Como acontece a reprodução por cissiparidade?

Perguntado por: Álvaro Carvalho Machado  |  Última atualização: 8. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (59 avaliações)

A divisão binária recebe várias denominações e é também chamada de fissão, bipartição ou cissiparidade. Nesse tipo de reprodução, ocorre a divisão do organismo ao meio, originando outro ser idêntico ao que foi dividido. É comum em protozoários, bactérias e também em planárias.

Como ocorre a reprodução por cissiparidade?

A cissiparidade ocorre em organismos unicelulares, que simplesmente se dividem ao meio gerando dois indivíduos. Na cissiparidade, ocorre a replicação do cromossomo e a posterior divisão da célula-mãe em duas.

Como ocorre a reprodução por bipartição?

As bactérias apresentam como forma de reprodução a reprodução binária, também chamada de cissiparidade ou bipartição. Neste processo de reprodução assexuada, a bactéria duplica seu material genético e se divide em duas, ambas terão a mesma quantidade de DNA e representarão as mesmas funções.

Como ocorre o processo de divisão binária?

A divisão binária ocorre quando uma bactéria duplica o seu material genético e logo em seguida se divide, originando duas bactérias idênticas a ela. Uma bactéria, quando em condições ideais de temperatura e nutrientes, leva aproximadamente vinte minutos para completar todo o processo de divisão.

Como ocorre a reprodução assexuada por fissão?

Fissão binária é o nome dado ao processo de reprodução assexuada dos organismos unicelulares que consiste na divisão de uma célula em duas por mitose, cada uma com o mesmo genoma da “célula-mãe” (com o mesmo DNA ou material genético da "célula-mãe").

Cissiparidade ou Bipartição - Reprodução Assexuada - Biologia com o Tubarão

33 questões relacionadas encontradas

Quais são os 3 tipos de reprodução assexuada?

Alguns dos principais tipos de reprodução assexuada são a divisão binária, fragmentação, brotamento, partenogênese e propagação vegetativa.

Quais são os 4 tipos de reprodução?

Os quatro tipos de reprodução bacteriana são a divisão binária, a fissão múltipla, a conjugação e a transformação.

Como ocorre a reprodução por fragmentação?

A fragmentação é o processo de reprodução assexuada em que o indivíduo inicial se divide em duas partes e, se ambas as partes forem grandes o suficiente, cada uma delas se regenerará originando um novo indivíduo.

Qual o nome que se dá ao animal que se reproduz sozinho?

A partenogênese refere-se a um tipo de reprodução assexuada de animais em que o embrião se desenvolve de um óvulo sem ocorrência da fecundação. Alguns tipos de vermes, de insetos e uns poucos animais vertebrados, como certas espécies de peixes, de anfíbios, e de répteis, se reproduzem por partenogênese.

Qual a diferença entre mitose e bipartição?

Reprodução assexuada: para organismos unicelulares, a mitose representa uma modalidade de reprodução assexuada. Amebas, por exemplo, se dividem gerando células idênticas à original, em um processo conhecido como bipartição.

Quem faz a bipartição?

Esse tipo de reprodução, também chamado de bipartição, cissiparidade ou fissão, ocorre em diferentes organismos e é comum em protozoários e bactérias.

Como ocorre a Cissiparidade de exemplo?

Tipo de reprodução assexuada por separação em duas partes (bipartição), ou mais partes iguais (divisão múltipla). Este tipo de divisão por bipartição ocorre em muitos organismos unicelulares e em alguns pluricelulares, como acontece, por exemplo, em algumas espécies de corais.

Onde ocorre a divisão binária?

A fissão binária bacteriana é o processo pelo qual as bactérias realizam a divisão celular. Conceitualmente, a fissão binária é semelhante à mitose que acontece em organismos multicelulares (como plantas e animais), mas sua finalidade é diferente.

O que é reprodução Ssexuada?

A reprodução sexuada é aquela em que há o envolvimento de gametas, ou seja, ocorre quando há a presença células reprodutivas especializadas, as quais se juntam e dão origem a um novo ser.

Quais são os animais que se reproduzem de forma assexuada?

Conheça 9 animais que se reproduzem sem precisar acasalar
  1. Tubarões em cativeiro. Tubarão-martelo - Sphyrna mokarran — Foto: Gary J. ...
  2. Dragão de komodo. ...
  3. Lagarto-cauda-de-chicote. ...
  4. Estrela-do-mar. ...
  5. Bicho-pau. ...
  6. Esponjas. ...
  7. Lagostim de mármore. ...
  8. Águas-vivas.

O que são os gametas?

Gametas são células reprodutivas responsáveis pela formação de uma nova vida e continuidade das espécies animais. Em humanos, nós temos: Espermatozoides: gametas masculinos; Óvulos: gametas.

O que é fragmentação exemplos?

Fragmentação ou regeneração: consiste na capacidade de um organismo formar outro com base em um fragmento de seu corpo. Equinodermos e platelmintos são grupos de animais que apresentam essa capacidade. A estrela-do-mar, por exemplo, quando danificada, pode regenerar-se, e a parte perdida origina um novo ser.

Quais são os dois principais tipos de reprodução?

Ela costuma ser dividida em duas categorias: reprodução assexuada e reprodução sexuada. Na reprodução assexuada, um único indivíduo dá origem a um ou mais descendentes. Por tal motivo é que eles são geneticamente idênticos aos seus genitores, embora possam ocorrer mutações e variações fenotípicas.

O que é bipartição ou Cissiparidade?

Divisão binária (bipartição ou cissiparidade) → processo em que uma célula se divide em duas, por mitose. Comumente observado em seres unicelulares: bactérias, protozoários, algas e fungos.

Quais são as vantagens da reprodução sexuada?

Já na reprodução sexuada, a vantagem é a alta variabilidade genética e a facilidade de eliminar mutações maléficas. As desvantagens desse tipo de reprodução estão na dificuldade de encontrar parceiros e no alto gasto de energia para completar o ciclo de desenvolvimento.

Artigo anterior
Qual era o contexto histórico do modernismo?
Artigo seguinte
Como calcular juros moratórios legais?