Qual o índice de correção monetária para honorários advocatícios?

Perguntado por: Ricardo Esteves Nascimento  |  Última atualização: 11. August 2024
Pontuação: 4.7/5 (65 avaliações)

O IPCA-E é o índice de correção monetária aplicável na atualização dos honorários advocatícios, pois melhor reflete a real inflação no decurso do tempo.

Como é feita a atualização dos honorários advocatícios?

JUROS E CORREÇÃO MONETÁRIA. Fixados os honorários advocatícios em percentual sobre o valor da causa, a atualização monetária incide desde o ajuizamento da ação (Súmula 14 /STJ) e os juros de mora a partir da data da citação na execução ou intimação no cumprimento de sentença.

Qual o termo inicial da correção monetária dos honorários advocatícios?

De acordo com a jurisprudência deste Tribunal Superior, o termo inicial dos juros moratórios no cálculo dos honorários advocatícios é a partir do trânsito em julgado da sentença. 3.

Desde quando incidem correção monetária honorários de sucumbência?

CORREÇÃO MONETÁRIA. DATA DO ARBITRAMENTO. Nos termos da jurisprudência desta Corte Superior, a correção monetária tem incidência a partir da data do arbitramento da verba honorária ou de sua majoração.

Como calcular juros e correção monetária honorários sucumbenciais?

Advogado: percentual dos honorários advocatícios de sucumbência é aplicado sobre a soma do valor original atualizado + valor dos juros + valor da multa. Caso o honorário de sucumbência seja em valor monetário, será atualizado e somado aos valores anteriormente obtidos.

Como fazer CORREÇÃO MONETÁRIA? Cálculos judiciais

19 questões relacionadas encontradas

Como atualizar valor de honorários de sucumbência?

85 do CPC/2015 constitui a regra geral no sentido de que os honorários sucumbenciais devem fixados no patamar de 10% (dez por cento) a 20% (vinte por cento) sobre o valor da condenação, do proveito econômico obtido ou do valor atualizado da causa.

Tem juros sobre honorários advocatícios?

Não incidem juros de mora sobre os honorários advocatícios na ocasião em que a sua fixação é estabelecida em percentual do montante total da condenação devidamente atualizado, ou seja, quando sobre sua base de cálculo já houver o cômputo daqueles acessórios.

O que diz a Súmula 362 do STJ?

Súmula 362 do STJ: "A correção monetária do valor da indenização do dano moral incide desde a data do arbitramento."

Quando incide juros nos honorários sucumbenciais?

Desse modo, o termo inicial dos juros de mora incidentes sobre os honorários sucumbenciais é o dia seguinte ao transcurso do prazo recursal.

Qual é a base de cálculo dos honorários advocatícios sucumbenciais?

85 veicula a regra geral, de aplicação obrigatória, de que os honorários advocatícios sucumbenciais devem ser fixados no patamar de dez a vinte por cento, subsequentemente calculados sobre o valor: (I) da condenação; ou (II) do proveito econômico obtido; ou (III) do valor atualizado da causa; (5.2) que o § 8º do art.

Como calcular honorários de sucumbência sobre o valor atualizado da causa?

Como calcular os honorários de sucumbência? Para calcular o valor dos honorários de sucumbência, será necessário saber o valor total da causa ganha. O Código de Processo Civil determina que o valor deve representar de 10% a 20% do valor total da causa.

Qual o termo inicial para atualização honorários sucumbenciais?

O termo inicial dos juros de mora incidentes sobre os honorários advocatícios sucumbenciais é a data da intimação para pagamento.

Quais são os três tipos de honorários advocatícios?

Quais são os tipos de honorários advocatícios?
  • Honorários Contratuais: ...
  • Honorários Sucumbenciais: ...
  • Honorários Arbitrados. ...
  • Honorários Assistenciais.

Como calcular juros de honorarios Advocaticios?

Para esse cálculo, você deve dividir o valor total das despesas fixas e variáveis pelas horas produtivas. A esse valor, é preciso adicionar a margem de lucro pretendida (20%, por exemplo). O valor da hora pode usado como referência no cálculo dos honorários, juntamente à tabela da OAB.

O que diz a Súmula 14 do STJ?

Correção monetária - Honorários de advogado. Quando os honorários de advogado são arbitrados sobre o valor da causa, a correção monetária deve ser calculada a partir do ajuizamento da ação porque esta é uma das hipóteses incluída nos demais casos de que fala o § 2.0.

Qual é o valor máximo que um advogado pode cobrar?

Em teoria, o advogado pode cobrar mais de 30 por cento, de acordo com a sua realidade, a complexidade da causa e a situação econômica regional ou do cliente. 🤓 Mas, é preciso ter atenção, porque o TED da OAB/SP e o STJ já fixaram, em mais de uma oportunidade, o limite de 30% de honorários (como você viu no tópico 5.2).

Quando começa a correr juros e correção monetária?

1. A correção monetária do valor do dano moral começa a correr da data em que fixado. 2. Os juros legais devem ser calculados em 0,5% ao mês até a entrada do novo Código Civil e a partir daí de acordo com o respectivo art.

Como fazer o cálculo de juros e correção monetária?

O cálculo da correção monetária é feito multiplicando a quantia original pela variação do índice no período em que o valor ficou defasado. Dessa forma, é possível atualizar o montante para que ele seja equivalente em termos de poder aquisitivo em determinada data.

Como são fixados os honorários advocatícios de sucumbência na sentença?

O valor dos honorários sucumbenciais varia de acordo com o caso, sendo determinado pelo juiz com base no trabalho realizado pelo advogado, complexidade do caso, valor da causa e tempo dedicado ao processo. Não há um valor fixo, mas uma análise individual feita pelo juiz.

O que diz a Súmula 608 do STJ?

608/STJ. Assegura-se ao usuário, ex-empregado, o direito de manutenção previsto no art. 30 da Lei n. 9.656/1998, na hipótese de plano coletivo contratado por uma associação, em benefício de seus associados, mas custeado parcialmente pela empregadora.

O que diz a Súmula 439 do TST?

APLICAÇÃO DA SÚMULA N.º 439 DO TST. Em se tratando de pedido de indenização por danos morais e estéticos decorrentes de acidente do trabalho, os juros de mora são devidos a partir do ajuizamento da Reclamação e a correção monetária a partir da sentença que reconheceu a procedência do pedido.

O que diz a Súmula 241 do STJ?

A reincidência penal não pode ser considerada como circunstância agravante e, simultaneamente, como circunstância judicial.

Sou obrigado a pagar honorários advocatícios?

Os honorários advocatícios só podem ser cobrados judicialmente, ou seja, quando o credor tem que se socorrer do poder judiciário e passa a ser obrigado a contratar um advogado. Do contrário, quem deve arcar com esses honorários é o próprio credor que contratou o advogado.

Como calcular honorários advocatícios em cumprimento de sentença?

A base de cálculo sobre a qual incidem os honorários advocatícios devidos em cumprimento de sentença é o valor da dívida (quantia fixada em sentença ou na liquidação), acrescido das custas processuais, se houver, sem a inclusão da multa de 10% (dez por cento) pelo descumprimento da obrigação dentro do prazo legal (art.

Como funciona a cobrança de honorários advocatícios?

São os honorários combinados entre advogado e cliente, normalmente através de um contrato escrito (veja um modelo de contrato de honorários advocatícios). Ou seja, é o valor que o cliente paga para o seu próprio advogado. Esta espécie de honorários pode ser cobrada de várias formas, tudo depende do que for combinado.

Artigo anterior
Qual a importância da Ética Empresarial e responsabilidade social nas Organizações?
Artigo seguinte
Quem julga agravo de instrumento na Justiça do Trabalho?