Quanto tempo dura o período de graça do INSS?

Perguntado por: João Artur Oliveira Melo Santos  |  Última atualização: 25. April 2024
Pontuação: 4.4/5 (61 avaliações)

Empregados, trabalhadores avulsos, contribuintes individuais e segurados especiais. No caso dos empregados, trabalhadores avulsos, contribuintes individuais e segurados especiais que deixam de exercer atividade remunerada, a princípio, o período de graça dura 12 meses a partir da cessação das contribuições.

Quem tem direito a 24 meses de período de graça?

Tem direito ao período de graça quem possui qualidade de segurado do INSS. Dentre as categorias estão: empregados CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), empregado doméstico, trabalhador avulso, segurado especial, segurado facultativo, contribuinte individual e MEI (Microempreendedor Individual).

Quanto tempo a pessoa fica segurada no INSS depois de sair do emprego?

Período de graça dos segurados. Os segurados obrigatórios têm, no mínimo, 12 meses de período de graça. Isso significa que se um empregado for demitido, por exemplo, ele mantém a qualidade de segurado por mais 12 meses.

Qual o prazo para perder a qualidade de segurado do INSS?

Como regra, um dos requisitos para a concessão do auxílio-doença ou da aposentadoria por invalidez exigem 12 meses de carência. Portanto, caso venha a perder a qualidade de segurado, você vai precisar contar com pelo menos 6 meses de carência na nova filiação para voltar a ter direito a estes benefícios.

Qual o período de graça após a cessação do benefício?

O período de graça do auxílio-doença voltou a ser de 12 meses após a cessação do benefício, conforme a edição do decreto 10.491/2020. Contudo, esse prazo pode ser aumentado se cumprir os critérios de prorrogação.

Manutenção da qualidade de segurado e período de graça INSS

28 questões relacionadas encontradas

Como fazer a contagem do período de graça?

Imagine, por exemplo, que uma pessoa tenha ficado desempregada no dia 14/10/2020, o período de graça só vai começar a ser contado a partir do dia 01/11/2020. Ou seja, mesmo que o contrato de trabalho acabe no início do mês, a contagem dele começará no mês seguinte ao do fim do vínculo.

Como saber se ainda estou na qualidade de segurado?

É possível realizar a consulta do benefício do INSS pelo CPF através de 4 métodos principais para:
  1. Site do Meu INSS;
  2. No aplicativo Meu INSS;
  3. Descobrir o número pela Central 135;
  4. Descobrir o número na agência do INSS.

Quantas contribuições são necessárias para recuperar a qualidade de segurado?

Para recuperar a qualidade de segurado, é necessário realizar 6 contribuições, de acordo com as regras estabelecidas pelo INSS. O número de contribuições necessárias varia de acordo com o tipo de benefício que se pretende solicitar e isso se chama “carência”.

Quem parou de contribuir para o INSS pode voltar a pagar?

Quem é segurado obrigatório da previdência, ou seja, quem exerce atividade remunerada, poderá pagar INSS retroativo a qualquer tempo. Desse modo, se o débito for referente aos últimos 5 anos a guia de pagamento pode ser realizada diretamente no site do INSS.

Quantas contribuições são necessárias para ter direito aos benefícios no INSS?

Para aqueles inscritos após 24/7/1991, a carência é de 180 contribuições. A aposentadoria por invalidez e o auxílio-doença exigem 12 contribuições mensais; o auxílio-acidente, o salário-família, a pensão por morte e o auxílio-reclusão não têm carência.

Quem tem direito a 36 meses de período de graça?

Recolhimento de mais de 120 contribuições mensais sem pausa e comprovação do desemprego : possuirá um período de graça total de 36 meses (artigo 15, inciso II c. c. artigo 15, § 1º e § 2º)...

Como fica a rescisão após auxílio-doença?

Após a alta, o segurado que recebia o auxílio-doença acidentário continua com estabilidade no emprego por mais 12 meses, de acordo com as leis trabalhistas. O mesmo, entretanto, não ocorre com a pessoa que recebia o auxílio-doença comum. Nesse caso, ela pode ser demitida pela empresa após o seu retorno ao trabalho.

Qual o tipo de doença que a empresa não pode demitir?

Assim, o empregado portador de doença grave, como HIV, câncer, diabetes, doenças cardíacas, hepatite, tuberculose, alcoolismo crônico, depressão, dentre outras, não poderá ser dispensado de forma arbitrária pelo empregador.

Quando a pessoa perde a qualidade de segurado?

Como se perde a qualidade de segurado? Se você deixou de contribuir, usufruiu o período de graça e ao final não fez mais nenhuma contribuição, infelizmente você perdeu a sua qualidade de segurado.

Qual a diferença de qualidade de segurado e período de graça?

De forma geral, a carência é o tempo que o trabalhador deve ter contribuído para conseguir receber algum benefício. A qualidade do segurado é o que todos os contribuintes tem direito por estarem em dia com o pagamento. Já o período de graça é o tempo de “tolerância” após não estar mais contribuindo.

Como se conta a carência no INSS?

Como calcular a Carência do INSS? Para calcular a carência do INSS, basta somar o período de todas as contribuições realizadas, desde o início do das contribuições até a data de entrada do requerimento (DER). O cálculo da carência considera qualquer dia trabalhado em um mês como equivalente ao período completo.

Quanto tempo pode ficar sem contribuir?

Para os trabalhadores autônomos e facultativos, é permitido o pagamento de contribuições atrasadas, desde que não ultrapasse o período dos últimos 5 anos.

Como pagar o restante do INSS para se aposentar?

Você também pode fazer o pedido de pagamento dos atrasados do INSS por via judicial. O processo, então, é mandado para um Contador Judicial, que realiza os cálculos e mostra qual o valor que o INSS precisa pagar ao beneficiário. Já o pagamento em si é feito por uma requisição de pequeno valor (RPV) ou precatório.

Qual a idade para aposentadoria para quem nunca contribuiu?

Aposentadoria por idade com Direito Adquirido: Essa regra se aplica a quem completou os requisitos necessários antes de 12/11/2019. Para homens, a idade mínima é de 65 anos, enquanto para mulheres é de 60 anos.

Qual o período de graça para o contribuinte individual?

No caso dos empregados, trabalhadores avulsos, contribuintes individuais e segurados especiais que deixam de exercer atividade remunerada, o período de graça dura 12 meses a partir da cessação das contribuições.

Teve 120 ou mais contribuições sem perder a qualidade de segurado?

O pagamento de mais de 120 contribuições mensais, sem interrupção que acarrete a perda da qualidade de segurado garante a prorrogação do período de graça, previsto no art. 15 , § 1º , da Lei 8.213 /91.

O que é tempo de carência do INSS?

O que é o período de carência? O período de carência é chamado o tempo mínimo de meses que o trabalhador contribuiu para o INSS. No caso das aposentadorias em geral, geralmente é exigida a carência mínima de 180 meses.

Qual a diferença entre qualidade de segurado e carência?

Portanto, qualidade de segurado e carência diferem-se no momento em que a qualidade de segurado é a qualidade atribuída ao segurado que contribuiu ao regime geral, no passo em que a carência é número mínimo de contribuições exigidas para se ter direito a um benefício previdenciário.

O que comprova a qualidade de segurado?

Toda pessoa física filiada ao RGPS e que faz pagamentos mensais a título de contribuição pra esse sistema, tem a qualidade de segurado. Sendo assim, todo mundo que “paga o INSS” é segurado!

Como ativar a qualidade de segurado?

Para adquirir a qualidade de segurado é necessário estar matriculado na Previdência Social e ter todos os pagamentos em dia. Os filiados ao INSS mencionados acima, enquanto estiverem efetuando recolhimentos mensais, automaticamente possuem esta qualidade e são considerados “segurados” do INSS.

Artigo anterior
Qual o principal conceito de Durkheim?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura o efeito do alprazolam?