Quais são os tipos de desbridamento?

Perguntado por: Victória Luana de Gonçalves  |  Última atualização: 5. August 2024
Pontuação: 4.3/5 (4 avaliações)

Existem alguns tipos de desbridamento descritos na literatura. Aqui iremos dividir em seis, seguindo o Guia de Boas Práticas da Sobest (2015-2017): autolítico, biológico, enzimático, mecânico, instrumental e cirúrgico.

O que é um debridamento e quais os tipos?

Desbridamento (ou debridamento) é o ato de remover tecido necrótico ou materiais biológicos, como crostas, hiperqueratose, corpos estranhos, fragmentos de ossos e micro-organismos, de uma lesão traumática ou crônica a fim de promover a exposição do tecido saudável.

Quais as técnicas de desbridamento?

Desbridamento mecânico: Retira sujidades, corpo estranho e o tecido inviável. Usado quando o tecido necrótico for de fácil retirada, pois não se utiliza anestesia. Desbridamento Cirúrgico: Quando há remoção cirúrgica. Instrumental não cirúrgica: Técnica de Cover, Square, Slice, pinças, tesouras e bisturi.

O que é um desbridamento autolítico?

O desbridamento autolítico tem como fatores terapêuticos a hidratação do leito da ferida, fibrinólise e consequente ação de enzimas endógenas sobre o esfacelo/tecido desvitalizado(1,2). Auxiliam no desbridamento autolítico: hidrogel, alginato de cálcio, hidrocolóide e até filmes transparentes.

O que é um desbridamento instrumental?

Introdução: O desbridamento instrumental conservador é um procedimento de enfermagem dividido em: Square, Cover e Slice, que se caracteriza como técnicas que proporciona o processo de cicatrização em tecidos necróticos e desvitalizados, permitindo uma maior viabilidade para que ocorra a granulação.

TIPOS DE DESBRIDAMENTOS: AUTOÍLICO, MECÂNICO, ENZIMÁTICO, INSTRUMENTAL CONSERVADOR | AULA COMPLETA

19 questões relacionadas encontradas

O que é desbridamento Autolítico e mecânico?

Na lista estão em evidência: o desbridamento autolítico, procedimento que opera com os próprios leucócitos e enzimas para a degradação do tecido necrótico; desbridamento enzimático ou químico, que aplica enzimas proteolíticas para estimular a degradação do tecido desvitalizado; desbridamento mecânico, no qual a ...

Quais os tipos de desbridamento que o enfermeiro pode fazer?

Portanto, o profissional Enfermeiro tem competência para realizar o desbridamento mecânico, autolítico, biológico, enzimático e instrumental, desde que tenha conhecimentos, habilidades técnicas e treinamentos específicos que podem ser obtidos por meio de cursos de capacitações e atualizações ou de especializações.

O que é um desbridamento mecânico?

Mecânico: envolve a retirada do tecido morto através de fricção e irrigação com soro fisiológico, entretanto, não é muito utilizada pois requer cuidados específicos para que não ocorra sangramento na ferida.

O que é um desbridamento biológico?

O desbridamento biológico consiste na utilização de larvas estéreis de moscas criadas em laboratório sobre úlceras crônicas com a presença de tecido morto, na finalidade de otimizar a cicatrização destas lesões.

O que é um esfacelo?

Esfacelo (tecido inviável): é um tecido suave, úmido e não vascularizado. Pode ser branco, amarelo, marrom acastanhado ou verde e estar solto ou aderido (Figura 6).

Quais são os 3 tipos de curativos?

CURATIVO ÚMIDO – usado para proteger drenos e irrigar a lesão com determinada solução tópica. CURATIVO ABERTO – limpeza da lesão mantendo-a exposta ao meio externo. CURATIVO COMPRESSIVO– promovem a hemostasia local prevenindo a hemorragia.

O que é o exsudato?

Exsudato é a matéria resultante de um processo inflamatório, que sai dos vasos sanguíneos e deposita-se em tecidos ou superfícies teciduais. Ele é constituído de líquido, células, fragmentos celulares e proteínas.

Tem que tirar a fibrina na ferida?

Os tecidos fibrinosos têm de ser removidos. Estas feridas podem conter exsudados que têm de ser controlados.

Como Desbridar necrose?

Existem no mercado vários produtos disponíveis para realização de debridamento em úlceras de pressão com necrose. O produto com Grau de Evidência Cientifica A, é a Colagenase. Porém os estudos apontam também outros produtos. COLAGENASE: é uma das enzimas utilizadas no desbridamento químico, (Grau de Evidência A).

Quando é necessário fazer desbridamento?

A presença de debris necróticos na escara aumenta a possibilidade de infecção bacteriana e retarda a cicatrização da ferida, o que torna necessário o desbridamento.

Como é feito o desbridamento de ferida?

Desbridamento do ferimento
  1. Desbridar todo o tecido desvitalizado e necrótico: estabilizar a borda da ferida com uma pinça e, em seguida, cortar o tecido desvitalizado com um bisturi ou tesoura íris. ...
  2. A contaminação da borda da ferida que não pode ser removida por irrigação e limpeza (p.

Quais são os 4 tipos de curativos?

Existem muitos tipos de machucados e consequentemente várias soluções possíveis, fique atento para os tipos de curativos mais comuns no tratamento de feridas abertas:
  • Compressas. ...
  • Curativos adesivos. ...
  • Ataduras. ...
  • Curativo líquido.

O que é a fibrina na ferida?

Fibrina na ferida

A fibrina é uma proteína insolúvel produzida naturalmente pelo corpo durante a fase de coagulação do processo de cicatrização. Dessa maneira, a formação do coágulo, que contém fibrina, ajuda a fechar a ferida, iniciando o processo de cicatrização.

O que é desbridamento de lesão?

O desbridamento, importante integrante do processo de limpeza da ferida e do preparo do leito da ferida, tem como objetivo remo- ver tecidos inviáveis, reduzir a colonização por microorganismos, favorecer a cicatri- zação em sua fase inicial e manter o leito saudável durante todo processo até a total reepitelizacão.

O que é Esfacelo e fibrina?

O esfacelo é o tecido reconhecido como inviável. Ele é um tecido não vascularizado, de modo que se apresenta numa cor amarelada e com uma consistência macia. Em sua composição são encontrados microrganismos, leucócitos, elastina, fibrina e colágeno.

O que é granulação em uma ferida?

É o excesso de tecido de granulação, que se forma além do nível do leito da ferida. Pode interferir na migração celular e prejudicar o processo de cicatrização.

Qual médico faz desbridamento?

Será agendado primeiramente uma consulta com médico dermatologista (sigla DMCONSULT) que poderá realizar o procedimento na mesma data da consulta.

Como retirar o Esfacelo?

Para feridas com esfacelo macio, podem ser utilizados curativos que permitem o desbridamento autolítico, como hidrocoloides ou hidrogéis. Esses curativos ajudam a manter a umidade da ferida e promovem a liberação natural de enzimas que quebram o tecido necrótico.

O que é um tecido de granulação?

O "tecido de granulação" é constituído por vasos capilares sanguíneos neoformados, tecido conjuntivo propriamente dito e leucócitos. Não deve ser confundido com reação inflamatória crônica granulomatosa.

Qual a cor do tecido de granulação?

Nessa fase, começa a se formar o tecido de granulação, que é composto por pequenos vasos sanguíneos e tecido conjuntivo, essenciais para preencher a ferida, além de ser firme e rico em colágeno, uma proteína vital para a regeneração da pele. Cor-de-rosa: quase lá!

Artigo anterior
Como consultar histórico de proprietários de veículos?
Artigo seguinte
Quais os signos mais estilosos?