O que significa ato obsceno?

Perguntado por: Lara Violeta Vicente Brito Borges  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.9/5 (55 avaliações)

Ato obsceno é o nome dado a um crime previsto no artigo 233 do código penal brasileiro. De acordo com o exposto na lei, é a prática de obscenidade em lugar público, ou aberto ou exposto ao público. A pena correspondente é de detenção, de três meses a um ano, ou multa.

O que é obsceno exemplo?

Ato obsceno é praticar uma ação de cunho sexual que ofende o pudor (a moral) da sociedade. ... Por exemplo, tirar a roupa no meio da rua é um ato obsceno. Mas a obscenidade não é apenas vinculada à nudez, e nem tudo que envolve nudez é obsceno.

O que é o crime de ato obsceno?

“De outro ponto de vista, o próprio ato de urinar em público ou em via pública configura a prática de ato obsceno, pois não se trata de prática comum ou aceitável em nossa sociedade, de modo que ofende o pudor público configurando o crime de ato obsceno do art. 233 do Código Penal.”

Qual é a pena de atentado ao pudor?

Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: Pena - reclusão, de 6 (seis) a 10 (dez) anos.

Qual a diferença entre ato obsceno e atentado ao pudor?

Não se pode confundir o crime de “ato obsceno” com o “atentado violento ao pudor”, que é um crime muito mais sério, classificado como hediondo. O atentado violento ao pudor é uma forma de violência sexual, contra homem ou mulher, que envolve outras formas de ato libidinoso, como sexo anal, oral, etc.

ATO OBSCENO E AS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS | 70 MAS NÃO INVENTA

28 questões relacionadas encontradas

O que aconteceu com o crime de atentado violento ao pudor?

Em 7 de agosto de 2009, a Lei nº 12.015/09, que alterou a disciplina dos crimes sexuais no direito penal brasileiro, revogou o artigo 214 do Código Penal - que tipificava o crime de atentado violento ao pudor - e ampliou a abrangência do crime de estupro, de modo a abranger o antigo crime de AVP.

É vítima do crime de ato obsceno?

Não estão diretamente ligados a atividade sexual, porém, abrangem os órgãos que com ela dizem respeito. O sujeito ativo do crime de ato obsceno pode ser qualquer pessoa, sendo considerado um crime comum, e, o concurso de pessoas também é possível, já o sujeito passivo será a coletividade.

O que é o artigo 157 na lei?

Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

É crime se beijar na rua?

Ato obsceno é o nome dado a um crime previsto no artigo 233 do código penal brasileiro. De acordo com o exposto na lei, é a prática de obscenidade em lugar público, ou aberto ou exposto ao público. A pena correspondente é de detenção, de três meses a um ano, ou multa.

É crime urinar na rua?

A atitude de urinar na rua pode se enquadrar no crime de ato obsceno, contido no art. ... 233 - Praticar ato obsceno em lugar público, ou aberto ou exposto ao público: Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa.

O que é ultraje público ao pudor?

O legislador para esse tipo de crime, que é a pratica de ato obsceno manifestação corpórea de caráter sexual e que causa para o povo, diante do ato, sentimento de vergonha e timidez. A pena estipulada pelo legislador para esse crime é de seis meses a dois anos de detenção e multa. ...

É crime beijar à força?

Beijar alguém à força, passar a mão sem consentimento, xingar ou ameaçar é crime e pode resultar em até cinco anos de prisão. Ainda assim, no Carnaval, as denúncias de violência sexual contra mulheres chegam a aumentar em 20%.

Quando a cantada é crime?

Hoje, comportamentos como beijo sem consentimento, palavras ofensivas e cantadas de cunho sexual são considerados importunação sexual, podendo levar à pena de um a cinco anos, se não constituir-se como crime mais grave.

Quando assédio virou crime?

Em março de 2019, a Câmara Federal aprovou o PL (Projeto de Lei) 4742/2001, que tipifica o assédio moral no trabalho como crime. ... Ainda de acordo com o PL, assédio moral é definido como “ofensa reiterada da dignidade de alguém que cause danos ou sofrimento físico ou mental no exercício do emprego, cargo ou função”.

O que significa 157 e 171?

Esta gíria tem como referência o Artigo 157 do Código Penal Brasileiro, que descreve o crime de assalto mediante ameaça ou violência. ... Já a popularidade dessa gíria é atribuída à música “Eu sou 157”, do grupo de rap brasileiro Racionais Mc's. Veja também: 171.

O que significa 157 em gíria?

O que é 157:

157 é o número do artigo no Código Penal que descreve o crime de roubo. Por este motivo, o código 157 se transformou em uma gíria popular, utilizada principalmente entre os criminosos, para descrever a ação de assaltar alguém.

O que significa 157 Artigo 12?

Artigo 12 do Decreto Lei nº 157 de 10 de Fevereiro de 1967

Concede estímulos fiscais à capitalização das emprêsas; reforça os incentivos à compra de ações; facilita o pagamento de débitos fiscais.

Qual o fenômeno jurídico ocorreu com a revogação do artigo 214 do Código Penal que tipificava o atentado violento ao pudor?

A Lei 12.015/2009, ao revogar o art. 214 do CP, não promoveu a descriminalização do atentado violento ao pudor (não houve abolitio criminis). Ocorreu, no caso, a continuidade normativo-típica, considerando que a nova Lei inseriu a mesma conduta no art. 213.

O que é importunação ao pudor?

O caso descrito na reportagem acima, i.e., quando alguém se aproveita do excesso de passageiros para passar a mão ou se esfregar na vítima, é uma contravenção penal chamada de importunação ofensiva ao pudor e está prevista no art. 61 da Lei das Contravenções Penais.

O que é uma cantada invasiva?

É uma situação cotidiana que tem a ver com distúrbios comportamentais mas também com a questão do patriarcado, de enxergar a mulher como objeto sexual. O crime ter sido sancionado foi uma grande modificação em prol do combate à violência contra a mulher”, explicou.

É crime olhar?

A lei que torna a prática de “stalking” crime foi aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (1º). Agora, perseguição física ou digitalmente entrou no código penal e quem for condenado pode pegar até três anos de prisão dependendo dos agravantes, além de multa.

Quais são as leis que defendem a vítima de humilhação e qual é a pena para quem comete o ato *?

Art. 136-A. Intimidar, ameaçar, constranger, ofender, castigar, submeter, ridicularizar, difamar, injuriar, caluniar ou expor pessoa a constrangimento físico ou moral, de forma reiterada. Pena – reclusão de 2 (dois) a 4 (quatro) anos e multa.

É crime beijar menor?

"O artigo 217-A do Código Penal estabelece que a prática de atos libidinosos (e aqui pode ser até um beijo mais quente), bem como a conjunção carnal com menor de 14 anos é crime de estupro de vulnerável, mesmo que haja consentimento por parte da pessoa menor de 14 anos ou de seus pais.

O que é um beijo Romano?

Os lábios dos dois se unem diretamente e se chupam como se fossem uma fruta madura. É um tipo de beijo em que o importante é que além de serem chupados, os lábios sejam mordiscados e levemente acariciados com a língua.

O que diz o artigo 213?

Art. 213. Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: Pena - reclusão, de 6 (seis) a 10 (dez) anos.

Artigo anterior
O que é interseccionalidade carla akotirene?
Artigo seguinte
O que é usufrutuaria?