Quais os principais mecanismos de transporte de fármacos através das membranas?

Perguntado por: Luana Marques de Matias  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (34 avaliações)

Difusão passiva
Os fármacos se difundem através da membrana celular de uma região de alta concentração (p. ex., líquidos gastrintestinais) para outra de baixa concentração (p. ex., sangue).

São considerados mecanismos de transporte de fármacos?

AULA 2.1 FARMACOCINETICA: ABSORÇÃO 1) São considerados mecanismos de transporte de fármacos: Difusão passiva de fármacos hidrossolúveis através de canal aquoso. Difusão facilitada por meio de proteínas transportadoras. Transporte ativo com gasto de energia.

Qual é o mecanismo de transporte mais comum para transferir os medicamentos através da membrana gastrointestinal?

O caso mais comum é a penetração do fármaco por difusão simples seguindo um gradiente de concentração em virtude de sua solubilidade na camada lipídica. Esta transferência é diretamente proporcional ao gradiente de concentração através da membrana.

O que são transportadores de fármacos para interior das células e como funcionam?

Os transportadores OATP são proteínas carreadoras de anions orgânicos que promovem o influxo de substratos endógenos e de substâncias xenobióticas através da membrana celular, contra um gradiente de concentração.

O que é a distribuição do fármaco?

Por distribuição de medicamentos entende-se o movimento do medicamento do sangue para os diversos tecidos do corpo (por exemplo, tecidos adiposo, muscular e cerebral) e dos tecidos para o sangue, bem como as proporções relativas do medicamento nos tecidos.

Transporte dos fármacos através das membranas: Transporte passivo e ativo

28 questões relacionadas encontradas

O que é distribuição na farmacocinética?

Distribuição é a passagem que ocorre da corrente sanguínea para líquido intersticial e intracelular, essa passagem pode ser afetada por fatores fisiológicos e pelas propriedades físico-quimicas da substância, isso ocorre porque substâncias menos lipossolúveis têm mais dificuldade de atravessar as membranas biológicas, ...

Quais fatores influenciam a distribuição do fármaco?

A distribuição é afetada por fatores fisiológicos e pelas propriedades físico- químicas da substância. Os fármacos pouco lipossolúveis, por exemplo, possuem baixa capacidade de permear membranas biológicas, sofrendo assim restrições em sua distribuição.

Qual a função de transporte no interior da célula é exercida?

O transporte vesicular que conduz substâncias para o interior da célula é denominado de Endocitose, enquanto o transporte que as conduz ao exterior é denominado Exocitose.

Quais são os tipos de transporte celular?

Confira os tipos de transportes que acontecem pela membrana celular:
  • Difusão simples. ...
  • Osmose. ...
  • Difusão facilitada. ...
  • Transporte ativo.

Como ocorre o transporte celular?

Endocitose: quando o transporte em quantidade é para o interior da célula; pode ocorrer por fagocitose (quando a célula engloba partículas sólidas) ou pinocitose (quando a célula engloba partículas líquidas). Exocitose: quando o transporte de substâncias, em quantidade, é direcionado para fora da célula.

Como ocorre os mecanismos de transporte de fármacos proteínas plasmáticas?

Fármacos ao alcançarem a circulação sangüínea podem se ligar, em diferentes proporções às proteínas plasmáticas. Essa ligação é uma medida da afinidade do fármaco pelas proteínas do plasma, especialmente, como já foi citado, pela albumina e alfa-1-glicoproteína ácida.

Quais são os 4 processos da farmacocinética?

A farmacocinética se divide em absorção, distribuição, metabolização e excreção.

Quais os mecanismos de absorção de fármacos a partir do TGI?

A absorção pelo trato gastrintestinal (TGI) é regulada por fatores, tais como o estado físico da droga, a área da superfície para a absorção, o fluxo sanguíneo esplâncnico, e a concentração no local da absorção.

Quais são os principais alvos farmacológicos dos fármacos?

ALVOS PARA A AÇÃO DE FÁRMACOS

3.1 ) que são descritos neste capítulo podem ser, no geral, divididos em: receptores; • canais iônicos; • enzimas; • transportadores (moléculas carregadoras). A maioria dos fármacos importantes age sobre um ou outro desses tipos de proteína, mas existem exceções.

Qual o mecanismo de transporte de membrana que fármacos e nutrientes de baixo peso molecular e Apolar atravessam membrana celular?

Transporte passivo – Difusão simples

É um transporte passivo. Moléculas de baixo peso molecular, ou lipofílicas, como os gases oxigênio (O2), nitrogênio (N2), dióxido de carbono (CO2) e até mesmo as vitaminas lipossolúveis atravessam facilmente a bicamada lipídica, se dissolvendo na matriz lipídica.

Quais são os mecanismos de passagem das substâncias pela membrana celular?

Existem três tipos de transporte passivo pela membrana celular: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.

Quais são os três tipos de transporte?

Principais meios de transportes

O transporte terrestre pode ser subdividido em transporte ferroviário, rodoviário e metroviário. Esses três tipos são classificados como transporte terrestres.

Quais são os tipos de transporte que existe?

Desse modo, os tipos de modais de transporte no Brasil hoje são:
  • Modal Rodoviário.
  • Modal Ferroviário.
  • Modal Hidroviário ou Aquaviário.
  • Modal Aéreo ou Aeroviário.
  • Modal Dutoviário.
  • Modal Infoviário.

Qual o tipo de transporte entre a célula é o meio externo?

A passagem seletiva de substâncias pode ser feita de duas maneiras: transporte através da membrana (transporte passivo e transporte ativo) ou transporte em massa (endocitose e exocitose).

Qual é a função do retículo endoplasmático rugoso?

Além da síntese proteica, o retículo endoplasmático rugoso atua na glicosilação das glicoproteínas, na produção de fosfolipídios e na montagem de proteínas. As células acinosas do pâncreas e os plasmócitos são exemplos de células ricas nesse tipo de organelas.

Qual a função exercida pelos lisossomos?

O lisossomo é uma organela membranosa presente nas células eucariontes. Sua função é digerir substâncias para a célula, processo que ocorre graças às inúmeras enzimas digestivas que contem.

Qual é a função do ribossomo?

Os ribossomos são as estruturas responsáveis pelo processo de síntese proteica. Eles estão presentes em células procarióticas e eucarióticas, sendo encontrados em maior quantidade em células nas quais há uma intensa síntese de proteínas.

Quais são os fatores que influenciam a absorção e a distribuição de fármacos no organismo?

Os principais fatores responsáveis por alterar a absorção de medicamentos são: solubilidade, forma farmacêutica, concentração, área de superfície de absorção, circulação e o pH local.

São fatores que aumentam a distribuição de fármacos para os tecidos?

Em geral, a distribuição é desigual em virtude de diferenças na perfusão sanguínea, ligação a tecidos (p. ex., decorrente do conteúdo lipídico), pH regional e permeabilidade das membranas celulares.

Quais fatores relacionados à distribuição afetam a meia vida de um fármaco?

“Fatores que afetam o volume de distribuição de fármaco modificam seu tempo de meia-vida. A diminuição da massa muscular, comum no envelhecimento, minimiza o volume de distribuição e, consequentemente, a meia-vida do fármaco. Já a obesidade, aumenta o volume de distribuição e a meia-vida do fármaco”, comenta Sugawara.

Artigo anterior
Qual o remédio bom para ameba?
Artigo seguinte
O que eu perco ao cancelar um consórcio?