Como é uma revisão integrativa?
Perguntado por: Andreia Liliana Lourenço | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.9/5 (22 avaliações)
A revisão integrativa de literatura é um método que tem como finalidade sintetizar resultados obtidos em pesquisas sobre um tema ou questão, de maneira sistemática, ordenada e abrangente.
Como é feita a revisão integrativa?
Apresentação das seis fases do processo de elaboração da revisão integrativa: elaboração da pergunta norteadora, busca ou amostragem na literatura, coleta de dados, análise crítica dos estudos incluídos, discussão dos resultados e apresentação da revisão integrativa.
Que tipo de estudo é uma revisão integrativa?
O método de revisão integrativa permite a combinação de dados da literatura empírica e teórica que podem ser direcionados à definição de conceitos, identificação de lacunas nas áreas de estudos, revisão de teorias e análise metodológica dos estudos sobre um determinado tópico.
Qual a diferença entre revisão sistemática e integrativa?
Qual a diferença entre revisão sistemática e integrativa? Com base em Ercole, Melo e Alcoforado (2014), enquanto a revisão integrativa tem uma busca mais ampla de estudos sobre um tema a revisão sistemática procura responder uma pergunta problema específica dentro de um tema específico.
Qual a diferença entre revisão de literatura e revisão sistemática?
Você sabe a diferença entre elas? Revisão de literatura: Representa a leitura e avaliação de pesquisas já realizadas e publicadas; Revisão sistemática: É considerado um método de pesquisa, pois considera os dados de pesquisas já realizadas para reunir evidências e chegar a uma conclusão.
REVISÃO INTEGRATIVA de literatura em 5 passos - Pesquisa na Prática 44
Quais os tipos de revisão?
As revisões de literatura podem ser de três tipos: revisões narrativas, revisões integrativas e revisões sistemáticas. Cada uma delas possui critérios de coleta e análise distintos. ? As revisões narrativas buscam descrever ou discutir o estado atual do tema pesquisado.
Que tipo de estudo é uma revisão bibliográfica?
Pesquisa Bibliográfica é aquela baseada na análise da literatura já publicada em forma de livros, artigos e literatura cinzenta (teses, dissertações, trabalhos apresentados em congressos, relatórios, etc.).
Quais são os tipos de estudo?
As pesquisas observacionais podem ser conduzidas sob a forma de quatro tipos de estudo, conforme o delineamento. São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).
Como escrever a metodologia de uma revisão integrativa?
- 1ª Fase: elaboração da pergunta norteadora. ...
- 2ª Fase: busca ou amostragem na literatura. ...
- 3ª Fase: coleta de dados. ...
- 4ª Fase: análise crítica dos estudos incluídos. ...
- 5ª Fase: discussão dos resultados.
Porque fazer uma revisão integrativa?
A revisão integrativa determina o conhecimento atual sobre uma temática específica, já que é conduzida de modo a identificar, analisar e sintetizar resultados de estudos independentes sobre o mesmo assunto, contribuindo, pois, para uma possível repercussão benéfica na qualidade dos cuidados prestados ao paciente( 1.
Qual o nível de evidência de uma revisão integrativa?
Diferencia revisão integrativa dos demais métodos de revisão e propõe estratégias para aumentar o rigor metodológico deste tipo de metodologia. - Nível 5: evidências provenientes de relatos de caso ou de experiência; - Nível 6: evidências baseadas em opiniões de espe- cialistas.
O que deve conter em uma revisão integrativa?
Para a construção da revisão integrativa é preciso percorrer seis etapas distintas, sendo elas a identificação do tema e seleção da hipótese ou questão de pesquisa; estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos/amostragem ou busca na literatura; definição das informações a serem extraídas dos estudos ...
O que é estudo prospectivo e retrospectivo?
No estudo retrospectivo o pesquisador colhe informação pregressa dos fatores de exposição e acompanhar por um período de tempo os indivíduos. Já no estudo prospectivo o pesquisador está presente no momento da exposição de um ou mais fatores e acompanham por um período de tempo para observar um ou mais desfechos.
Qual melhor tipo de estudo científico?
Note que no topo da pirâmide estão os estudos de revisão sistemática ou metanálise. Estes estudos são a junção de vários estudos, portanto são fontes secundárias de conhecimento. Eles estão no topo da pirâmide por terem a capacidade de juntar várias conclusões e chegar a um consenso.
O que são estudos transversais e longitudinais?
ROUQUAYROL, 1994, assim define a pesquisa transversal: é o estudo epidemiológico no qual fator e efeito são observados num mesmo momento histórico e, atualmente, tem sido o mais empregado. A pesquisa longitudinal ou horizontal se classifica em retrospectiva e prospectiva. Na retrospectiva estudam-se casos e controles.
O que é metodologia revisão bibliográfica?
A Revisão Bibliográfica Narrativa é uma metodologia de pesquisa, onde iremos buscar estabelecer possíveis respostas, ou nos aproximarmos de respostas, a partir de questões mais amplas.
O que é revisão bibliográfica conceito?
A revisão bibliográfica é, de forma geral, a revisão das pesquisas e das discussões de outros autores sobre o tema que será abordado em seu trabalho. Ou seja: é a contribuição das teorias de outros autores para a sua pesquisa.
Como fazer um estudo de revisão bibliográfica?
- Fazer um planejamento para Revisão Bibliográfica. ...
- Ter um objetivo claro para Revisão Bibliográfica. ...
- Selecionar fontes relevantes. ...
- Organizar os trabalhos consultados. ...
- Escrever de maneira clara e objetiva. ...
- Evitar os principais erros. ...
- Contar com apoio profissional.
Quais os tipos de revisão de texto?
- Revisão acadêmica. ...
- Revisão técnica. ...
- Revisão editorial. ...
- Revisão de provas. ...
- Revisão literária. ...
- Revisão publicitária. ...
- Revisão de conteúdo para web.
O que é revisão qualitativa?
A revisão sistemática qualitativa, é uma síntese rigorosa de pesquisas relacionadas à questão norte do estudo (frequente em randomizações), envolvendo também a interpretação dos dados organizados.
O que é um estudo observacional retrospectivo?
O estudo caso-controle é um estudo observacional retrospectivo, isto é, os dados são coletados a partir de informações do passado, através da análise de registros, entrevistas e assim por diante. O objetivo desse estudo é identificar a freqüência com que ocorrem as exposições nos diferentes grupos (casos e controles).
O que é estudo de coorte retrospectivo?
O estudo de coorte é um estudo observacional no qual os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo seguidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo.
O que é um estudo transversal retrospectivo?
Estudo transversal é um tipo de estudo observacional em que o pesquisador não interage com a população amostral de modo direto senão por análise e avaliação conseguidas através da observação.
Qual a pontuação máxima da escala PEDro?
Dessa forma, esse artigo pode receber a pontuação máxima na escala PEDro de 10 pontos.
O que é um questionário aberto?
Porque a massa de empadão racha?