Qual o limite de tolerância para ruído contínuo ou intermitente durante a jornada de trabalho de 8 horas?

Perguntado por: Carolina Kyara Leal Morais  |  Última atualização: 4. Februar 2025
Pontuação: 4.3/5 (36 avaliações)

O limite de tolerância para ruído contínuo ou intermitente não deve exceder 85 dB(A), por máxima exposição diária permissível de 8 horas. Conforme o ruído aumenta, o limite diário diminui – em nível de ruído 115 dB(A), o tempo máximo de exposição diária é de 7 minutos.

Qual o limite de tolerância para ruído contínuo ou intermitente?

Não é permitida exposição a níveis de ruído acima de 115 dB(A) para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos." As atividades ou operações que exponham os trabalhadores a níveis de ruído, contínuo ou intermitente, superiores a 115 dB(A), sem proteção adequada, oferecerão risco grave e iminente.

Qual o limite de tolerância para ruído cujo o tempo de exposição é de 8 horas?

Limites de Tolerância. Exemplo: Um trabalhador que exerce suas atividades em jornada de trabalho de 8 horas diárias numa fábrica. O nível de ruído no setor A da fábrica é 95dB. Porém, de acordo com o Ministério do Trabalho, o máximo permitido é 85dB numa jornada de 8 horas.

Qual o limite de tolerância de ruído para uma exposição diária a 8hs de trabalho 85 dB 90 dB 95 dB 115 dB 80 dB?

Os limites de tolerância para ruído contínuo e intermitente adotados pela legislação brasileira são descritos na Norma Regulamentadora de número 15, anexo I como se segue: Nesta tabela podemos notar claramente que o limite de tolerância para 8 horas de exposição é de 85 dB.

É permitido até 85 dB para que carga horária?

Conforme essa norma, o nível máximo permitido para 8 horas de trabalho é de 85 dB.

Qual o limite de tolerância para Ruído Contínuo ou Intermitente e como Calcular a Dose de Ruído?

31 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de ruído contínuo e intermitente?

contínuo: barulho que se mantém relativamente estável por um longo período de tempo; intermitente: ruído que varia a intensidade e tempo de duração ao longo do dia; de impacto: ruído com alta intensidade (elevados decibéis) mas curta duração, proveniente do impacto de materiais.

Quanto tempo o trabalhador pode ficar exposto ao ruído?

O conforto acústico nos ambientes de trabalho é obtido ao se manter o ruído em um limite de tolerância (LT) estabelecido por normas técnicas de Higiene Ocupacional que limitam o valor do ruído contínuo ou intermitente em 85 decibéis (dB), com exposição a 8 horas de trabalho, sem o uso de proteção au- ditiva (MTE, 1978) ...

O que é um ruído intermitente?

Ruído intermitente

Ruído que conta com variações de intensidade, aumentando e diminuindo rapidamente. O barulho de britadeiras, trânsito de cidades ou de um trem ou metrô passando são exemplos do ruído intermitente.

Qual o limiar correto de integração para ruído 80 dB 82 dB ou 85 dB?

Limiar de integração de dose: 80 dB(A); Critério de referência: 85 dB(A); Range de medição: 70 dB(A) a 120 dB(A); Indicador de exposição a níveis de ruído superiores a 115 dB(A);

O que é o limite de tolerância?

15.1.5 Entende-se por "Limite de Tolerância", para os fins desta Norma, a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.

O que são os limites de tolerância?

O nível de tolerância é um conceito que está presente em diversas áreas da vida, desde relacionamentos interpessoais até processos industriais. No contexto social, a tolerância refere-se à capacidade de aceitar e conviver com diferenças e diversidades, sejam elas culturais, religiosas, políticas ou sociais.

Qual NR fala sobre ruído intermitente?

15 (NR-15)

Qual é o limite de tolerância à exposição ao ruído acima do qual não é permitida a exposição sem proteção adequada?

5. Não é permitida exposição a níveis de ruído acima de 115 dB(A) para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos.

Qual o limite de tolerância para 4 horas de exposição ao ruído contínuo ou intermitente de acordo com o anexo 1 da NR 15?

O limite de tolerância para ruído de impacto Page 4 3. será de 130 dB (LINEAR). Nos intervalos entre os picos, o ruído existente deverá ser avaliado como ruído contínuo.

Qual é o nível máximo de ruído permitido ao trabalhador para que esse possa ficar exposto ao agente físico ruído?

"Assim, somente a partir do Decreto 4.882/2003 é que se tornou exigível, no LTCAT e no PPP, a referência ao critério NEN (também chamado de média ponderada) em nível superior à pressão sonora de 85dB, de modo a permitir que a atividade seja computada como especial nos termos do artigo 57 da Lei 8.213/1991", explicou o ...

Qual o limite de tolerância para ruído de acordo com a nr-15 Anexo 1?

Os níveis de impacto deverão ser avaliados em decibéis (dB), com medidor de nível de pressão sonora operando no circuito linear e circuito de resposta para impacto. As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador. O limite de tolerância para ruído de impacto será de 130 dB (linear).

O que é ruído excessivo?

O ruído excessivo é caracterizado como um som indesejável ou perturbador, que pode ser contínuo ou intermitente, e é medido em decibéis (dB) por meio do decibelímetro, equipamento responsável por essa avaliação.

Qual o nível de ruído é considerado insalubre?

Dessa forma, até 05/03/1997, é considerada nociva à saúde a atividade sujeita a ruídos superiores a 80 decibéis, conforme previsão mais benéfica do Decreto nº 53.831/64.

Qual o nível de decibéis permitido por lei?

NBR 10151/2019: Estabelece proibição de ruídos em áreas residenciais acima de 55 decibéis entre 7h e 20h e de 50 decibéis ou mais nos demais horários.

O que diz a NR-15 sobre ruído?

Segundo a NR-15, o ruído pode ser classificado em: Contínuo (estável, com variações máximas de 3 a 5 dB(A). Intermitente (oscilações de maior ou menor intensidade) Ruído de impacto (apresenta picos de ruído com duração menor de 1 segundo).

Quem trabalha com ruído tem direito a insalubridade?

No Brasil, a legislação trabalhista estabelece que os trabalhadores que atuam em ambientes com ruído excessivo têm direito a um adicional de insalubridade, que pode variar de 10% a 40% do salário mínimo, dependendo do grau de exposição ao ruído.

Quais doenças O ruído pode causar?

distúrbios do sono (insônia ou sonolência diurna excessiva); aumento do estresse; perda da capacidade auditiva (se a exposição ao excesso de barulho acontecer por mais de 4 horas ininterruptas, por 20 dias, isso pode resultar na perda de 3% da audição);

Artigo anterior
Quem está isento de PIS e Cofins?
Artigo seguinte
Quais são as seleções favoritas do Mundo?