Como reduzir a compulsão por doces?

Perguntado por: Ivan João de Miranda  |  Última atualização: 22. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (66 avaliações)

9 ideias para controlar a compulsão por doces
  1. Escolha a sobremesa ideal. Prefira os doces com castanhas ou frutas. ...
  2. Prefira os doces feitos em casa. ...
  3. Aposte nos sabores fortes. ...
  4. Acerte na hora. ...
  5. Divida a sobremesa. ...
  6. Congele os doces. ...
  7. Cheire o chocolate. ...
  8. Masque chiclete.

O que inibe a vontade de comer doces?

Os alimentos ricos em proteínas e gorduras boas, como carne magra, peixe, ovos, laticínios integrais, abacate, soja e nozes, aumentam a sensação de saciedade, reduzem a fome e ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, o que contribui para diminuir a vontade de comer doce.

O que causa compulsão por doce?

Segundo o ginecologista, quando alimentos ricos em gordura, açúcar ou cafeína são ingeridos, áreas do cérebro responsáveis pelo vício são ativadas, semelhante ao que acontece com quem bebe ou fuma, por exemplo. No caso dos doces, quem gosta muito tem o cérebro 'viciado' pelos circuitos de prazer que o alimento ativa.

Como deixar de ter compulsão por doces?

Mexa-se para o doce não mexer com você. Cheirar um doce ou um chocolate, segundo os especialistas, é uma maneira bem eficiente de driblar a vontade de consumir doces. O olfato é muito eficiente ao ativar os receptores do cérebro. Essa é uma forma de enganar o seu desejo e diminuir o consumo imediato de açúcar.

Como saber se você é viciada em doce?

Está viciada em açúcar? Faça este teste e descubra já
  1. Percorra a galeria de imagens acima para ver os sinais e sintomas de dependência do consumo de açúcar.
  2. Cansaço.
  3. Sonolência.
  4. Ansiedade.
  5. Tremores e taquicardia.
  6. Rápida sensação de fraqueza.
  7. Dificuldade em concentrar-se.
  8. Irritabilidade.

ACABE COM A COMPULSÃO POR DOCES fazendo apenas isso!

45 questões relacionadas encontradas

Porque não consigo mais comer doce?

Na população, a prevalência de intolerância a lactose é muito grande”, diz. Ou seja, boa parte da população não consegue absorver a lactose, um tipo de açúcar presente no leite, e por consequência acaba passando mal depois de ingerir alimentos à base de leite e derivados, como pudim, bolos, chocolates e bolachas.

O que é avidez por doces?

Aquele desejo incontrolável que costuma aparecer todos os dias a partir do final da tarde é comumente causado pela queda da serotonina, um neurotransmissor ligado à sensação de bem estar e de saciedade. ...

O que pode substituir a vontade de comer doce?

  • Chocolate amargo. Se a sua maior tentação é o chocolate, dê preferência à versão amarga, com pelo menos 70% de cacau. ...
  • Frutas assadas. ...
  • Mingau de aveia. ...
  • Mix de nozes e castanhas. ...
  • Frutas secas. ...
  • Sorvete de frutas caseiro. ...
  • Uva congelada. ...
  • Chicletes e balas sem açúcar.

O que fazer para substituir o chocolate?

Diante de tudo isso, existe um excelente substituto para o chocolate: a alfarroba. A alfarroba ou carob, em inglês, é um fruto da alfarrobeira, uma árvore nativa da costa do Mediterrâneo. Seu consumo tem aumentado bastante, por ser mais saudável e menos calórico. Ela apresenta cor marrom escuro e sabor adocicado.

O que significa muita vontade de comer chocolate?

A compulsão por doces está relacionada, muitas vezes, à deficiência de certos neurotransmissores. Segundo Tostes, hábitos alimentares noturnos estão, em geral, ligados a falta de serotonina. Já quando essa necessidade surge depois do almoço ou durante o dia, por exemplo, pode ser devido a deficiência de dopamina.

É normal não gostar de doce?

E, mesmo assim, há quem não goste de doce. E isso é extremamente… normal. Normal porque as pessoas são diferentes e, portanto, tem gostos diferentes.

Qual a doença que tem que comer doce?

"O excesso de açúcar em uma dieta pode levar à diabetes, mas antes disso, a problemas circulatórios, oculares, deficiência de cicatrização, perda de sensibilidade nas extremidades e lesões em órgãos, como rins e cérebro, olhos (retina).

O que acontece com quem come doce todos os dias?

Quando há ingestão de açúcar em excesso, a insulina produzida deixa de ser suficiente, o que faz o pâncreas trabalhar mais e mais, até que atinja sua capacidade máxima, entrando em falência e produzindo pouca insulina. "Isso pode resultar em diabetes", alerta Perales.

Como saber se sou viciado em chocolate?

O que caracteriza um quadro de compulsão por chocolate?
  1. Comer grandes quantidades em pouco tempo.
  2. Perda de controle.
  3. Comer sem vontade.
  4. Geralmente, acontece quando a pessoa está sozinha.
  5. Após o ato, os pacientes costumam relatar sensação de constrangimento ou culpa.

O que é uma pessoa chocólatra?

substantivo masculino e feminino Pessoa viciada em chocolate. ... Que gosta muito de chocolate ou não consegue viver sem chocolate. Etimologia (origem da palavra chocólatra). Choco/late/ + latra.

O que fazer quando se é viciado em chocolate?

Coma chocolate com frutas ou nozes, como daqueles saquinhos sortidos, para reduzir o consumo geral do doce. Assim, você vai ingerir nutrientes saudáveis e limitar o volume de chocolate em si. Comece a ingerir mais magnésio no dia a dia para ficar com menos vontade de chocolate.

Como saber se você é chocólatra?

Muitas vezes, sente arrependimento seguido de vômito. O viciado também pode ter outras atitudes, como comer escondido, por sentir-se constrangido ou para não ter que dividir, e até sair na chuva ou de madrugada para comprar a guloseima. Ou seja: o chocólatra não consegue viver sem chocolate.

Quais são os benefícios do chocolate?

Entenda os benefícios do chocolate na saúde
  • O chocolate proporciona uma grande sensação de bem-estar.
  • O consumo moderado de chocolate melhora o fluxo arterial.
  • Seu alto poder hidratante torna-o queridinho também no setor estético.
  • Contribui para a saúde cerebral, reduzindo danos de acidente vascular cerebral.

Como doce todos os dias?

A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que as pessoas limitem a quantidade de doces do dia a 10% das calorias necessárias.

Qual o mal do açúcar?

Apesar de delicioso, ele pode ser um grande vilão da sua saúde se não for consumido com moderação. Além de colaborar com o aumento de peso, ingerir açúcar em excesso pode acarretar diversos problemas, dentre eles o aumento do risco de ter diabetes e a aceleração do envelhecimento.

Como doce e me sinto mal?

Segundo explicou, o que acontece com os doces é que frequentemente eles são preparados com uma bela dose de gorduras — como a manteiga e o creme de leite, por exemplo —, e elas retardam o esvaziamento do estômago, provocando a sensação de mal-estar que associamos ao enjoo.

Qual a quantidade de doce que se pode comer por dia?

A Organização Mundial de Saúde diz que entre 5% e 10% do valor total de calorias podem vir do açúcar. "Isso seria o equivalente a uma ou duas porções de doce por dia, como uma fatia de bolo", exemplifica Débora Bohnen Guimarães, coordenadora do departamento de Nutrição da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes).

Por que dá vontade de comer doce à noite?

Segundo especialistas, o hábito de comer sem critério durante a noite tem a ver com a compensação emocional. ... O cortisol, hormônio que regula a quantidade de açúcar que o fígado libera no sangue, tem seus níveis reduzidos à noite, período em que nosso corpo não demanda tanta energia para funcionar.

O que é chocolate de alfarroba?

O chocolate de alfarroba é o chocolate produzido a partir das sementes da fruta. O processo é transformar as sementes em um pó, que é utilizado para a produção do produto final, assim como acontece com o cacau. O chocolate da fruta é muito mais saudável do que o chocolate tradicional.

Como substituir o cacau por alfarroba?

Dica: Em uma receita, quando for substituir o cacau pela farinha de alfarroba, diminua um pouco a quantidade de açúcar, uma vez que a alfarroba já é mais doce que o cacau.

Artigo anterior
Quem tem pressão alta pode comer alho?
Artigo seguinte
O que é a culpa imprópria?