Qual era o contexto histórico do modernismo?
Perguntado por: Filipe Cunha | Última atualização: 8. Juni 2025Pontuação: 4.2/5 (31 avaliações)
O modernismo é um estilo de época surgido no início do século XX, em um contexto de tensão política entre as grandes potências europeias, o que levou a duas guerras mundiais. Nesse período, ocorreram também descobertas e inovações tecnocientíficas que passaram a caracterizar a vida moderna.
Quais foram os fatos históricos que marcaram o modernismo?
- Primeira Guerra mundial;
- Nazismo;
- Fascismo;
- Segunda Guerra Mundial;
- Quebra da bolsa de Nova York em 1929;
- Política do café com leite;
- Governo de Getúlio Vargas.
Qual era a principal ideia do modernismo?
Liberdade de expressão, subjetividade da obra, ruptura com os padrões estéticos do passado são algumas de suas caraterísticas. O Modernismo surgiu com uma série de movimentos culturais que tinham por objetivo romper com o tradicionalismo de escolas literárias anteriores.
O que marcou o modernismo?
Movimento que teve início com a Semana da Arte Moderna
O movimento artístico, cultural e literário tem seu marco oficial com a Semana de Arte Moderna de 1922. O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento.
Qual foi o contexto do Modernismo no Brasil?
Contexto histórico do modernismo no Brasil
O início do modernismo no Brasil ocorreu no contexto da República Velha (1889-1930). Durante todo esse período predominou a tradicional política do café com leite, já que o poder era alternado entre as forças políticas de São Paulo e Minas Gerais.
Literatura - Modernismo Brasileiro - Contexto Histórico | ENEM
Qual foi a obra mais importante do Modernismo no Brasil?
- Abaporu - Tarsila do Amaral.
- O Homem Amarelo - Anita Malfatti.
- Pierrete - Di Cavalcanti.
- O Artesão - Vicente do Rego Monteiro.
- Paisagem da Espanha - John Graz.
- Operários - Tarsila do Amaral.
- A Estudante - Anita Malfatti.
- Amigos (Boêmios) - Di Cavalcanti.
Quais são as três fases do modernismo?
- Primeira geração (1922–1930) (O Apaporu, de Tarsila do Amaral, é uma das obras mais icônicas da primeira geração modernista. ...
- Segunda geração (1930–1945) ...
- Terceira geração (1945-1960)
Onde se manifestou o modernismo?
O Modernismo foi criado no período compreendido entre 1922 a 1930 e teve início com o marco da Semana de Arte Moderna em fevereiro 1922, no teatro Municipal de São Paulo e pretendia fazer com que a população, de modo geral, tomasse consciência da realidade brasileira.
Quanto tempo durou o modernismo?
Modernismo no Brasil:
Primeira geração: 1922-1930. Segunda geração: 1930-1945. Terceira geração ou pós-modernismo: 1945-1978.
O que o modernismo crítica?
Os autores desse movimento questionavam o fazer artístico e a criação de uma arte realmente brasileira, indo contra a colocação de regras, como faziam os parnasianos, que focaram mais na forma de construção dos textos, e não no conteúdo crítico ou nas relações com a sociedade.
Qual foi a obra que mais marcou o modernismo?
Primeiro Modernismo
Oswald de Andrade (1890-1954) - obras principais: Memórias sentimentais de João Miramar, 1924 (romance); Manifesto Pau-Brasil, 1925; Poesia Pau-Brasil, 1925; Manifesto Antropófago, 1928; Serafim Ponte Grande, 1933 (romance); O rei da vela, 1937 (teatro).
Em que os modernistas acreditavam?
O movimento modernista baseou-se na ideia de que as formas "tradicionais" das artes plásticas, literatura, design, organização social e da vida cotidiana tornaram-se ultrapassadas, e que se fazia fundamental deixá-las de lado e criar no lugar uma nova cultura.
Quais são os movimentos modernistas?
As principais expressões artísticas do movimento de arte moderna foram o fauvismo, abstracionismo, cubismo, futurismo, surrealismo, dadaísmo, concretismo.
Qual foi a primeira obra do modernismo no Brasil?
Como destaque, o romance modernista "Macunaíma" (1928), considerado obra-prima da literatura brasileira. A partir da história de um índio que leva nome da obra, o autor trata das tradições orais e folclóricas do povo brasileiro.
Qual é o nome do evento que marcou o modernismo brasileiro?
De 13 a 18 de fevereiro de 1922 acontecia, em São Paulo, a Semana de Arte Moderna ou "Semana de 22", como ficou conhecida na História. O evento foi organizado para celebrar o centenário da independência do Brasil (em 1822), e aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, marcando o início do Modernismo no Brasil.
Quais foram os 7 principais artistas da Semana da Arte Moderna?
Escultor: Victor Brecheret; Músicos: Ernani Braga, Guiomar Novais, Heitor Villa-Lobos; Pintores: Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti, John Graz, Vicente do Rego Monteiro, Candido Portinari.
Quem trouxe o modernismo para o Brasil?
Anita Malfatti: a mulher que trouxe o modernismo para o Brasil.
Quem iniciou a Arte Moderna?
A noção de uma “arte moderna” surge no meio do século 19, lá por 1850, 1860. Nesse tempo passamos pelo auge da Revolução Industrial, que nasce na Inglaterra e se espalha pela Europa e depois pelos Estados Unidos, transformando os métodos de produção de bens de consumo, da produção de energia, etc.
Quem criou o movimento modernista?
No nosso país, Mário de Andrade foi um dos autores que encabeçaram a primeira geração modernista, com obras verdadeiramente inovadoras como a antologia de contos Paulicéia Desvairada (1922). O seu livro mais famoso, Macunaíma, foi lançado em 1928 e se tornou um importante marco no cânone literário brasileiro.
O que é modernismo exemplo?
O modernismo é um estilo de época marcado pela inovação que vigorou durante grande parte do século XX. No Brasil, ele teve início em 1922, com a Semana de Arte Moderna. “Composição surrealista”, obra do pintor modernista Ismael Nery (1900-1934).
Quanto tempo leva para abrir uma conta poupança?
Como acontece a reprodução por cissiparidade?