Qual o momento de arrolar testemunhas no Processo Penal?

Perguntado por: Lourenço Valentim Fonseca  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (1 avaliações)

- O artigo 395 do Código de Processo Penal dispõe que "O réu ou seu defensor poderá, logo após o interrogatório ou no prazo de 3 (três:dias, oferecer alegações escritas e arrolar testemunhas".

Qual o momento de a defesa arrolar suas testemunhas?

Após citado, o réu irá contar de 10 dias para apresentar sua resposta à acusação.... Como na denúncia / queixa o MP / querelante pode arrolar suas testemunhas, este é o momento em que a defesa pode realizar o arrolamento de suas testemunhas.

Pode arrolar testemunha na hora da audiência?

Tem, outrossim, entendido a jurisprudência que a falta de requerimento ou especificação da prova testemunhal pela parte, antes do saneador, não a impede de arrolar testemunhas quando o juiz designa audiência de instrução e julgamento, desde, é claro, que não tenha havido expresso indeferimento desse tipo de prova.

Qual o momento para apresentar rol de testemunhas?

Art. 407. Incumbe às partes, no prazo que o juiz fixará ao designar a data da audiência, depositar em cartório o rol de testemunhas, precisando-lhes o nome, profissão, residência e o local do trabalho; omitindo-se o juiz, o rol será apresentado até 10 dias antes da audiência.

Precisa apresentar rol de testemunhas novo CPC?

450. O rol de testemunhas conterá, sempre que possível, o nome, a profissão, o estado civil, a idade, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas, o número de registro de identidade e o endereço completo da residência e do local de trabalho.

Momentos para arrolar, exceção e cerceamento de defesa - Testemunha no processo penal penal

42 questões relacionadas encontradas

O que acontece se não apresentar rol de testemunhas?

825 - As testemunhas comparecerão a audiência independentemente de notificação ou intimação. Parágrafo único - As que não comparecerem serão intimadas, ex officio ou a requerimento da parte, ficando sujeitas a condução coercitiva, além das penalidades do art.

Qual o prazo para intimar testemunha?

Na etapa de saneamento e organização do processo, caso o juiz entenda necessária a produção de prova testemunhal, ele determinará a intimação das partes para que apresentem rol de testemunhas, no prazo de 15 dias.

É possível substituir testemunhas previamente arroladas?

Por outro lado, a substituição da testemunha arrolada somente é possível por motivo justificado nas hipóteses do art. 408 , do CPC , o que não ocorreu no caso dos autos.

O que diz o artigo 455 do CPC?

Art. 455, §2º do CPC. A parte pode comprometer-se a levar a testemunha à audiência, independentemente da intimação de que trata o §1º. Decisão reformada.

Pode arrolar testemunha depois da defesa prévia?

Até o encerramento da instrução processual, o réu defendido por advogado dativo deve ter garantido o direito de arrolar testemunhas em sua defesa.

Qual é o momento processual adequado para a acusação e defesa indicarem as testemunhas que irão ser ouvidas em plenário no Tribunal do Júri?

1) É possível o arrolamento de testemunhas pelo assistente de acusação (art. ... Em virtude da extinção do libelo e de sua respectiva contrariedade, passou a ser este o momento processual adequado para que as partes apresentem o rol de testemunhas que pretendem sejam ouvidas em plenário.

Até quando o MP pode arrolar testemunhas no Processo Penal?

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que assistente de acusação pode arrolar testemunha no momento adequado, ou seja, até a resposta à acusação, sob pena de preclusão.

Como saber se um mandado de intimação e verdadeiro?

Para isso, você pode recorrer aos sites e aplicativos dos Diários Oficiais e Tribunais ou em um software jurídico responsivo. Esses são os métodos de consulta de intimação mais comuns em dispositivos móveis.

O que significa um mandado de intimação?

Quando quer intimar uma pessoa, expede mandado de intimação. Derivado do latim mandatum, de mandare (ordenar), como vocábulo jurídico significa o ato escrito, emanado de autoridade pública, judicial ou administrativa, em virtude do qual deve ser cumprida a diligência ou a medida, que ali se ordena ou se determina.

Quais são as testemunhas que não prestam compromisso?

Numerárias são as que prestam compromisso; f. Informantes, são as que não prestam compromisso; g. Referidas, são as indicadas no depoimento da outra.

É possível substituir testemunha?

“Depois da apresentação do rol de testemunhas, a sua substituição somente é permitida nas hipóteses estampadas no artigo 408 do Código de Processo Civil (falecimento, enfermidade e, havendo mudança de residência, não for encontrada pelo oficial de justiça).

Como substituir testemunhas no direito do trabalho?

357, a parte só pode substituir a testemunha: I – que falecer; II – que, por enfermidade, não estiver em condições de depor; III – que, tendo mudado de residência ou de local de trabalho, não for encontrada”.

O que é contradita de testemunhas?

Trata-se da impugnação ou objeção apresentada pela parte, geralmente, em relação à testemunha arrolada pelo adversário, especificamente, às pessoas que não podem depor (artigo 207 do CPP) ou às que não devem ser compromissadas (artigo 208 do CPP).

Como a testemunha é intimada?

Quando a testemunha receber um convite formal e não comparecer à audiência, a intimação será realizada pela via judicial, através de uma carta expedida pela Justiça do Trabalho ou por um Oficial de Justiça.

Quando a testemunha é suspeita?

Quem são as pessoas suspeitas de ser testemunha

– o inimigo da parte; – o amigo íntimo; – a pessoa que tiver interesse no litígio.

Quem pode mandar intimar as testemunhas?

De acordo com o CPC, é responsabilidade do advogado informar ou intimar a testemunha por ele arrolado sobre o dia, hora e local da audiência designada, sendo dispensada a intimação do juízo.

É obrigatório o rol de testemunhas?

Destaca-se a prescindibilidade do arrolamento prévio do rol de testemunha, pois, o artigo 450 do Código de Processo Civil prevê uma circunstância de possibilidade e não obrigatoriedade. Assim, a não qualificação da testemunha não poderá dar ensejo à preclusão.

É obrigatório arrolar testemunhas?

É necessário arrolar se desejar levar testemunha em juízo, entre outros, para não violar o princípio do contraditório. A parte levar testemunha independente de intimação não retira o seu direito de requerer intimação por oficial de justiça ou outro meio.

Qual a consequência do não arrolamento das testemunhas na denúncia?

- A ausência de indicação do rol de testemunhas na denúncia não enseja a sua inépcia, pois além de se tratar de elemento facultativo, conforme prevê o art. 41 do CPP , não prejudica o exercício da ampla defesa e do contraditório pelo acusado.

Como saber se você tem intimação em meu nome?

Resposta: Em Acesso aos sistemas processuais, entre na consulta pública e-Proc, digite seu CPF ou nome completo.

Artigo anterior
Quando há cerceamento de defesa?
Artigo seguinte
Qual é o objetivo do programa de ensino de Decroly?