Qual o profissional capacitado para fazer a liberação dos serviços em espaços confinados?

Perguntado por: David Cardoso Jesus  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 5/5 (49 avaliações)

Responsável Técnico – Fazer o levantamento dos Espaços Confinados, elaborar Ordens de Serviço sobre as atividades realizadas nesses locais, verificar materiais e equipamentos necessários para execução dos trabalhos, assim como demais elementos pertinentes (capacitações, documentos, exames médicos, etc);

Quais são os profissionais que executam o serviço nos espaços confinados?

A equipe de trabalho em um espaço confinado é composta pelo responsável técnico, o supervisor de entrada, o vigia e os trabalhadores autorizados. Cada um deles cumpre funções específicas do procedimento de trabalho dentro desses ambientes.

Quem pode entrar em um espaço confinado?

QUANDO VOCÊ PODE ENTRAR EM UM ESPAÇO CONFINADO? Somente quando a empresa fornecer a Autorização na folha de permissão de entrada. Obs.: Esta folha de permissão de entrada é exigida por lei e é executada pelo supervisor. O serviço a ser executado deve sempre ser acompanhado por um vigia.

Como deve ser a capacitação dos profissionais envolvidos em um trabalho em espaço confinado?

Tanto a capacitação de trabalhadores e vigia como a de supervisores de entrada deve ser feita antes dos profissionais iniciarem na atividade. Precisa ser realizada no horário de trabalho e seguir as diretrizes da NR 33 – o treinamento pode ser feito através de EaD, semipresencial e presencial.

Como trabalhar em espaço confinado?

Para um colaborador que atua em um espaço confinado, os seguintes EPIs são essenciais:
  1. cinturão de segurança;
  2. tripé, guincho resgatador e manual;
  3. equipamentos auxiliares para resgate (polia, ascensor, descensor e mosquetão);
  4. capacete de segurança;
  5. respirador;
  6. luvas de segurança;
  7. calçado fechado.

Espaço Confinado | 10 passos para entrada, trabalho e saída

29 questões relacionadas encontradas

Qual a composição de uma equipe de trabalho em espaços confinados?

Nas atividades com envolvimento de espaços confinados, é obrigatório ter no mínimo duas pessoas acompanhando o processo, sendo um deles denominado vigia.

Quantas pessoas podem trabalhar no espaço confinado?

Proceder a avaliação de riscos físicos, químicos, biológicos e ou mecânicos; 13. Todo trabalho em espaço confinado deve ter, no mínimo, 2 pessoas, sendo uma delas o vigia; 14.

Quem pode ser o supervisor de entrada em espaços confinados?

Já o supervisor de espaço confinado é um profissional capacitado para elaborar e assinar a permissão de entrada (PET) para assim ordenar a entrada segura dos trabalhadores nestes espaços. Segundo a NR-33, no item – 33.3.4.6 o supervisor de entrada pode desempenhar a função de vigia.

O que é considerado um espaço confinado?

Segurança em Espaços Confinados

Um espaço confinado é um ambiente com as seguintes características: Não é projetado para ocupação humana contínua. Possui meios limitados de entrada e saída. Tem ventilação insuficiente ou inexistente para remover contaminantes.

Quem é responsável por coordenar a equipe de resgate?

O que é Resgatista Nível Coordenador de Equipe? O resgatista qualificado no nível de coordenador de equipe é uma pessoa capacitada e treinada para atuar como responsável pela operação de resgate.

Quais são os espaços confinados?

No ambiente industrial, existem muitos tipos de espaços confinados, sendo os principais:
  • Galerias subterrâneas;
  • Tanques (de água e/ou esgoto);
  • Dutos;
  • Chaminés;
  • Moinhos industriais;
  • Reatores;
  • Fossos;
  • Tubulações;

Como são classificados os espaços confinados?

Espaços Classe B - não apresentam perigo para a vida ou a saúde, mas têm o potencial para causar lesões ou doenças se medidas de proteção não forem usadas; Espaços Classe C - são aqueles onde os riscos existentes são insignificantes, não requerendo procedimentos ou práticas especiais de trabalho.

Qual profundidade é considerado espaço confinado?

Alguns exemplos de espaço confinado são: tanques, vasos, esferas, torres, silos, caldeiras, tubulações, túneis galerias, e caixa subterrânea, poços escavação (a partir de 1,5 m de profundidade) porões de subestação, porões de navios, etc.

São funções do supervisor de entrada em espaços confinados?

Já o supervisor de espaço confinado, tem como tarefa elaborar e assinar a permissão de entrada (PET) para assim, poder permitir que a entrada dos trabalhadores seja segura nestes espaços. O supervisor de entrada pode desempenhar a função de vigia, caso seja necessário.

Quem pode ser supervisor de trabalho em altura?

Quem deve fazer o curso para Supervisor de Trabalho em Altura? Os trabalhadores que já são capacitados para realizar os trabalhos em altura e que queiram exercer também a função de supervisor devem fazer esse curso. ... Técnicos em segurança do trabalho também poderão fazer o curso para Supervisor de Trabalho em Altura.

Quanto ganha um supervisor de espaço confinado?

O salário médio nacional de um Vigia De Espaço Confinado é de R$ 1.814 por mês em Brasil. Filtre por localização para ver quanto ganha um Vigia De Espaço Confinado na sua região.

Quem trabalha em espaço confinado tem direito a periculosidade?

Parágrafo único - Fica assegurado ao empregado que exerça suas atividades profissionais próximos à rede elétrica, nas distâncias preconizadas pela NR-10 ou em locais confinados, conforme NR-33, o adicional de periculosidade no valor equivalente a 13% (treze por cento) do seu salário base, durante a vigência do presente ...

Quantas horas de treinamento para espaço confinado?

Obrigatoriedade Legal. Todos os trabalhadores autorizados, Vigias e Supervisores de Entrada devem receber capacitação periódica a cada 12 meses, com carga horária mínima de 8 horas.

O que tem na NBR que a NR-33 não cita na definição de espaço confinado?

Uma condição não prevista ocorrer dentro ou nas proximidades do espaço confinado. A NR-33 informa apenas que a Permissão de Entrada de Trabalho é válida somente para cada entrada, sem nenhum outro esclarecimento.

O que significa NR-33 e 35?

NR33 curso de trabalho em Espaço Confinado e NR 35 Trabalho em Altura, são treinamentos que dão base para os profissionais que enfrentam essas condições de trabalho. O treinamento é voltado à segurança e a forma de realizar as atividades, mas os cursos abordam mais que apenas boas práticas.

Para que serve o tripé NR-33?

Tripé e Monopé, recomendados para atividades em ESPAÇOS CONFINADOS NR33. Plataformas móveis extremamente eficientes para trabalhos e resgates em espaços confinados. Associadas a blocos de polias, guinchos resgatadores ou travaquedas retráteis, permitem a descida ou içamento de forma altamente segura.

Como são classificadas as zonas de trabalho?

As áreas classificadas apresentam três diferentes graus de risco: Grau contínuo: Riscos constantes ou por longos períodos. Grau primário: Riscos sazonais em condições normais de trabalho. Grau secundário: Risco em condições atípicas e por curtos períodos.

Quem pode fazer resgate em altura?

O resgatista é a pessoa capacitada e treinada, com aptidão física e mental que, para desempenhar ou coordenar uma intervenção operacional de resgate em altura e/ou em espaço confinado.

Como devem ser preparadas as equipes para o resgate em espaço confinado?

A equipe deve ter pelo menos um membro certificado em primeiros socorros. Os membros que ajudarão no resgate devem estar cientes do plano de resgate desse espaço confinado e rever tanto as avaliações de risco quanto de perigo que foram conduzidas para esse espaço específico.

Qual a carga horária de curso exigida pela NR 33 para a equipe de resgate em espaços confinados?

De acordo com o ítem 33.3.5.3 da NR33 todos os Trabalhadores autorizados, Vigias e Supervisores de Entrada devem receber capacitação periódica (Reciclagem) a cada um ano, com carga horária mínima de oito horas.

Artigo anterior
Qual é a rodovia mais perigosa do mundo?
Artigo seguinte
Quais são as três instâncias da vida psíquica?