Qual o tipo de radiação que pode causar câncer de pele?

Perguntado por: Carlos Samuel Nunes Martins Nascimento  |  Última atualização: 6. Juni 2025
Pontuação: 4.2/5 (30 avaliações)

Quando se trata de câncer de pele, uma importante fator de risco é a exposição prolongada a radiação ultravioleta (UV).

Qual radiação causa o câncer de pele?

A exposição solar excessiva é o principal fator de risco para o câncer de pele. No Brasil, o câncer de pele não melanoma é o tumor mais frequente em ambos os sexos. A radiação solar (exposição natural à radiação UV) pode atingir as pessoas de três maneiras: diretamente, dispersa em céu aberto e refletida no ambiente.

Qual o tipo de radiação solar que pode causar câncer de pele?

A relação da exposição ao sol e do câncer de pele

O sol emite raios com altos níveis de radiação ultravioleta. Essa radiação atinge superficialmente (raios UVB) e mais profundamente (raios UVA) a pele, podendo causar queimaduras, lesões, alergias e também o câncer de pele.

Que tipo de radiação causa câncer?

As radiações ionizantes são aquelas que têm energia suficiente para remover dos átomos, elétrons firmemente dispostos, criando então os íons. Têm energia suficiente para danificar o DNA das células e causar câncer.

Qual causa câncer UVA ou UVB?

Raios UVB estão mais ligados ao câncer de pele

A pele começa a ficar vermelha cerca de 2 a 7 horas depois da exposição ao sol. Como o UVB é mais energético que o UVA, acredita-se que ele tem o poder de gerar mais câncer de pele”, afirma a dermatologista Gabriella Albuquerque.

Entenda tudo sobre radiação ultravioleta, protetor solar e câncer de pele!

40 questões relacionadas encontradas

Qual é mais perigoso UVA ou UVB?

Os raios UVA penetram na pele profundamente e causam problemas como manchas de pigmento escuro, alergia solar e envelhecimento prematuro, enquanto os raios UVB são responsáveis por queimaduras e bronzeamento. Porém, ambos aumentam seu risco de câncer de pele.

Qual a diferença entre os raios UVA UVB e UVC?

Depois temos o ultravioleta B (UVB) de energia intermediária, tendo comprimento de onda na faixa de 315 nm a 280 nm. Finalmente, temos o ultravioleta C (UVC) como o mais energético, cobrindo uma faixa de comprimento de onda de 280 nm a 200 nm (alguns estendem este limite até 100 nm).

Qual e o tipo de radiação mais perigosa?

Os raios gama são uma forma de radiação eletromagnética naturalmente presente em eventos astronômicos, mas que também pode ser reproduzida pelos humanos em laboratório e em reatores nucleares. Essa radiação, contudo, oferece grandes riscos a organismos vivos e podem causar sequelas crônicas no corpo humano.

Quais são os 7 tipos de radiação?

Ele apresenta sete tipos de radiação que interagem de formas diferentes com a matéria e estão presentes em nosso cotidiano, em aplicações tecnológicas, são elas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.

O que a radiação ionizante pode causar?

A radiação ionizante danifica as células cancerígenas, impedindo a progressão da doença, mas também traz consigo efeitos colaterais indesejados como: perda de cabelo, enjoo, cansaço etc.

Qual radiação queima a pele?

Radiação Ultra-Violeta

A UVB, situada entre 290nm e 320nm é prejudicial a quase todas as formas de vida e é a maior responsável pelas lesões na pele.

O que a radiação causa na pele?

Pele: ocorrem vermelhidão e queimaduras, mas a pessoa não sente calor ou um aumento repentino da temperatura. Medula óssea: há o rico de aniquilar a fábrica de células do sangue e de defesa. Isso abre alas para infecções oportunistas.

Qual é o tipo de câncer de pele mais perigoso?

O melanoma cutâneo é o tipo mais raro e mais perigoso câncer de pele. Ele é caracterizado pela formação de células malignas a partir dos melanócitos, as células produtoras de melanina que dão cor à pele, e pode evoluir com metástases e letalidade.

Por que a radiação ultravioleta pode causar câncer?

Ao contrário dos raios UVB - que são mais intensos das 10h às 16h -, os raios UVA têm uma incidência constante durante o dia todo e provocam mutações importantes nas células da pele, danificando sua estrutura. Essas mutações genéticas podem estimular o surgimento do câncer de pele.

Quais são os tipos de câncer de pele?

Câncer de pele melanoma: tem origem nas células produtoras da melanina, substância que determina a cor da pele, e é mais frequente em adultos brancos; Câncer de pele não melanoma: mais frequente no Brasil, responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos registrados no País.

Que tipo de radiação e prejudicial ao ser humano?

Toda e qualquer forma de radiação pode ser prejudicial ao ser humano, mas tudo depende do tempo de exposição e da quantidade de radiação que o indivíduo receber. Alguns prejuízos são: Mutações genéticas (radiações ionizantes) Inflamação dos olhos (ultravioleta e infravermelho)

Quais as 3 radiação?

As radiações Alfa, Beta e Gama possuem diferentes poderes de penetração, isto é, diferentes capacidades para atravessar os materiais. Assim como os raios-X os raios gama são extremamente penetrantes, sendo detido somente por uma parede de concreto ou metal (veja a figura a seguir).

O que e a radiação ionizante?

Radiação ionizante é aquela que tem energia suficiente para remover elétrons dos átomos, criando então os íons (INCA, 2021).

Qual radiação mata?

Depois da exposição a 6 Gy ou mais de radiação, a morte é comum. Contudo, com cuidado médico avançado, é possível que cerca de 50% das pessoas possa sobreviver.

Qual radiação faz mal à saúde?

Por sua vez, radiações como os raios ultravioleta, raios-x e até os raios gama, que são radiações de altíssima energia emitidos em tragédias nucleares tem grande potencial prejudicial para o corpo humano se não forem devidamente controladas.

Qual a radiação emitida pelo celular?

Todos os dispositivos atuais emitem uma pequena quantidade de radiação por meio de radiofrequência do espectro eletromagnético. Por exemplo, até o 4G, os smartphones emitem ondas entre as frequências de 0,7 GHz e 2,7 GHz; a partir do 5G, eles podem emitir até 80 GHz.

Qual é o tipo de radiação solar que é mais prejudicial à saúde humana?

Raios UVA: Raios Ultravioleta A têm muito mais incidência na superfície terrestre do que os Raios UVB, pois independente do clima eles estão presentes desde o nascimento ao pôr do sol. São invisíveis e os mais prejudiciais à saúde humana, por isso a importância da proteção solar todos os dias.

Quais são os efeitos do raio UVC sobre a pele humana?

A exposição aos raios UV é um ataque poderoso na pele, criando danos que podem variar de rugas prematuras a perigosos cânceres de pele. Os danos causados ​​pela exposição aos raios UV são cumulativos e aumenta o risco de câncer de pele ao longo do tempo.

O que os raios UVB causam na pele?

Eles penetram a pele profundamente, causando sinais de envelhecimento precoce. Já os raios UVB causam queimaduras e vermelhidão. Eles atingem a camada superficial da pele e também causam danos à saúde. ¹ Ambos aumentam o risco de câncer de pele.

Qual raio solar faz mal?

Os raios ultravioletas (UV) também são prejudiciais. Existem dois tipos principais para a pele: o UVA, que penetra mais profundamente e é o maior responsável pelo envelhecimento, e o UVB, que penetra menos, e é responsável pelas manchas e pelo câncer de pele.

Artigo anterior
Qual o valor do auxílio emergencial para mãe chefe de família 2021?
Artigo seguinte
Qual a cor de cabelo que deixa a pele mais clara?