Qual fenômeno natural o modelo atómico de Rutherford não explicava?

Perguntado por: Luna Clara Vaz de Alves  |  Última atualização: 21. Juli 2024
Pontuação: 4.4/5 (47 avaliações)

Embora tenha explicado questões importantes da composição do átomo, o modelo de Rutherford não conseguia explicar porque o elétron não perde energia e “colide” com o núcleo ao se movimentar em órbita do mesmo, uma vez que na Física a atração de cargas elétricas de sinais opostos já era conhecida.

O que o modelo de Rutherford não explica?

O modelo proposto por Rutherford também não explicava a estabilidade do átomo uma vez que, de acordo com a eletrodinâmica clássica, particulas carregadas em movimento emitem radiação e, portanto, o elétron deveria colapsar no núcleo.

O que o modelo atômico de Rutherford não inclui?

d) elétron. O modelo de RUTHERFORD não inclui nêutrons. Os nêutrons só foram descobertos mais tarde pelo físico CHADWICK.

O que está errado no modelo de Rutherford?

Muitos físicos apontaram alguns problemas no modelo proposto por Rutherford: 1º problema: como seria possível um núcleo carregado positivamente, se partículas de carga positiva repelem-se? 2º problema: por que os elétrons nas eletrosferas não são atraídos pelos prótons no núcleo?

Qual e a falha apresentada pelo modelo atômico de Rutherford?

Falha no modelo atômico de Rutherford

Logo, o elétron também está submetido a uma aceleração no movimento orbital e emitirá ondas eletromagnéticas. Levando em consideração o modelo atômico de Rutherford. Com a emissão energia, o elétron perderia energia cinética e potencial e, gradualmente, cairia sobre o núcleo.

O Modelo Atômico de Rutherford

33 questões relacionadas encontradas

Qual foi a principal falha do modelo nuclear do átomo de Rutherford quando descrito por Niels Bohr em 1913?

Dessa forma, o novo átomo proposto estaria violando as leis eletromagnéticas conhecidas na época, segundo as quais o elétron deveria descrever em torno do núcleo órbitas cada vez menores, até o momento em que acabaria se precipitando sobre o núcleo.

Qual a falha do modelo atômico de Rutherford e evidenciada pela teoria do eletromagnetismo?

Entretanto, ele falha quando se leva em conta a teoria do eletromagnetismo, segundo a qual cargas aceleradas emitem radiação eletromagnética. Assim, o elétron perde energia executando uma trajetória em espiral e colapsando no núcleo (Fig. 25).

Qual foi a conclusão do experimento de Rutherford?

Rutherford concluiu que o átomo possui um núcleo muito pequeno e que contém a maior parte da massa. Esse núcleo é positivo e, ao seu redor, orbitam cargas negativas (elétrons), de forma com que se equilibram as cargas.

Quais são as características do modelo de Rutherford?

O modelo atômico de Rutherford apresenta como principais características um núcleo positivo e uma eletrosfera negativa, todas evidenciadas por um experimento que utilizou radiação e ouro.

Qual foi a principal falha apontada no modelo atômico de Rutherford e como ela foi corrigida?

A única falha apontada para a teoria do cientista é a não explicação, novamente, de como o átomo se mantem estável eletricamente. Niels Bohr resolveu aperfeiçoar o modelo de estrutura atômica trazido por Rutherford, surgindo daí o modelo conhecido como Rutherford-Bohr.

Qual a diferença do modelo atômico de Rutherford?

Rutherford comparou seu modelo atômico com o Sistema Solar, em que o Sol seria um pequeno núcleo e os planetas, orbitando ao seu redor, seriam os elétrons. Para Rutherford, os elétrons possuem carga elétrica negativa e o núcleo do átomo, carga elétrica positiva.

Quais as diferenças entre o modelo atômico de Rutherford?

Quais são as diferenças fundamentais entre o átomo de Rutherford e o de Bohr? Resposta. no de Rutherford, os átomos eram compostos de um núcleo, com prótons e elétrons girando ao redor do núcleo aleatoriamente. no de Bohr, o núcleo tinha prótons e nêutrons e os elétrons giravam ao redor do núcleo em órbitas.

Quais são as 4 principais teorias atômicas?

Quais são os modelos atômicos?
  • Modelo atômico de Dalton (modelo bola de bilhar) — 1808.
  • Modelo atômico de Thomson (modelo pudim de passas) — 1898.
  • Modelo atômico de Rutherford (modelo planetário) — 1911.
  • Modelo atômico de Bohr (modelo Rutherford-Bohr) — 1913.

Quais são os fatos que o modelo atómico de Dalton não explicava?

Questionável, o modelo atômico de Dalton não previa a existência de subdivisões atômicas, como os prótons e elétrons, elementos constituintes da sua estrutura. Um outro problema é que tal modelo também não conseguiu explicar alguns fenômenos como a condução elétrica de metais e soluções salinas e a eletrólise.

Qual foi a falha no modelo de Bohr?

Modelo de Bohr

Funcionava somente para átomos com um elétron (“hidrogenóides”). Não conseguia calcular as intensidades ou estrutura fina das linhas espectrais (por exemplo, quando os átomos eram colocados em campos magnéticos).

Qual foi a descoberta feita por Rutherford?

Ernest Rutherford foi um grande físico e químico, ele é responsável pela descoberta das partículas alfa e beta, além de ter conceituado a meia-vida radioativa.

Qual foi a principal conclusão de Rutherford após o experimento com partículas alfa?

Rutherford chegou à conclusão de que o átomo teria um núcleo pequeno, denso e positivo, além de elétrons girando ao redor do núcleo em uma região vazia chamada eletrosfera.

Como Rutherford explicou a estabilidade do núcleo atômico considerando que cargas positivas se repelem?

Como justificativa, Rutherford admitiu que no núcleo existiriam partículas com massa igual à dos prótons, porém sem carga elétrica. Essas partículas diminuiriam a repulsão entre os átomos e aumentariam a sua estabilidade.

Qual a diferença entre o modelo de Thomson e o modelo de Rutherford?

Resposta: A principal diferença entre os dois modelos é que o átomo proposto por Rutherford é nucleado, enquanto o átomo proposto por Thomson é uma esfera uniforme.

Por que os elétrons não se chocam com o núcleo?

O que mantém os elétrons em torno do núcleo é a atração magnética que um exerce sobre o outro.

Por que o modelo de Rutherford não pode ser considerado definitivo?

Resposta. Porque ele possuía algumas limitações. Por exemplo:ele não explicava o porque dos elétrons não acabarem parando e indo ao encontro do núcleo em vista da possível perda de energia ocorrida durante seu movimento em volta do núcleo positivo.

Porque o Rutherford concluiu que a carga positiva deve estar concentrada em um núcleo muito pequeno e denso dentro do átomo?

Além disso, porque supunha-se que a carga positiva do modelo do pudim de passas estivesse espalhada por todo o volume do átomo. Portanto, o campo elétrico da "sopa" de carga positiva seria muito fraco para afetar a rota das partículas α alpha, relativamente grandes e rápidas.

Qual foi a falha do modelo de Rutherford?

FALHAS DO MODELO DE RUTHERFORD

O modelo proposto por Rutherford também não explicava a estabilidade do átomo uma vez que, de acordo com a eletrodinâmica clássica, particulas carregadas em movimento emitem radiação e, portanto, o elétron deveria colapsar no núcleo.

Artigo anterior
Estou duvidando da realidade?
Artigo seguinte
Tem como limpar memória RAM?