Qual o nome do braquiarão?

Perguntado por: Rodrigo Cristiano Morais Costa  |  Última atualização: 4. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (30 avaliações)

Sobre o braquiarão
O braquiarão (Brachiaria brizantha) também é conhecido como capim-marandu, braquiária brizanta ou braquiária do alto e é originário da África, isso mostra seu enorme potencial e adaptabilidade ao nosso clima tropical e ao nosso cerrado.

Quais os tipos de braquiarão?

Os tipos de braquiárias mais comuns encontradas nos solos brasileiros são Brachiaria decumbens, B. brizantha, B. humidicola, B. ruziziensis, B dictyoneura, B.

Qual o melhor capim braquiarão?

O consultor apontou qual é a variedade mais recomendada para o tipo de terreno do pecuarista. “Para área de morro, a Brachiaria decumbens é a melhor das braquiárias, muito boa.

O que significa brizantha?

A Brachiaria brizantha é uma planta perene que cresce em forma de touceiras eretas ou semieretas, dependendo da cultivar.

O que é pontos de VC por hectare?

Pontos de valor cultural por hectare (PVC/ha) de alguns capins, em função do método de plantio e da profundidade de plantio. Marandu, Piatã e Xaraés são cultivares de Brachiaria brizantha. Mombaça e Tanzânia são cultivares de Panicum maximum. Massai é um híbrido espontâneo de Panicum maximum e Panicum infestum.

Fisiologia do Braquiarão

36 questões relacionadas encontradas

Qual a Brachiaria mais resistente ao frio?

Marandu. Tem como principais características resistência às cigarrinhas-das-pastagens, alta produção de forragem, persistência, boa capacidade de rebrota, tolerância ao frio, à seca e ao fogo.

Qual a Brachiaria mais resistente à seca?

Brachiaria híbrida Mavuno

A Mavuno é uma Braquiária que, devido principalmente seu sistema radicular robusto, apresenta alta resistência a seca. Pode ser plantada em regiões onde a precipitação anual mínima é de 800mm.

Qual a melhor Brachiaria para gado de corte?

Por exemplo, o capim-marandu ou braquiarão (Brachiaria brizantha) não suporta solo encharcado, mas a variedade Brachiaria humidicula tolera muito bem o excesso de umidade do solo. As braquiárias têm boa palatabilidade e são nutritivas para o gado.

Qual a melhor braquiária para vaca de leite?

Entre as braquiárias, a cultivar mais recomendada pelo engenheiro agrônomo é a braquiária brizantha, devido a sua tolerância elevada ao frio e secas, assim como sua resistência às cigarrinhas-das-pastagens.

Qual a Brachiaria mais produtiva?

A cultivar Xaraés foi, aproximadamente, 15% mais produtiva do que a 'Marandu' na média de três cortes sob três níveis de P(0, 3-5 e 5-10 mg P Mehlich-1 dm³) e duas saturações por bases no solo: 35% a 40% e 50% a 60%.

Qual a melhor Brachiaria para Morro?

Então a braquiarinha, a Brachiaria decumbens, é a melhor gramínea para diferimento e para morro”, solucionou o especialista.

Como diferenciar as Brachiarias?

Brachiaria decumbens cv.

Espécie perene, de 0,6-1 m de altura, subereta, geniculada em alguns dos nós inferiores e pouco radicante. Os rizomas apresentam-se em forma de nódulos pequenos. As folhas são linear-lanceoladas, 150-250 mm de comprimento e 20 mm de largura, rígidas e esparsamente pilosas.

Qual a matéria seca da Brachiaria?

A massa média de matéria seca de capim-braquiária (2184 kg ha-1) foi relativamente baixa (Tabela 1), quando comparada com a produtividade média (7730 kg ha-1 de MS), no período do verão, indicada por Pedreira & Mattos (1981).

Qual é o ciclo da Brachiaria?

Ciclo: perene. Precipitação pluviométrica requerida: acima de 500 mm/ano. Forma de crescimento: touceiras, semi-ereta.

Qual o melhor tipo de capim para gado de corte?

Escolher o capim que o boi gosta de comer

Os bovinos preferem forrageiras com muitas folhas e poucos colmos. São as folhas que alimentam e engordam o boi. As forrageiras mais apreciadas por estes animais são a paiaguás, a piatã e a marandu. Em seguida a decumbens, a humidícola e a xaraés.

Qual o melhor capim para a engorda de gado de corte?

As gramíneas Brachiaria são as mais utilizadas nas cadeias de produção de carne no Brasil, sendo a Marandu e a B. decumbens as que são oferecidas em quase todas as etapas do sistema. Se bem manejadas, são uma boa opção para animais em recria e engorda.

Qual o melhor capim Mombaça ou braquiária?

Brachiaria humidicola

Suporta passar boa parte do ano embaixo d'água e se adapta bem a solos de baixíssima fertilidade. É comum o consórcio com o capim Mombaça, que morre nas áreas encharcadas. Tem digestibilidade e palatabilidade satisfatórias.

Qual capim é resistente a geada?

Melhor pastagem resistente a geada

tifton (Cynodon spp.); rodes (Chloris gayana); ramirez (Paspalum guenoarum cv.

Qual o melhor capim para Chapada?

As forrageiras mais apreciadas por estes animais são a paiaguás, a piatã e a marandu. Em seguida a decumbens, a humidícola e a xaraés.

Qual o melhor capim para solos pobres?

O capim Tupi, nova variedade de Brachiaria humidícola que a Embrapa coloca à disposição dos produtores é uma alternativa para as áreas úmidas sujeitas a alagamentos temporários e para os solos pobres. Com crescimento rápido, o capim Tupi é mais produtivo na seca que a humidícola comum.

Quantos kg de marandú por hectare?

Marandu, com valor cultural de 50%, com plantio a lanço. Logo: Taxa mínima de semeadura = 520 / 50 = 10,4 kg de sementes por hectare. Descoberta a quantidade de sementes recomendadas para o plantio de um hectare, o produtor consegue conhecer o custo da operação.

Quantos quilos de capim Brachiaria decumbens por hectare?

Semente de Capim Piatã (Brachiaria brizantha) 20Kg V/C: 50 (10 a 12 Kg/ha) Soesp - Canal Agrícola.

Qual o ciclo do capim Marandu?

É uma cultivar originária da África, de uma região onde os solos apresentam boa fertilidade e volume anual de chuvas da ordem de 700 mm e cerca de 8 meses de seca no ano. Assim, apresenta boa tolerância a períodos de estiagem.

Artigo anterior
Quantos gramas tem uma massa de pizza?
Artigo seguinte
Quando ocorreu a reformulação do Código de Ética da Enfermagem?