Quem julga agravo de instrumento na Justiça do Trabalho?

Perguntado por: Henrique Costa Assunção  |  Última atualização: 11. August 2024
Pontuação: 4.6/5 (32 avaliações)

É exercitável em qualquer grau de jurisdição, contudo, será julgado apenas pelo Tribunal Regional ou Superior, conforme for o caso.

Quem julga o agravo de instrumento na Justiça do Trabalho?

Quem julga o agravo de instrumento no processo do trabalho? O recurso é julgado pelo tribunal ad quem, aquele que seria responsável pelo julgamento do recurso que foi trancado.

Quem é competente para julgar agravo de instrumento?

O recurso é dirigido ao Tribunal de Justiça específico ou ao Superior Tribunal de Justiça, pois é um pedido de reanálise de uma decisão interlocutória tomada pelo juiz designado para o processo em primeira instância.

Qual o prazo para o TST julgar um agravo de instrumento?

Atualmente o tempo médio de tramitação está em 627 dias. Alguns advogados alegam que esse prazo não é ruim, mas argumentam que as variações de entrega por parte dos juízes podem atrapalhar o andamento desses julgamentos.

O que acontece depois do agravo de instrumento trabalhista?

O agravo será julgado pelo Tribunal que seria competente para conhecer do recurso denegado. (§ 4º do art. 897 da CLT). O agravado será intimado para oferecer resposta ao agravo e ao recurso principal, instruindo aquele com as peças que considerar necessárias ao julgamento de ambos os recursos.

JURIDIQUÊS - O que é Agravo de Instrumento ? Para que serve este recurso judicial?

44 questões relacionadas encontradas

Como funciona o julgamento do agravo de instrumento?

O agravo de instrumento possui juízo de retratação, que encontra-se previsto no art. 1.018 do CPC. Nesse sentido, o juízo de retratação possibilita ao magistrado a quo, quem proferiu a decisão agravada, modificar o seu entendimento, levando em consideração as razões trazidas pelo agravante no recurso.

Qual é a resposta ao agravo de instrumento?

Após a apresentação da contraminuta de agravo de instrumento, o processo entra na fase de análise pelo tribunal competente. O tribunal irá revisar as informações e argumentos apresentados pelas partes no agravo de instrumento e na contraminuta para tomar uma decisão sobre a questão em disputa.

O que acontece quando o agravo de instrumento é negado no TST?

Despacho monocrático do Relator no TST, que denega seguimento a agravo de instrumento, somente é impugnável pelos embargos de declaração, nos termos da Orientação Jurisprudencial nº 74 da SBDI-2 do TST, e pelo recurso de agravo, assentado no art. 245 do RITST.

O que vem depois de um agravo de instrumento?

Assim, se as matérias passíveis de agravo de instrumento estiverem contidas na sentença, deverão ser abordadas na apelação. Todas as questões resolvidas por decisões interlocutórias, não agraváveis, também são objeto da apelação. Se essas decisões forem desfavoráveis ao vencedor, serão impugnadas nas contrarrazões.

Quando um processo trabalhista vai para o TST demora muito?

Se for um processo com recursos no Tribunal Estadual ou se houver perícias, então o processo pode durar, em média, de dois a três anos; Caso o processo seja mais complexo, de alto custo, e tenha recurso junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), então o processo pode correr por vários anos.

O que vem depois do agravo de instrumento no TST?

Caso o juiz impeça o curso do Agravo de Instrumento, cabe a interposição de Reclamação Correicional na Corregedoria.

Quanto tempo demora o julgamento de agravo?

O relator solicitará dia para julgamento em prazo não superior a 1 (um) mês da intimação do agravado. PRAZO PARA JULGAMENTO: máximo de 1 mês para julgar agravo, tendo como termo inicial a intimação do agravado.

Quantos desembargadores julgam o agravo de instrumento?

Órgão Julgador, composto por, no mínimo, três Desembargadores (ou Juízes Convocados), que, em conjunto, julgam os processos no Tribunal.

Qual o endereçamento do agravo de instrumento trabalhista?

Endereçamento. O Agravo de Instrumento é interposto diretamente ao tribunal ad quem (diretamente a quem irá julgar, e não ao juiz de origem). Em regra, ele é encaminhado ao Desembargador Presidente do Tribunal, que fará o encaminhamento pertinente.

Quando é negado seguimento de recurso no TST o que vem depois?

Qual recurso depois do TST? Após decisão do juiz sobre quaisquer desses recursos, é possível ingressar com um novo recurso, chamado de "agravo de petição", no prazo de oito dias.

O que acontece depois da decisão monocrática no TST?

Nos termos do artigo 1.021 do CPC/2015 (de aplicação subsidiária ao processo do trabalho) e da Súmula 435 , do TST, a decisão monocrática é passível de agravo ao órgão colegiado competente para julgar o recurso. Precedentes.

O que vem depois de um agravo de instrumento negado?

O RECURSO CABÍVEL CONTRA DECISÃO QUE NEGA SEGUIMENTO A AGRAVO DE INSTRUMENTO É O AGRAVO INTERNO, A TEOR DO ART. 557 , § 1º , DO CPC , E NÃO O AGRAVO REGIMENTAL. APLICÁVEL, CONTUDO, O PRINCÍPIO DA FUNGIBILIDADE RECURSAL.

Qual é o valor da causa em agravo de instrumento?

SÚMULA Nº 5 /STJ. 1. O valor da causa deve corresponder ao valor do contrato, ou seja, o proveito econômico pretendido na demanda.

QUEM é o agravante no agravo de instrumento?

No recurso de agravo de instrumento existe a figura do agravante, aquele que entra com o recurso, e a figura do agravado, aquele que é recorrido. O agravante deve formar o “instrumento”, uma nova peça processual a ser entregue ao Tribunal competente para que o pedido seja analisado.

Qual é o último recurso de um processo trabalhista?

O último recurso de um processo no TST é chamado de Recurso Extraordinário.

O que acontece quando o agravo é negado?

Quando o agravo interno for declarado manifestamente inadmissível ou improcedente em votação unânime, o órgão colegiado, em decisão fundamentada, condenará o agravante a pagar ao agravado multa fixada entre um e cinco por cento do valor atualizado da causa.

Qual é o objetivo do agravo de instrumento?

recurso de agravo de instrumento é cabível contra deliberações tomadas pelo juiz no curso do processo, conhecidas como decisões interlocutórias, antes da sentença. Seu objetivo é buscar a reforma ou invalidação desses vereditos, evitando assim causar danos graves e irreversíveis a uma das partes.

Tem Contrarrazoes no agravo de instrumento?

Contrarrazões de agravo de instrumento no novo cpc, em linguagem bem simples, é como se fosse a contestação. É o momento em que abre o prazo para que você consiga contra argumentar o que foi colocado no agravo de instrumento.

O que vem depois da decisão?

Sentença, decisão interlocutória, despacho e acórdão.

Quais decisões não cabe agravo de instrumento?

Não cabe agravo de instrumento contra decisão interlocutória que verse sobre instrução probatória; também não cabe mandado de segurança; essa decisão deverá ser impugnada por ocasião da apelação.

Artigo anterior
Qual o índice de correção monetária para honorários advocatícios?
Artigo seguinte
Quem tem manchas de melasma pode usar hidroquinona?