Qual é a classe do furosemida?

Perguntado por: Gil Matias de Morais  |  Última atualização: 24. April 2024
Pontuação: 4.7/5 (42 avaliações)

Furosemida é um medicamento diurético, intensificador da excreção de urina e sódio pelo organismo. É um inibidor de indicação e, consequentemente, uso na remoção de edema devido a problemas cardíacos, hepáticos ou renais.

Qual é a classe farmacológica de furosemida?

A furosemida é um diurético e anti- hipertensivo da classe dos inibidores do simportador Na+-K+-2Cl- (diuréticos de alça), que se caracteriza por apresentar uma alta eficácia terapêutica que se manifesta rapidamente após a sua administração (1 a 3 horas), e cuja duração é relativamente curta (6 a 8 horas).

Qual é o mecanismo de ação da furosemida?

Mecanismo de ação

A Furosemida bloqueia o sistema cotransportador de Na+K+2Cl- localizado na membrana celular luminal do ramo ascendente da alça de Henle; portanto, a eficácia da ação salurética da Furosemida depende do fármaco alcançar o lúmen tubular via um mecanismo de transporte aniônico.

Qual é a função do furosemida?

Furosemida apresenta efeito diurético (promove a excreção da urina) e anti-hipertensivo (auxilia no tratamento da pressão alta).

Qual a classe farmacológica do hidroclorotiazida?

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? O princípio ativo hidroclorotiazida pertence à classe de substâncias tiazídas. Esta substância tem uma ação diurética, isto é, aumenta a eliminação de líquidos do organismo através da urina.

LASIX - Furosemida: para que serve, como usar e efeitos colaterais

21 questões relacionadas encontradas

Qual a classe farmacológica do losartana?

Losartana potássica é fármaco anti-hipertensivo da classe dos antagonistas dos receptores da angiotensina II (ARA 2). incluíram ensaios antigos e os mais recentes confirmam a conclusão de que inibidores da ECA e os ARA 2 têm um mesmo efeito preventivo sobre o enfarte do miocárdio.

Qual a diferença de furosemida e hidroclorotiazida?

Ambos são diuréticos. No entanto, tem indicações diferentes. Hidrocloratiazida é utilizada principalmente para o controle da hipertensão. Já a Furosemida, é utilizada para controle de condições como: insuficiência cardíaca, insuficiência renal e cirrose.

Qual é a via de administração da furosemida?

A administração pode ser feita por via Intravenosa e Intramuscular. Administração Intramuscular: deve ser realizada com restrição, somente casos excepcionais nos quais a administração oral ou intravenosa não é possível.

Quando indicar furosemida?

Indicações. O uso da Furosemida está indicado nas seguintes situações: edemas devido a doenças cardíacas e renais, ascite, edema pulmonar, edemas cerebrais, edemas devido a queimaduras, crises hipertensivas (em adição a outras medidas anti-hipertensivas), indução de diurese forçada em envenenamentos.

Qual é a contra indicação do furosemida?

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Em pacientes idosos, a eliminação da furosemida é diminuída devido à redução na função dos rins. A ação diurética da furosemida pode levar ou contribuir para hipovolemia e desidratação, especialmente em pacientes idosos.

Quais são os três tipos de diuréticos?

  • 1) Diuréticos de Alça: São os mais potentes e utilizados. ...
  • 2) Diuréticos Tiazídicos: ...
  • 3) Diuréticos Poupadores de Potássio: ...
  • 1) Diuréticos de Alça: ...
  • 2) Diuréticos Tiazídicos: ...
  • 3) Diuréticos Poupadores de Potássio: ...
  • 1)Insuficiência Cardíaca Sistólica Crônica. ...
  • 2) Insuficiência Cardíaca Sistólica Aguda.

Porque a furosemida causa hipocalemia?

Os diuréticos de alça, como a furosemida e a bumetanida, são mais utilizados para o controle de edema e a congestão pulmonar do que para o manejo da pressão arterial (PA) elevada. Os diuréticos de alça diminuem aa reabsorção de cálcio e magnésio, que resulta em hipocalcemia, hipocalemia e hipomagnesemia.

Qual é a função do diurético?

Os diuréticos são medicamentos que atuam no funcionamento dos rins, interferindo no processo de filtração e reabsorção de água e sais e aumentando a quantidade de urina produzida pelo organismo. Eles são utilizados para o tratamento de algumas doenças como hipertensão e insuficiência renal e cardíaca.

Qual o melhor remédio para desinchar?

Hidroclorotiazida e espironolactona. Trata-se de uma combinação de 2 tipos distintos de diuréticos (Aldazida), indicados para o tratamento da pressão alta e inchaços causados por doenças ou problemas no coração, fígado ou rins.

Como a furosemida age no sistema renal?

A furosemida é conhecida por sua ação nos túbulos renais, em especial na alça ascendente de Henle, daí ser denominada de “diurético de alça” (BRENNER, 1996). O aumento do volume urinário se dá como decorrência da menor reabsorção tubular de sódio, já que este eletrólito é bastante reabsorvido neste segmento tubular.

Qual posologia do furosemida?

diurético: iniciar com 20 a 80 mg, por dia, em dose única. Se necessário, aumentar a dose em 20 a 40 mg a cada 6 ou 8 horas até obter o efeito desejado. Manutenção: 20 a 40 mg por dia, de preferência em dose única. hipertensão: iniciar com 40 mg, 2 vezes por dia; ajustar a dose de acordo com a resposta clínica.

Pode diluir furosemida EV?

​Pode ser administrado sem diluição, ou diluir em SF, SG 5%, Ringer ou Ringer lactato, em uma concentração de 1-2mg/mL. Concentração máxima: 10mg/mL. Via Oral: Os comprimidos devem ser ingeridos com líquido, por via oral e com o estômago vazio.

Qual é a classe dos diuréticos?

Os diuréticos são divididos em cinco classes (osmóticos, inibidores da ani- drase carbônica, de alça, tiazídicos e poupadores de potássio).

Qual é o diurético mais forte?

Em resumo, há evidências substanciais de que a clortalidona em relação a hidroclorotiazida deve ser a diurético de escolha nos hipertensos5.

Qual o melhor diurético para inchaço?

3 DRINKS DIURÉTICOS PARA DESINCHAR E ELIMINAR A RETENÇÃO DE LÍQUIDO
  • MELANCIA. O suco de melancia é ótimo para reduzir a retenção de líquidos e eliminar as toxinas do corpo, ajudando a desintoxicar e diminuir o inchaço do corpo, principalmente das pernas e rosto. ...
  • MAÇÃ COM MELÃO E GENGIBRE. ...
  • ABACAXI E LIMÃO.

Qual a classe farmacológica do atenolol?

O atenolol é um bloqueador beta-1 seletivo (isto é, age preferencialmente sobre os receptores adrenérgicos beta-1 do coração), no entanto, a seletividade diminui com o aumento da dose.

Artigo anterior
Quantos kg de costela tem um boi?
Artigo seguinte
Quanto custa o peeling do Mar Morto?