Quais são as três instâncias da vida psíquica?

Perguntado por: Jéssica Carvalho  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (46 avaliações)

Na Primeira Tópica, a teoria apresenta a existência de três instâncias psíquicas, quais sejam: 1) o inconsciente; 2) o pré-consciente; e 3) o consciente.

Quais são as três instâncias psíquicas?

O aparelho psíquico se divide em três: id, ego, superego.

Quais as três instâncias do aparelho psíquico explique cada uma delas?

O aparelho psíquico, ou somente psique, é o nome dado ao método estrutural proposto por Freud. ... Primeiramente foi dividido em inconsciente, pré-consciente e consciente, o que posteriormente foi modificado e dividido em três elementos que unidos trabalham nas ações e reações, o Id, Ego e Superego.

Quais os 3 tópicos da 1º teoria do aparelho psíquico?

O “Iceberg do Aparelho Psíquico” Primeira tópica: Consciente, Pré-consciente, Inconsciente; Segunda tópica: Id, Ego e Superego.

Qual a primeira instância psíquica formada?

O inconsciente (Ics)

Essa instância é o ponto de entrada do aparelho psíquico. Ela possui uma forma de funcionamento regida por leis próprias, ou seja, que fogem aos entendimentos da razão do consciente.

AS 3 CONDIÇÕES BÁSICAS DA VIDA PSÍQUICA EM WINNICOTT

28 questões relacionadas encontradas

O que é instância psíquica?

Na Primeira Tópica, a teoria apresenta a existência de três instâncias psíquicas, quais sejam: 1) o inconsciente; 2) o pré-consciente; e 3) o consciente. ... Já o consciente é a instância que recebe informações tanto do mundo exterior, quanto do interior, tendo a percepção como um fenômeno próprio.

O que é a primeira tópica?

A primeira tópica também é conhecida como “modelo topográfico”. É o conteúdo ausente da consciência em um dado momento. É o sistema que organiza os fenômenos psíquicos que não podem, em um dado momento, ficar acessíveis à consciência. Seus conteúdos são carregados de libido, a pulsão sexual.

O que são as Topicas de Freud?

Freud organizou o aparelho psíquico em divisão, em que cada instância psíquica, com funções específicas estão interligadas entre si e ocupam um local na mente, daí surge o nome “tópica”, relacionado a lugar.

Quais os principais conceitos da metapsicologia primeira tópica?

A metapsicologia freudiana compõe-se, então, dos seguintes textos: Uma introdução ao narcisismo, As pulsões e seus destinos, O recalcamento, O inconsciente e Luto e melancolia. Eles explicitam a concepção de Freud da chamada primeira tópica, em que o modelo econômico tem uma ênfase especial.

Quais são os três níveis psíquicos descritos por Freud defina os?

Na teoria psicanalítica, os três níveis de consciência, conforme descritos por Sigmund Freud são a mente consciente, pré-consciente e inconsciente. ... No modelo da mente de Freud, a mente consciente é formada pelos pensamentos e sentimentos sobre os quais uma pessoa está ativamente consciente e capaz de raciocinar.

Quais são os três sistemas da personalidade descritos na segunda teoria do aparelho psíquico?

RETOMANDO – Id, Ego e Superego. Os autores Hall, Lindzey e Campbell, seguindo a tradição freudiana, indicam que a personalidade é constituída por esses três sistemas: Id, Ego e Superego.

Quais são as instâncias da personalidade?

O Ego, o Superego e o Id são instâncias que formam a psique humana. Isto de acordo com a Teoria da Personalidade, desenvolvida por Sigmund Freud em seus estudos sobre a psicanálise.

O que é o ID ego e superego?

Id, Ego e Superego são conceitos criados por Freud para explicar o funcionamento da mente humana, considerando aspectos conscientes e inconscientes. Seriam três “partes” da mente que, integradas e atuando em conjunto, determinam e coordenam o comportamento humano.

Qual a diferença entre o ID ego e superego?

O id cria as demandas, o ego acrescenta as necessidades da realidade, e o superego incorpora a moral à ação. Segurando a onda dos elementos mais radicais dessas influências, o resultado pode ser um indivíduo em paz consigo mesmo – ainda que, às vezes, sua mente tenha de recorrer a escudos e disfarces para chegar lá.

O que é ego e superego?

Segundo ele, o id seria nossa parcela mais instintiva, que privilegia desejos, vontades, ímpetos, sem conhecer freios morais e éticos. Já o superego, seria um oposto. Sua característica é, precisamente, impor limites de regras e condutas, consideradas adequadas frente à cultura e boa convivência.

Qual é a função do super ego?

O superego é a última instância do aparelho psíquico mental a organizar-se e tem como função censurar os impulsos que vêm do id, sobre as atividades e pensamentos do ego. Essa censura é detetada pelo ego, por um pequeno sinal de angústia. Ele surge como uma clivagem de uma parte do ego e desenvolve-se a partir deste.

Quais são as características do superego?

O superego tem três objetivos: inibir (através de punição ou sentimento de culpa) qualquer impulso contrário às regras e ideais por ele ditados (consciência moral); forçar o ego a se comportar de maneira moral (mesmo que irracional); conduzir o indivíduo à perfeição - em gestos, pensamentos e palavras (ideal do ego).

Quando surgiu a segunda tópica de Freud?

A primeira tópica foi inspirada pela análise do sonho e da histeria, será sucedida, após 1920, por uma segunda tópica, elaborada em resposta aos problemas da psicose, que abrange o id, o ego, e o superego. Da primeira, Freud dizia que tinha um valor descritivo, ao passo que na segunda reconhecemos um valor sistemático.

Qual é a primeira tópica freudiana?

Na primeira tópica de Freud, o aparelho psíquico é composto por três sistemas: o inconsciente, o pré-consciente e o consciente. Segundo Freud, o consciente é somente uma pequena parte da mente, incluindo tudo aquilo de que estamos cientes num dado momento.

Quais são as fases da personalidade?

O conceito de desenvolvimento da personalidade, para Freud, ocorre em sete fases: oral, anal, fálica, latência, adolescência, maturidade e velhice. Afirmando que em cada fase, a pessoa deve aprender a resolver certos problemas específicos, originados do próprio crescimento físico e da interação com o meio.

O que é consciente pré-consciente e inconsciente?

O que é pré-consciente? De acordo com Freud, a definição de pré-consciente diz respeito ao local que precede a consciência de alguém. Embora os pensamentos possam estar inconscientes em algum momento, o psicanalista afirma que eles não estão reprimidos.

O que é Freud explica?

A expressão Freud explica: significado está ligado ao fato de que Freud tinha sempre interpretações para muitos fatos da mente, do comportamento humano, da cultura e da vida social. Fenômenos muitas vezes “óbvios” (do cotidiano) ou mesmo fenômenos complexos (como nos sonhos) tinham uma resposta de Freud.

Como Freud compreende o funcionamento das instâncias psíquicas?

Freud e as instâncias psíquicas

No universo psíquico, desconhecemos mais do que conhecemos. Isso parte da premissa do próprio inconsciente. ... Para Freud, os nossos processos mentais acontecem de maneira conectadas. Ou seja, nenhum pensamento, sentimento ou lembrança acontecem por acaso, de maneira isolada.

O que é um sujeito psíquico?

Em psicanálise, o conceito de Sujeito é elaborado por Lacan a partir dos pressupostos de Freud. Embora Freud faça referência ao indivíduo, à realidade psíquica, ao aparelho psíquico e à vida psíquica, a função sujeito, tal como será teorizada por Lacan, atravessa sua teoria.

Artigo anterior
Qual o profissional capacitado para fazer a liberação dos serviços em espaços confinados?
Artigo seguinte
Quais são os requisitos específicos do recurso especial?