Como fazer uma reclamação no Procon por telefone?

Perguntado por: Clara Oliveira  |  Última atualização: 22. August 2024
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Para verificar os documentos necessários para o registro da reclamação, clique aqui.
  1. Atendimento Eletrônico. ...
  2. Atendimento Telefônico (151) ...
  3. Caixa Postal. ...
  4. Ouvidoria (0800-377 6266) está suspenso.

Como fazer reclamação no Procon por telefone?

O Procon SP oferece ainda atendimento telefônico pelo número 151, que é disponibilizado somente para chamadas originadas no município de São Paulo, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 09h00 às 15h00.

O que é necessário para fazer uma reclamação no Procon?

Para o Atendimento Pessoal é preciso apresentar o RG do consumidor ou do seu representante legal, além de cópia da documentação relacionada ao caso. A reclamação será registrada no nome que consta no contrato, na nota fiscal ou cupom fiscal.

Como e quando podemos acionar o Procon?

Saiba em quais casos acionar o Procon
  • Compra de produto que apresentou defeito. ...
  • Arrependimento da compra. ...
  • Quando o produto adquirido não possui nota fiscal, o fornecedor pode exigir o documento para troca da mercadoria. ...
  • Compra de carro que apresentou defeito. ...
  • Restrição de nome e crédito por contrair uma dívida.

Onde posso reclamar de uma empresa?

O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. O consumidor registra sua reclamação, a empresa trata e responde, a Senacon e os Procons monitoram, e por fim, o consumidor avalia o atendimento da empresa.

Como Registrar Reclamação Online no site do PROCON

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Como eu faço para fazer uma reclamação?

Consumidor.gov.br

O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder.

Qual o 0800 do Reclame AQUI?

- 4020-0185 (capitais e regiões metropolitanas); - 0800-591-2117 (demais localidades); - 0800-887-0463 (Ouvidoria); Importante frisar que telefones do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) de lojas ou instituições financeiras disponíveis na internet são receptivos.

O que acontece se abrir reclamação no Procon?

O atendimento nos Procons é totalmente gratuito. Após registrar sua reclamação, a empresa será notificada e deve dentro de um prazo estabelecido dar uma resposta à queixa apresentada. Após isso, cabe ao consumidor avaliar se a resposta foi satisfatória para encerrar o caso ou contestá-la.

Quais os problemas que o Procon resolve?

Entre as principais funções do Procon estão a fiscalização do mercado, a orientação e educação dos consumidores, a aplicação de sanções em caso de infrações cometidas pelos fornecedores e a mediação de conflitos entre consumidores e fornecedores.

O que acontece com uma empresa denunciada no Procon?

Se o fornecedor não resolve o problema do consumidor, há a inserção do nome da empresa no Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas Não Atendidas e o caso é encaminhado para a Divisão de Fiscalização, para que seja aplicada ao fornecedor eventual sanção administrativa (multa).

Como falar com o Procon pelo WhatsApp?

A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), informa que o atendimento pelo WhatsApp (65) 99228-3098 foi restabelecido. O órgão disponibilizou também mais um número para atendimento pelo WhatsApp: (65) 3613-2100.

Em que o Procon pode me ajudar?

Quais os problemas que o Procon resolve? Má qualidade, defeitos e falta de segurança de produtos (eletroeletrônicos, veículos, brinquedos e etc). Cobrança de taxa indevida ou dúvidas sobre cobrança de serviços. Propaganda e venda enganosa ou não cumprimento de uma oferta.

Quanto tempo demora um processo no Procon?

De acordo com o código de defesa do consumidor SEÇÃO III parágrafos 1º e 2º, a empresa tem o prazo máximo de 30 dias, podendo combinar com o cliente um prazo menor ou maior, desde que ambos concordem e não pode ser inferior a 7 dias nem superior a 180 dias.

O que o Procon faz com a empresa?

Além do poder de fiscalizar as empresas em suas atuações no mercado de consumo, o Procon possui o canal de reclamações dos consumidores, no qual, após denunciada alguma prática ilegal, o órgão passará a analisar o conteúdo denunciado, posteriormente, notificará as empresas envolvidas para que promova sua resposta.

Quais são os 7 direitos de um consumidor?

Direitos Fundamentais do Consumidor
  • Direito à segurança. Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida ou à saúde.
  • Direito à escolha. ...
  • Direito à informação. ...
  • Direito à ser ouvido. ...
  • Direito à indenização. ...
  • Direito à educação para o consumo. ...
  • Direito a um meio ambiente saudável.

Como fazer uma denúncia de uma empresa?

Você pode realizar o agendamento pelo telefone 158. Mesmo fazendo a denúncia online ou visitando uma Superintendência Regional do Trabalho, é importante denunciar também no sindicato da categoria.

Qual é o valor da multa do Procon?

De acordo com o art. 57, parágrafo único, do Código de Defesa do Consumidor, a multa não poderá ser inferior a duzentas e superior a três milhões de vezes o valor da UFIR.

Quanto tempo a empresa tem para responder o Procon?

O consumidor registra sua reclamação e a empresa tem até 10 dias para analisar e responder. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para comentar e avaliar a resposta da empresa, informando se sua reclamação foi Resolvida ou Não Resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.

Quando o consumidor não tem direito à devolução do dinheiro?

O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 42, proíbe que o consumidor que esteja devendo seja cobrado de forma abusiva, ou seja, de maneira que lhe cause algum tipo de constrangimento, ou por meio de ameaça.

Quando o consumidor tem direito de receber o dinheiro de volta?

O prazo para fazer isso é, como dissemos acima, de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. Esse é o prazo compreendido para a garantia legal, que é o tempo que os consumidores têm para reclamar de produtos com vícios.

Que telefone é esse 0800 280 1070?

Resposta da empresa

Nós da ABBCOB, somos uma empresa terceirizada, que atua, mediante mandato, realizando atos de cobrança extrajudicial em favor de seus contratantes, sendo estes os credores.

Qual o número do WhatsApp do Reclame AQUI?

O Whatsapp do ReclameAQUI é 11 97062-2753! Ele foi criado para o consumidor publicar uma reclamação no site usando o celular. Como funciona o Whatsapp: - Você precisa salvar o numero no seu celular.

De quem é o número 0800 930 0019?

Resposta da empresa

Saiba que para nós da ABBCOB, sua opinião é muito importante. Ocorre que aqui na ABBCOB não encontramos nenhum débito vinculado ao seu CPF. Caso ainda permaneça alguma dúvida, nossos canais de comunicação estão abertos para eventual esclarecimento.

Como faço para fazer uma reclamação no Procon pela internet?

O consumidor poderá registrar a denúncia no link https://bloqueio.procon.sp.gov.br/#/commonUser função Nova Denúncia.

Como fazer uma reclamação no portal do consumidor?

Faça o acesso com sua Conta gov.br. Você será redirecionado automaticamente para sua área de reclamações do Consumidor.gov.br. Localize e clique no botão “Menu” na parte esquerda da tela e, em seguida, clique em “Dados Pessoais”. Clique no botão “Editar” e altere o dado que desejar (exceto CPF).

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