O que pode substituir o paracetamol?

Perguntado por: Frederico Salvador Figueiredo Nunes  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.3/5 (58 avaliações)

O Ibuprofeno também tem uma ação semelhante ao Paracetamol, ajudando a aliviar a dor através da redução da produção de prostaglandinas, no entanto, o efeito deste medicamento é melhor quando a dor está associada a uma inflamação, isto é, quando o local da dor se encontra inchado, como acontece na garganta inflamada ou ...

Qual a diferença do paracetamol para o ibuprofeno?

Ambas as substâncias são analgésicos eficazes e redutores da febre. O ibuprofeno funciona um pouco mais rápido e tem efeito mais duradouro, além de reduzir inflamações. O paracetamol é comparável em alguns aspectos, mas não tem as mesmas propriedades anti-inflamatórias.

Qual o melhor dipirona ou paracetamol?

Ambas as medicações são analgésicas. Se não há contraindicação para o uso de uma ou outra, a dipirona mostrou-se, em alguns estudos, mais eficiente para dor que o paracetamol. Porem, é muito importante levar em conta o risco de alergias e as doenças do paciente, por exemplo, doença dos rins ou fígado.

Quem tem alergia a paracetamol e dipirona pode tomar o quê?

Paracetamol é um inibidor fraco da enzima cox 1 e na maioria das vezes bem tolerado pelo paciente com alergia a dipirona e outros anti-inflamatórios. Importante lembrar que isso é válido para a dose-padrão de 1 comprimido de 500mg de 6/6hs.

Qual o analgésico mais seguro?

A dipirona, outro analgésico bem popular, costuma ser mais segura, mas quando ingerida em quantidades superiores a 4 g por dia pode causar ardência, marcas e inchaço na pele. O anti-inflamatório ibuprofeno, que também possui atividade analgésica e antitérmica, não tem efeito colateral previsível.

Dipirona x Paracetamol : Visão do Farmacêutico

32 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor analgésico para dor muscular?

A dor musculoesquelética de extremidades é queixa frequente em Atenção Primária, como atendimentos de urgência. Este estudo proporcionou o conhecimento de que analgésicos comuns, como paracetamol e ibuprofeno são efetivos na redução desta queixa, com menos efeitos adversos em comparação aos opioides.

É perigoso tomar Dorflex?

Riscos: além dos problemas da dipirona, a superdosagem de orfenadrina é potencialmente tóxica. A ingestão de 2 g a 3 g dessa substância pode levar à morte. Os efeitos colaterais do Dorflex vão de boca seca e alterações nos batimentos do coração até alucinações, tremor, agitação e, em doses altas, delírio e coma.

O que tomar no lugar de dipirona?

O paracetamol, assim como a dipirona, é apresentado tanto em solução (ou seja, da forma líquida) quanto em comprimidos de dosagens variadas. Além disso, os supositórios também existem para esses casos, sendo mais indicados para crianças pequenas.

Como cortar reação alergica?

Se possível, tome o anti-histamínico (antialérgico) recomendado pelo médico; Não provoque vômitos se a reação foi provocada por alimento; Aplique uma compressa fria no local, se a alergia for na pele; Dirija-se a um hospital ou chame uma ambulância através do 192.

Qual remédio para febre que não contém dipirona?

O paracetamol, também conhecido como acetaminofeno, é o remédio antipirético mais indicado pelos médicos para baixar febre em adultos ou crianças, pois age reduzindo a produção de substâncias específicas no corpo, responsáveis por causar a febre, especialmente em casos de resfriados ou gripes.

Faz mal tomar paracetamol e dipirona?

Anti-inflamatórios + paracetamol

Os dois remédios juntos podem gerar problemas renais, levando a quadros hepáticos.

Por que dipirona é tão ruim?

Além disso, a dipirona pode causar agranulocitose, doença caracterizada por uma grande redução no sangue do número de glóbulos brancos (células responsáveis pelo combate a infecções bacterianas) e que pode ser fatal.

Quanto tempo depois de dar paracetamol posso dar dipirona?

Para repetir um mesmo antitérmico (dipirona, por exemplo), deve-se esperar um intervalo de 6 horas.

Pode tomar paracetamol e ibuprofeno?

Estes dois remédios podem ser usados no mesmo tratamento, no entanto, não devem ser ingeridos ao mesmo tempo. O ideal é que se faça pelo menos 4 horas de intervalo entre cada medicamento, isto é, caso se tome paracetamol, só se deve tomar o ibuprofeno após 4 horas, intercalando sempre os dois remédios.

Para que o ibuprofeno é indicado?

O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE).

Trata-se de um princípio ativo que age contra inflamações não tão intensas, sendo comumente indicado contra febre e dores diversas. Ele está disponível em remédios com diferentes nomes, de marcas distintas.

Qual é o melhor antiinflamatório?

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno. “Sua atividade contra a febre possui a mesma eficácia que a dipirona sódica e o diclofenaco.

Quanto tempo pode durar uma reação alérgica?

Sua manifestação é desencadeada de forma irregular, quando o organismo entra em contato com algum agente externo que funciona como alérgeno ou irritante. O início de reação é, geralmente, progressivo e pode durar em média até sete a dez dias, em caso de crise de asma quando adequadamente tratada.

Quanto tempo dura uma reação alérgica na pele?

A alergia de pele pode persistir por dias, semanas ou meses, em casos de maior duração é importante procurar um dermatologista ou alergologista.

Quem tem alergia a dipirona pode tomar o quê?

Não deve tomar Ibuprofeno. A chance de um paciente já alérgico a Dipirona e AAS vir a desenvolver alergia ao Ibuprofeno existe e não é pequena não. Neste caso a maioria dos antiflamatorios deve obrigatoriamente ser evitada.

Quem tem alergia a dipirona pode tomar Dorflex?

Não. Dorflex é um medicamento combinado com um relaxante muscular (Orfenadrina, anti-histamínico), cafeína e dipirona, exatamente à qual você tem alergia.

Qual a diferença entre dipirona e ibuprofeno?

CONCLUSÕES: Este estudo demonstrou que, em dose oral única, o ibuprofeno proporciona atividade antipirética mais acentuada do que a dipirona, principalmente na febre alta. Ambas as medicações foram bem toleradas e seguras em curto prazo.

Quais os males que o Dorflex pode causar?

Boca seca, sede, diminuição da sudorese, retenção ou hesitação urinária (atraso na passagem da urina), visão borrada, dilatação da pupila, aumento da pressão intraocular, fraqueza, enjoos, vômitos, dor de cabeça, tonturas, prisão de ventre, sonolência, reações alérgicas, coceira, alucinações, agitação, tremor, ...

O que o uso do Dorflex pode causar?

Dorflex® age na dor e relaxa a tensão muscular1. Dorflex® combina dipirona, orfenadrina e cafeína sendo uma combinação de analgésico e relaxante muscular que alivia as dores e tensões musculares1. O uso recomendado é de 1 a 2 comprimidos até 4 vezes ao dia ou de 30 a 60 gotas até 4 vezes ao dia1.

O que acontece se tomar Dorflex todo dia?

Posso tomar Dorflex todos os dias? O uso prolongado do produto nunca é recomendado. Caso sinta dor de cabeça ou tensão muscular constantemente, procure o seu médico para obter uma avaliação diagnóstica mais precisa.

Qual é o melhor relaxante muscular?

Relaxantes musculares mais comuns
  • Carisoprodol (Mioflex)
  • Ciclobenzaprina (Miosan)
  • Orfenadrina (Dorflex, Ana-Flex)
  • Tizanidina (Sirdalud)

Artigo anterior
Pode tomar 200 mg de losartana por dia?
Artigo seguinte
Quais as imunidades previstas no art 150 da nossa Constituição?