida terrestre são representados pelos pólipos. II – Algumas espécies, como os corais, reproduzem-se por alternância de gerações.

É correto afirmar que os cnidários apresentam simetria bilateral?

d) Os cnidários apresentam simetria bilateral, ou seja, partes semelhantes do seu corpo estão repetidas ao redor de um eixo central.

Quais são as principais características dos cnidários?

Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.

Cnidários - Brasil Escola

31 questões relacionadas encontradas

Quais são as formas que os cnidários podem apresentar?

Quanto a estrutura corporal, os cnidários podem apresentar duas formas diferentes: pólipos e medusas. Os pólipos são estruturas corporais sésseis, isto é, se mantém fixos em algum substrato. Esses cnidários apresentam uma boca voltava para cima e rodeada de tentáculos.

Qual é a célula característica do grupo dos cnidários qual é a sua função?

Resposta verificada por especialistas

São as células cnidoctas, células especializadas na defesa dos organismos dos cnidarios. Os cnidarios não possuem anus, eles podem realizar digestão intra e extracelular, todo a excreção é feita pela boca mesmo, diferente da maioria dos outros animais.

Que características apresentadas pelos cnidários lhe permitem a movimentação no ambiente?

As trocas gasosas nesses animais também ocorrem na superfície dos seus corpos. Percepção de estímulos nos cnidários: possuem células nervosas espalhadas por todo seu corpo. Isso permite que os impulsos sejam transmitidos em todas as direções. O sistema nervoso desses animais é chamado de sistema nervoso difuso.

Quais são as principais características dos poríferos?

Os poríferos são animais bastante simples que apresentam como principal característica a presença de poros por todo o seu corpo. Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros.

Qual é o tipo de simetria dos cnidários?

Os cnidários possuem a simetria radial, rede sensori- al nervosa difusa, presença de células urticantes (cnidócitos) para ataque e defesa, camada gelatinosa acelular formada a partir da ectoderme (mesogléia).

Qual o nome recebe a célula típica dos cnidários?

Os cnidócitos são células encontradas apenas nos cnidários e que apresentam filamentos urticantes chamados de nematocistos.

Como se chama a forma fixa dos cnidários e a móvel Cite um exemplo de cada forma?

Resposta: As formas básicas dos cnidários são: Pólipo que é a forma fixa, parecido com uma planta. E medusa que é a forma móvel semelhante a uma água viva. É chamada de Pólipo, como exemplo temos os corais e as anêmonas do mar!

Quanto às características anatômicas dos Espongiários é correto afirmar que escolha uma opção?

Quanto às características anatômicas dos espongiários, é correto afirmar que: as esponjas de estrutura asconoide são as mais complexas e não apresentam coanócitos na cavidade atrial. o esqueleto dos espongiários é formado por microtúbulos silicosos sempre localizados no átrio.

Quanto aos cnidoblastos que são células presentes nos cnidários é correto afirmar que?

Resposta: A) São células de defesa,dotadas de espinhos ou líquidos tóxicos.

Quais são os principais representantes dos cnidários?

O filo Cnidaria é representado pelas hidras, medusas, anêmonas-do-mar, caravelas e corais, animais diblásticos e aquáticos, sendo que a maioria habita regiões marinhas.

Quanto aos poríferos é correto afirmar que?

Questão Sobre os poríferos, é correto afirmar que são animais invertebrados. de corpo mole encontrados nos ambientes marinhos, de água doce e terrestres. diblásticos que possuem duas formas de vida: pólipos e medusas.

Qual é a função dos poríferos?

Os poríferos são animais filtradores, ou seja, através dos porócitos, eles conseguem absorver água para a espongiocele. Essa água carrega consigo compostos orgânicos e até pequenos organismos, como fitoplânctons e protozoários, que servirão de alimento para o organismo.

Quais os tipos de reprodução dos poríferos explique os?

As esponjas podem reproduzir-se de maneira assexuada por dois processos: o brotamento e a gemulação. O brotamento consiste na formação de um broto no corpo do animal, que, posteriormente, desprende-se do corpo da esponja-mãe, dando origem a uma nova esponja.

Qual a principal forma de reprodução dos poríferos?

Os poríferos reproduzem-se tanto assexuadamente como sexuadamente. A reprodução assexuada pode ocorrer de diferentes formas, podendo ser observada, por exemplo, quando pequenos fragmentos das esponjas são quebrados e dão origem a um novo indivíduo por regeneração.

Quais as características mais marcantes dos cnidários e poríferos?

São animais que apresentam desenvolvimento embrionário apenas até a etapa de blástula. Ou seja, eles não formam nem tecidos embrionários, nem tecidos adultos, também não apresentando sistemas, e por conta disso são alocadas em um sub-reino Parazoa, dentro do Reino Animalia.

Em que tipo de ambiente vivem os cnidários?

Eles vivem em ambientes aquáticos (normalmente no mar) e podem ser de vida livre ou sésseis (ou seja, fixos). Outra denominação para isso é a de pólipo (para os animais fixos no solo) ou medusas (para os que não são).

Como os cnidários capturam suas presas?

Os cnidários são carnívoros e é com o auxílio dos tentáculos que eles capturam o alimento. Eles possuem células urticantes (cnidócitos) com toxina que é injetada na presa e logo é paralisada e transferida à boca do cnidário com o auxílio dos nematocistos.

Como ocorre a percepção de estímulos nos cnidários?

A Evolução do Sistema Nervoso

Começamos a ver neurônios, células que conduzem estímulos nervosos, em celenterados. Nos pólipos dos cnidários essas células aparecem espalhadas pelo corpo, formando uma rede sem muita organização. Não há nesses animais um centro nervoso que comande essa rede.

Qual o nome recebe a célula típica dos cnidários que atua na defesa e ajuda na captura de presas por esses animais?

A célula típica dos cnidários são os chamados cnidócitos. A função dessa célula é realizar a captura de presas e de auxiliar na defesa do organismo devido a característica de serem urticantes.

Como é o sistema nervoso dos cnidários e seus órgãos dos sentidos?

A água-viva não possui cabeça, sistema circulatório, órgãos para respiração ou para excreção. O sistema nervoso é difuso e a boca localiza-se na parte inferior do corpo. Seu corpo se assemelha a um guarda-chuva com tentáculos, que são cobertos por células chamadas de cnidócitos.

Artigo anterior
Quanto custa um curso de mesa Radiônica?
Artigo seguinte
Quais os dons que a Bíblia fala?