Quais os tipos de tributos existentes de os conceitos e exemplos de cada um?

Perguntado por: Maria Inês de Garcia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (42 avaliações)

Impostos
ICMS: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, de competência estadual; ISS: Imposto Sobre Serviços, de competência municipal; IPI: Imposto sobre Produtos Industrializados, cobrado na esfera federal; IRPJ: Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas, também de competência federal.

Quais são os tipos existentes de tributos?

Ao todo são cinco tipos de tributos: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais. Os tributos são a principal fonte de arrecadação de receitas do Governo Federal, mas você sabia que parte desse valor arrecadado já possui destino certo?

Quais são os cinco tipos de tributos?

Por isso, neste texto, vamos tratar dos 5 tipos de tributos existentes no Brasil, que são:
  • Impostos.
  • Taxas.
  • Contribuições de melhoria.
  • Empréstimos compulsórios.
  • Contribuições especiais.

São exemplos de tributos?

Imposto de Renda, Contribuição Social, IPTU, IPVA, PIS, COFINS e ICMS são alguns exemplos de tributos de uma empresa.

O que são considerados tributos?

Por tributo, entende-se toda prestação pecuniária compulsória em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada – art. 3º do Código Tributário Nacional - CTN.

Competência Tributária - Competência Tributária

45 questões relacionadas encontradas

O que é tributo Quais são suas características?

Tributos: o que são

Os tributos são contribuições que precisam conter as seguintes características para ser cobrados do contribuinte: Prestação pecuniária: os tributos serão cobrados em espécie (dinheiro). Compulsórios: é uma imposição estatal; havendo o fato gerador, será cobrado o tributo.

Quais são os três tipos de tributos no Brasil?

De acordo com o Código Tributário Nacional, os três principais tipos de tributos são os impostos, taxas e contribuições de melhoria.

Quais são os 4 tipos de tributos existentes no Brasil?

Quais são os tipos de tributos existentes no Brasil? Essas cobranças previstas por lei, são divididas em cinco espécies, de acordo com seu destino. Sendo elas: impostos, taxas, contribuições de melhoria, contribuições e empréstimos compulsórios.

Quais as três principais espécies do gênero tributo?

As classificações das espécies tributárias são feitas por dois ramos distintos do direito, Direito Tributário e Direito Constitucional. O Código Tributário Nacional classifica três espécies pertencentes ao gênero tributo: impostos, taxas e contribuições de melhoria (Artigo 5º do Código Tributário Nacional).

Quantos e como são classificados os tributos do Brasil?

As principais classificações dos tributos no Brasil são as seguintes: vinculado e não vinculado, direto e indireto, fixo e proporcional, progressivo e regressivo, cumulativo e não cumulativo. Acompanhe o artigo e tire suas dúvidas!

É característica essencial dos tributos?

No sistema tributário brasileiro, é característica essencial dos tributos: a) terem sua destinação vinculada à determinada despesa. b) serem decorrentes de um fato lícito, veiculados por meio de lei e cobrados compulsoriamente.

São características do tributo exceto?

Segundo o Código Tributário Nacional, são características do conceito de tributo, EXCETO : é instituído mediante lei ordinária, em regra. configura prestação pecuniária obrigatória e não sancionatória. trata-se de receita originária do Estado decorrente de sua atuação.

Quais são as características das atividades tributárias?

O Direito Tributário é um ramo do Direito Público que se fundamenta em dois princípios básicos deste ramo, quais sejam: a) supremacia do interesse público sobre o interesse privado, haja vista o fato de a obrigação de pagar tributos decorrer da lei, sem manifestação de vontade autônoma do contribuinte, estando o Estado ...

O que é atividade tributária?

- atividade que calcula o montante do tributo devido; - atividade que identifica o sujeito passivo; - procedimento que, sendo o caso, propõe a aplicação da penalidade cabível.

Quais são os princípios do direito tributário e suas características?

Neste turno, analisando-se os princípios do direito tributário, que são: Princípio da Legalidade, Princípio da Isonomia, Princípio da Capacidade Contributiva, Princípio da Vedação ao Confisco, Princípio da Irretroatividade, Princípio da Uniformidade Geográfica, Princípio da Liberdade de Tráfego, Princípio da ...

Quais são os objetivos dos princípios tributários?

Os princípios do Direito Tributário são normas (constitucionais) que limitam, regulam a pratica de competência tributária, fazendo com que alguns valores tenham melhor efetividade no ordenamento jurídico.

É conceito de tributo Segundo o Código Tributário Nacional?

Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

Quais são os tributos de competência da União?

Impostos de Competência da União
  • importação de produtos estrangeiros – II;
  • exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados – IE;
  • renda e proventos de qualquer natureza – IR;
  • produtos industrializados – IPI;
  • operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários – IOF;

O que é natureza vinculada?

A natureza vinculada da taxa pode advir da prestação de um serviço público divisível e específico ao contribuinte, o que delineia, como vimos, a ocorrência de uma atividade estatal específica.

São elementos fundamentais do sistema tributário nacional?

Elementos Fundamentais dos Tributos

Fato Gerador; Contribuinte; Base de Cálculo; e. Alíquota.

Qual é a importância do tributo no estado brasileiro?

O sistema tributário brasileiro consiste basicamente no recolhimento de tributos a fim de subsidiar as ações do governo no que diz respeito aos serviços prestados à população, melhoria da infraestrutura dos entidades governamentais e pagamento do dos servidores públicos.

Qual é a classificação quanto as espécies de tributos?

A doutrina compactua para a formação e consolidação da classificação das espécies de tributos para os aderentes dessa teoria da seguinte forma: São espécies impostos, taxas, contribuição de melhoria, empréstimo compulsório e contribuições especiais.

Quanto à classificação dos impostos O ICMS é um imposto real?

O IPI e o ICMS são impostos indiretos. uma vez que o consumidor final é que, de fato, acaba por suportar a carga tributária, embora não seja designado pela lei como contribuinte desses impostos. Quando o seu fato gerador é representado pelo pagamento de outro imposto.

O que diferencia um imposto classificado como real do pessoal?

Imposto real é devido porque o contribuinte possui ou tem a propriedade de um bem. O contrário de um imposto real é um imposto pessoal. 'Pessoal' porque ele incide sobre algo que é inerente ao contribuinte (pessoa), ou seja, sobre a pessoa. O exemplo clássico de um imposto pessoal é o imposto de renda.

Porque o ICMS é um imposto indireto?

O ICMS, por exemplo, é um tributo indireto, pois o imposto é aplicado somente sobre a parte da renda que é usada no consumo. Pesquisas do Ipea costumam demonstrar que esse tipo de imposto é prejudicial aos mais pobres porque consome a maior parte de sua renda.

Artigo anterior
O que é adjetivo 4o ano?
Artigo seguinte
Quem criou o primeiro átomo?