O que é uma frase verbo-nominal?

Perguntado por: Juliana Doriana Assunção de Branco  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (40 avaliações)

Predicado verbo-nominal: é aquele que tem dois núcleos: um verbo e um nome. Ex: Os jogadores andam pelo gramado cansados. Não pare agora...

O que é verbo-nominal e exemplos?

Por Exemplo:

saíram da aula alegres. O predicado é verbo-nominal porque seus núcleos são um verbo (saíram - verbo intransitivo), que indica uma ação praticada pelo sujeito, e um predicativo do sujeito (alegres), que indica o estado do sujeito no momento em que se desenvolve o processo verbal.

Quais são os tipos de verbo-nominal?

  • Verbo Intransitivo + Predicativo do Sujeito. Exemplo: Joana partiu contente.
  • Verbo Transitivo + Objeto + Predicativo do Objeto. Exemplo: A despedida deixou a mãe aflita.
  • Verbo Transitivo + Objeto + Predicativo do Sujeito.

Como saber se a frase é um predicado nominal?

Chamamos de predicado nominal a oração cujo núcleo é um nome, ou seja, um substantivo, adjetivo ou pronome, que indica a qualidade ou o estado do sujeito. O predicado nominal é composto pela seguinte estrutura: sujeito + verbo de ligação + predicativo do sujeito.

Como se escreve verbo-nominal?

1. Verbo-nominal. Diz-se de predicado que possui como núcleo um verbo e um nome. "O complemento verbo-nominal, também conhecido como predicado verbo-nominal, integra uma oração que possui dois núcleos ao mesmo tempo."

O que é Predicado VERBO-NOMINAL?

42 questões relacionadas encontradas

Como identificar verbo-nominal?

Predicado verbo-nominal: é aquele que tem dois núcleos: um verbo e um nome. Ex: Os jogadores andam pelo gramado cansados.

Como saber se a frase e verbal ou nominal?

Por exemplo: o que diferencia uma frase nominal de uma oração (frase verbal) é a existência de um verbo. A frase nominal não é constituída por verbo. Já na oração (frase verbal) há a presença do verbo. Tanto a frase como a oração são dotadas de sentido.

Em quais frases há predicado nominal?

Predicado nominal
  • Por Exemplo: Leonardo é competente. Predicado Nominal.
  • Ele está triste. ( triste = predicativo do sujeito, está = verbo de ligação)
  • A natureza é bela. ( ...
  • O homem parecia nervoso. ( ...
  • Nosso herói acabou derrotado. ( ...
  • Uma simples funcionária virou diretora da empresa. (

Como identificar um predicado?

Como o predicado é tudo aquilo que sobra de uma oração depois que lhe tiramos o sujeito, o jeito mais fácil de localizar o predicado é localizando primeiro o seu sujeito. Uma maneira fácil de localizar o sujeito de uma oração é interpelando o verbo, antepondo a ele o pronome interrogativo quem.

Qual frase abaixo temos um predicado nominal?

Qual das frases abaixo temos um predicado nominal? a) Sofia chegou cansada ao trabalho. b) Joana e Felipe caminharam muito hoje. ... Predicado nominal: continua atencioso comigo.

Como identificar um verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

Quais os tipos de predicativo?

Existem dois tipos de predicativo: o PREDICATIVO DO SUJEITO e o PREDICATIVO DO OBJETO.

Quais são os verbos transitivos?

Verbos transitivos são verbos que, tendo sentido incompleto, necessitam de um complemento verbal para completar o seu sentido, ou seja, necessitam de um objeto direto e/ou objeto indireto.

O que é um verbo significativo?

Verbos significativos ou verbos de ação são verbos que indicam uma ação. Também podem ser chamados de verbos nocionais ou verbos plenos.

O que é objeto indireto exemplos?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

Como identificar o verbo intransitivo?

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

O que é predicado exemplos?

O predicado, formado por um ou mais verbos, é aquilo que se declara sobre a ação do sujeito, concordando em número e pessoa com ele. Para compreender melhor, observe o exemplo: Lúcia correu no final da semana passada.

O que é o predicado de uma frase?

Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito. O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado.

Como identificar o sujeito e predicado de uma frase?

Gramática
  1. Sujeito: é o termo da oração que funciona como suporte de uma afirmação feita pelo predicado. Predicado: é o termo da oração que, a partir de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito. ...
  2. Exemplo:
  3. A carrocinha levou meu cachorro.
  4. Exemplo: Chegaram da festa tarde demais.

Quais são as palavras que são verbos?

Verbos são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo.
...
Exemplos de verbos regulares
  • Verbo estudar;
  • Verbo cantar;
  • Verbo amar;
  • Verbo achar;
  • Verbo aprender;
  • Verbo correr;
  • Verbo viver;
  • Verbo partir;

Como identificar uma frase?

Frase é todo o enunciado linguístico que tem sentido completo e termina com uma pausa pontuada. Não é necessário haver verbo para a formação de uma frase quando o que foi enunciado tem sentido completo.

Como identificar o sujeito?

Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração. Entretanto, existem também orações sem sujeito.

O que é verbo transitivo Cite 5 Exemplos?

Os verbos transitivos (VT) são aqueles que precisam de complemento, pois possuem sentido incompleto. Repare que o verbo transitivo é aquele que transita e precisa encontrar seu complemento para que a ação verbal faça sentido. Exemplos: Tenho um lindo colar africano.

O que é transitividade exemplos?

A transitividade verbal indica a relação entre os verbos transitivos e os seus complementos. Isso porque, sozinho, o verbo transitivo não tem sentido completo, o que significa que ele tem que transitar para um elemento que o complete. Exemplos: Entregaram a encomenda.

O que é verbo transitivo indireto exemplos?

Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.

Artigo anterior
Como fazer vales de oferta?
Artigo seguinte
O que fazer quando se tem problemas com vizinhos?