Quais são os casos de crase facultativa?
Perguntado por: Francisca Teresa Soares Martins Gonçalves | Última atualização: 5. Juli 2024Pontuação: 4.9/5 (15 avaliações)
A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.
Em quais situações o uso da crase é facultativo?
A crase é facultativa: Antes de pronomes possessivos acompanhados de palavras femininas de sentido definido: O senador rebateu todas as críticas a/à sua emenda.
Quais são os casos obrigatórios da crase?
- Presença de um artigo seguido por uma palavra feminina;
- Locução adverbial que expresse tempo, modo ou lugar;
- Locução prepositiva seguida por “de”;
- Locuções conjuntivas “à medida que” e “à proporção que”.
Quais os casos especiais da crase?
- Apenas antes de palavras femininas. ...
- Em expressões que indiquem hora. ...
- Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
- Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
- Casos em que a crase é opcional.
Como saber se a crase ou não?
A crase só ocorre antes de pronomes demonstrativos que iniciem com a vogal “a” ou antes de substantivos femininos que são antecedidos pelo artigo “a” – por isso, nunca deve ser utilizada antes de palavras masculinas.
Casos facultativos do acento grave - CRASE! Aprenda em 4 minutos 🧚♀️
Estou a disposição tem crase ou não?
Para indicar que uma pessoa está ao dispor, pronta para auxiliar ou ser útil, a forma correta é à disposição, com crase: Fico à disposição para qualquer esclarecimento. Estou à disposição para mais informações.
Em quais casos a crase é proibida?
NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.
Faz mal a saúde tem crase?
É obrigatório o emprego da crase em locuções prepositivas como, por exemplo, “à saúde”. É obrigatório o emprego da crase em algumas locuções conjuntivas como, por exemplo, “à saúde”.
Porque não há crase em bife a cavalo?
Sendo assim, bife à milanesa é escrito com crase, assim como filé à francesa, tutu à mineira, churrasco à gaúcha ou arroz à grega. Mesmo assim, é preciso ficar atento para não cair em pegadinhas, como bife a cavalo ou frango a passarinho. "Nesses casos, a crase não é aceitável porque não tem um estilo 'à passarinho'.
Foi a praia tem crase?
b) Ocorre a crase somente se os nomes femininos puderem ser substituídos por nomes masculinos, que admitam ao antes deles: Vou à praia. Vou ao campo. As crianças foram à praça.
Foi a uma festa tem crase?
É usada a crase antes de palavras femininas; em expressões que indicam horas; antes de cidades, estados ou países: Vou à festa. A festa começa às 18h.
Foi a loja tem crase?
Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
Foi a academia tem crase?
Em geral, essa fusão acontece quando, em uma mesma frase, você precisa utilizar a preposição A (pedida depois de alguns verbos transitivos indiretos ou adjetivos) e o artigo A, que precede palavras femininas. Exemplos: Vou à (a preposição + a artigo) academia.
Foi às compras tem crase?
Primeira - Substitua a palavra antes da qual aparece o a ou as por um termo masculino. Se o a ou as se transformar em ao ou aos, existe crase; do contrário, não.
Foi a padaria tem crase?
Portanto, nesse caso, o “a” antes de padaria é com acento grave: Estou indo à padaria. Por quê? Porque há o “a” – exigido pelo verbo ir (ir a algum lugar) + outro “a” – que acompanha “padaria” – a padaria. Então a + a = à ( usamos só uma letra” a”, e a outra representamos pelo acento.
Foi a cidade tem crase?
Como regra, não se usa o acento indicativo de crase diante dos nomes de cidades, porque eles repelem o artigo definido, como se pode observar: Salvador é uma festa. Venho de Florianópolis. Ele mora em Curitiba. Estivemos em Vitória.
Vai a casa tem crase?
Detalhe importante: Se a palavra “casa” vier determinada por adjunto adnominal,ou seja, caso esteja especificada, aceita-se a crase: Fui à casa de meus avós ou Voltei à casa de meus pais. Após viajarmos muito pelos mares, voltamos a terra. Porém, quando possuir o sentido de planeta, ocorrerá a crase.
Tem crase antes de todos?
A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase. A locução à todos, com acento indicador de crase, está errada. Todos é um pronome indefinido, plural e masculino, que se refere a todas as pessoas, sendo sinônimo de toda gente e todo mundo.
Tem crase a vontade?
Vejamos outros exemplos em que a preposição poderia se confundir com o artigo e por isso o acento é de praxe: à evidência, estou à disposição, fique à vontade, encontra-se à paisana, escreve à perfeição, escrever à caneta, cortar à faca, assalto à mão armada, modéstia à parte, às (ou a) expensas, etc.
Pode ficar a vontade ou a vontade?
A forma correta é à-vontade. É um nome com o significado de «desinibição». À vontade é uma expressão que significa «descontraidamente; sem constrangimento», como por exemplo: – Ele comeu à vontade sem se preocupar com a dieta.
Tem crase depois de verbo de ligação?
A crase não deve ser empregada junto a verbos.