Qual o perigo da hérnia inguinal?

Perguntado por: António Vítor Barros Gonçalves  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (51 avaliações)

As principais complicações da hérnia inguinal são o encarceramento e estrangulamento da hérnia . No encarceramento , o volume do conteúdo da hérnia aumenta rapidamente, de forma que ela se torna irredutível, ou seja, o conteúdo não volta mais para cavidade abdominal.

O que acontece se não operar hérnia inguinal?

A hérnia inguinal encarcerada pode levar a uma situação muito mais grave, que se chama hérnia inguinal estrangulada. Neste caso o intestino ou outro órgão existente dentro da hérnia pode morrer, se o doente não for operado rapidamente.

É possível conviver com hérnia inguinal?

Apesar de ser possível conviver com uma hérnia durante anos, sem qualquer complicação, não podemos prever o momento exato de uma complicação. O encarceramento que precede à estrangulação, uma complicação mais grave de uma hérnia inguinal, pois pode causar a morte do paciente em decorrência de infecção generalizada.

O que acontece se a hérnia da virilha estourar?

As complicações que podem ocorrer são chamadas de estrangulamento e encarceramento das hérnias, que se não tratadas, evoluem para casos graves com risco de causar a morte de um paciente.

O que acontece se não tratar hérnia?

O tecido então começa a necrosar (morrer). Nesses casos, a dor é mais intensa e o intestino pode até mesmo se romper, o que agrava ainda mais o quadro. O paciente pode piorar rapidamente e, se não tiver tratamento imediatamente, pode ir a óbito em decorrência das complicações e infecções que poderão surgir.

Saúde: Médico explica perigos da Hérnia Inguinal

21 questões relacionadas encontradas

Qual o perigo da hérnia?

Qual o perigo de uma hérnia? O problema mais comum gerado é o estufamento da região em que há hérnia, que gera dor. "Porém, o mais grave é o encarceramento das alças do intestino. Basicamente, um pedaço do órgão entre na hérnia e não consegue voltar sozinho de jeito algum.

Quais os perigos da hérnia?

Quais são os perigos da Hérnia Abdominal?
  • Caso não esteja recebendo o devido tratamento, a hérnia pode matar. ...
  • Existem duas ocasiões em que a hérnia pode matar. ...
  • Esta condição pode se desenvolver em diferentes localizações da doença, como inguinal, incisional, epigástrica, umbilical e femoral.

Quais os sintomas de uma hérnia estourada?

Sintomas da hérnia estrangulada
  • dor repentina, que pode rapidamente se tornar insuportável;
  • febre;
  • fadiga geral;
  • inflamação e alterações de cor na pele perto da hérnia;
  • sensação de queimação ao redor da hérnia;
  • náusea;
  • vômito;
  • constipação grave ou incapacidade de evacuar;

Quando a hérnia começa a doer?

Ela ocorre quando a parte de um órgão como intestino ou o tecido gorduroso invade um local indevido, o que pode causar dor. No caso das hérnias umbilicais, a maior parte das que aparecem antes dos 6 meses de idade some sozinha até os 4 anos.

Como aliviar dor de hérnia na virilha?

Como é feito o tratamento

Compressa fria na virilha por 15 minutos pelo menos 2 vezes por dia, pois ajuda a aliviar a dor; Fisioterapia, que pode ser útil no caso de lesões e distensões, pois permite a reabilitação muscular e ganho de força; Cirurgia, que é recomendada apenas nos casos mais graves.

Quanto tempo dura hérnia inguinal?

No caso da hérnia inguinal, esta cirurgia de hérnia aberta demanda 60 minutos ou mais para ser concluída e, segundo a Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal, ainda é a metodologia cirúrgica mais utilizada para o tratamento dessas hérnias.

Como colocar hérnia inguinal no lugar?

Na cirurgia por via anterior, também chamado de correção de hérnia aberta, o cirurgião faz uma incisão na virilha e empurra a saliência para dentro do abdômen e reforça a região utilizando uma tela sintética (tela de Marlex).

Como saber se a hérnia inguinal está estrangulada?

Os sintomas de uma hérnia inguinal estrangulada são a dor intensa, vermelhidão e sensibilidade na região da hérnia. Outros sintomas associados podem ser náuseas, vômitos, febre e uma sensação geral de mal estar. No caso desses sintomas, é importante o paciente consultar o médico imediatamente.

O que fazer quando a hérnia está doendo?

As recomendações são:
  1. Uso de medicamento analgésicos ou anti-inflamatórios para a dor, prescritos pelo médico;
  2. Não realizar esforços como dirigir ou carregar peso por 7 a 10 dias;
  3. Retornar à consulta de reavaliação com o cirurgião em 7 dias;
  4. Realizar atividades físicas mais intensas, como esportes, após 1 mês.

Como é a dor de hérnia?

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

Como é a dor da hérnia?

Normalmente, as pessoas referem-se à hérnia toda vez que sentem dor no baixo abdômen após levantarem algum peso. Na maioria dos casos, porém, não se trata de hérnia já que sua principal característica é a ocorrência de inchaço. Se perceber inchaço no abdômen, acompanhado ou não de dor, procure assistência médica.

Qual a hérnia mais perigosa?

✴ Das hérnias que ocorrem na virilha (inguinais) as hérnias femorais são aquelas associadas a maior risco de complicações.

É perigoso a cirurgia de hérnia?

Nas cirurgias eletivas de hérnias não complicadas o risco habitualmente é muito pequeno. As complicações mais comuns são as anestésicas, a infecção e a recidiva da hérnia. Devido ao estrangulamento da hérnia, os riscos das cirurgias de emergência são muito maiores.

Como eliminar hérnia naturalmente?

Tratamento natural

Os principais são: Acupuntura: ajuda a eliminar a dor utilizando pequenas agulhas que são introduzidas em pontos de pressão para provocar uma ação analgésica; Pilates: exercícios para a postura e alongamento realizados no Pilates podem ajudar a estabilizar a hérnia de disco e diminuir a dor.

Quando a hérnia inguinal desce para o saco?

A hérnia escrotal acontece por causa do enfraquecimento dos músculos do canal inguinal fazendo com que partes do intestino ou demais conteúdo do abdome se desloquem através deste canal para o escroto.

Como voltar a hérnia pro lugar?

É possível ela voltar para o lugar na maioria das vezes, mas somente com objetivo de melhorar os sintomas, e nao como tratamento. A Hernia é causada por um defeito (buraco) na musculatura do abdome e se nao reparado esse defeito, ela sempre existirá.

O que fazer quando dói a virilha?

Resumo da notícia
  1. Dor na virilha, na maioria das vezes, está relacionada a alguma lesão decorrente de atividade física.
  2. Repouso, anti-inflamatório e analgésico fazem parte do tratamento, que inclui também fisioterapia.
  3. A melhor forma de prevenção é adequar a prática esportiva para sua idade e condicionamento.

Qual o melhor antiinflamatório para distensão na virilha?

Embora a dor na virilha melhore em momentos de repouso do paciente, sua cura completa só é obtida pelo tratamento adequado. Anti-inflamatórios e analgésicos orais podem ser indicados pelo médico para reduzir o inchaço e a dor, tais como cetoprofeno, nimesulida, cloridrato de tramadol e diclofenaco dietilamônio.

Como se recuperar de uma distensão na virilha?

No momento inicial, a aplicação de gelo com intervalos de uma hora e a compressão local ajudam a controlar o sangramento e a inflamação. Muletas podem ser indicadas de acordo com a intensidade da dor. O uso de anti-inflamatórios por não mais do que três a cinco dias também deve ser considerado.

Qual é o melhor antiinflamatório?

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno. “Sua atividade contra a febre possui a mesma eficácia que a dipirona sódica e o diclofenaco.

Artigo anterior
Onde dói na hora do parto?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura o tratamento com hormônio do crescimento?