Quem está isento de PIS e Cofins?

Perguntado por: Benedita Machado Figueiredo  |  Última atualização: 4. Februar 2025
Pontuação: 4.6/5 (52 avaliações)

Empresas de alguns setores, como exportação de serviços têm isenção de PIS e COFINS. Na condição de as receitas advirem de serviços prestados à pessoa física ou jurídica residente ou domiciliada no exterior, cujo pagamento represente ingresso de divisas. Quem exporta mercadorias para o exterior está isento de COFINS.

Quando o PIS e Cofins são isentos?

De acordo com a Medida Provisória (MP) 2.158-35/2001, são isentas do PIS/Pasep e da Cofins as receitas advindas dos serviços prestados à pessoa física ou jurídica residente ou domiciliada no exterior.

Quem não paga PIS e Cofins?

Sim! O PIS e Cofins são contribuições que devem ser pagas especificamente por pessoas jurídicas, ficando de fora da obrigatoriedade desse pagamento apenas as empresas de pequeno porte e microempresas que se enquadram no Simples Nacional.

Quais são as entidades que estão isentas do PIS Pasep e da Cofins?

São consideradas isentas as instituições de caráter filantrópico, recreativo, cultural e científico e as associações civis que prestem os serviços para os quais foram instituídas e coloquem estes serviços à disposição do grupo de pessoas a que se destinem, sem fins lucrativos.

Quem tem que pagar PIS e Cofins?

Art. 6º São contribuintes da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre a receita ou faturamento as pessoas jurídicas de direito privado e as que lhes são equiparadas pela legislação do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ).

PIS e COFINS - Noções Iniciais

43 questões relacionadas encontradas

Quem é obrigado a recolher o PIS?

As seguintes entidades são contribuintes da Contribuição para o PIS/Pasep, incidente sobre a folha de salários: a) templos de qualquer culto; b) partidos políticos; c) instituições de educação e de assistência social que preencham as condições e requisitos do art.

Quem é obrigado a recolher PIS?

A cobrança do PIS/PASEP sobre a folha de pagamentos não é obrigatória a todas as empresas. Apenas os contribuintes que empregam funcionários e estão classificados como entidades sem fins lucrativos, imunes ou dispensadas é que devem recolher essas contribuições sobre a folha de salários.

Quais as empresas isentas do COFINS?

Estarão isentas da Cofins as receitas das atividades próprias das instituições de caráter filantrópico, recreativo, cultural e científico e as associações civis que prestem os serviços para os quais houverem sido instituídas e os coloquem à disposição do grupo de pessoas a que se destinam, sem fins lucrativos, desde ...

Quais empresas são isentas de impostos?

Sim. Instituições sem fins lucrativos, que trabalham em áreas de educação, cultura e assistência social podem ficar livres das obrigações tributárias. Já as micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional podem ficar isentas do Imposto de Renda e do ICMS.

Quais são as empresas imunes?

150, Inciso VI, determina que são consideradas imunes as instituições de educação ou de assistência social que prestem os serviços para os quais houver sido instituída e os coloque à disposição da população em geral, em caráter complementar às atividades do Estado, sem fins lucrativos.

Quem paga PIS e COFINS tomador ou prestador?

A responsabilidade de recolhimento do tributo nesse caso passa ao TOMADOR.

Tem PIS e COFINS no Lucro Presumido?

A alíquota do PIS/Cofins no lucro presumido é de incidência cumulativa. Isso significa que não é possível descontar crédito de nenhum dos impostos nas aquisições. Em outras palavras, a empresa não pode abater valores que já foram recolhidos em operações anteriores.

O que é alíquota zero de PIS e COFINS?

Quando este percentual é zero (0%), mesmo que haja base de cálculo, o resultado é que aquela operação não terá valor de tributo devido. Um exemplo de alíquota zero é o da tabela do Imposto de Renda na Fonte, onde a primeira faixa de tributação corresponde à tributação zero.

Como funciona a tributação de PIS e COFINS?

1) Regime de Incidência Cumulativa

A base de cálculo é a receita operacional bruta da pessoa jurídica, sem deduções em relação a custos, despesas e encargos. Nesse regime, as alíquotas da Contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS são, respectivamente, de 0,65% e de 3%.

Como saber se a empresa é isenta ou não?

Para descobrir se realmente uma empresa é isenta da inscrição, basta procurar pelo seu registro no site oficial, ou entrar em contato com a própria, para descobrir essa informação na hora de preencher esse campo na emissão de uma Nota Fiscal.

Como saber se uma empresa é isenta ou não contribuinte?

Procure no Sintegra o CNPJ da pessoa. Se ela possuir IE, provavelmente ela é um contribuinte. Se não possuir, provavelmente ela é um contribuinte isento.Se ela não aparecer no Sintegra, pode ser que ela seja um não contribuinte.

Quem são isentos de impostos?

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) deste domingo (30) medida provisória que isenta do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF), a partir de 2023, quem recebe até R$ 2.112 por mês.

Quais tipos de instituições são isentas de tributação?

consideram-se isentas as instituições de caráter filantrópico, recreativo, cultural e científico e as associações civis que prestem os serviços para os quais houverem sido instituídas e os coloquem à disposição do grupo de pessoas a que se destinam, sem fins lucrativos; (§ 3º do art.

Quanto à empresa paga de PIS e COFINS?

Considerando a empresa dentro do regime de Lucro Real e havendo o direito aos créditos, neste caso, as alíquotas seriam de 1,65% de PIS e 7,6% de COFINS.

Qual o valor de PIS e COFINS?

No caso do PIS a alíquota utilizada é 0,65 x receita bruta da empresa. E para o Cofins é de 3% x receita bruta da empresa.

É obrigatório o PIS?

Resposta: O campo NIT/PIS/Pasep é de preenchimento obrigatório. Caso o profissional não possua cadastro, deverá providenciar sua inscrição no INSS.

Qual é a regra do PIS?

O valor máximo é pago apenas a pessoas que trabalharam durante o ano-base completo. Para os demais, o valor é proporcional à quantidade de meses trabalhados no ano-base. O abono salarial, atualmente, é pago dois anos após o ano-base, por conta de alguns atrasos ocorridos nos pagamentos durante a pandemia da Covid-19.

Como saber se o produto é tributado PIS e COFINS?

Onde verificar a tributação de PIS e COFINS por NCM?
  1. 1 - Acesse o ícone 'Tributação IPI/PIS/COFINS por NCM';
  2. 2 - No quadro Filtro, no campo Código NCM, clique no botão para que o sistema entre em 'modo consulta', e selecione o NCM desejado;
  3. OBS: O sistema irá listar todos os NCM's do módulo Escrita Fiscal.

Quando a alíquota é zero?

A alíquota zero é expressão utilizada pela Administração Tributária, que concede ao contribuinte situação de não-pagamento - semelhante à isenção - porém, sem obediência ao princípio da legalidade, que exige que não haja tributação em dois casos: imunidade e isenção.

Qual a diferença entre alíquota zero e isenção?

A isenção e alíquota zero são fenômenos idênticos. A isenção decorre de norma que restringe a regra matriz de tributária e impede a consequente formação de obrigação tributária.

Artigo anterior
Quem governa uma monarquia?
Artigo seguinte
Qual o limite de tolerância para ruído contínuo ou intermitente durante a jornada de trabalho de 8 horas?