É possível ter NIC 1 sem ter HPV?

Perguntado por: Martim Gil Borges  |  Última atualização: 3. August 2024
Pontuação: 4.4/5 (60 avaliações)

Não, com certeza tem HPV associado, pois ele é o causador da NIC.

Quem tem NIC 1 tem HPV?

É possível ter NIC I e não ter HPV? Sim. Nem sempre quem tem NIC tem HPV, pois na prática médica há casos de falso positivo e registro de mulheres com NIC sem necessariamente terem sido contaminadas pelo HPV.

É normal ter NIC 1?

A NIC 1 não é um câncer. Você tem uma chance de 80 a 90% de regressão espontânea da lesão sem qualquer tratamento. Não é considerada uma lesão precursora de câncer. Os seus parceiros sexuais deverão procurar atendimento médico.

Quem tem Lsil tem HPV?

O LSIL é uma lesão que tem 80 a 90% de chances de remissão espontânea sem qualquer tratamento. Inicialmente a colposcopia e biópsia não são necessárias. Mesmo que a biópsia seja negativa, ela não descarta a lesão pelo HPV.

Como se pega o NIC 1?

O HPV é um vírus sexualmente transmissível de alto contágio. Se tiver contato sexual, você pode pegar facilmente o vírus e transmiti-lo também. A presença de lesões no colo uterino ou verrugas genitais aumento o risco de transmissão.

Qual o tratamento de Nic 1?

34 questões relacionadas encontradas

É possível ter verrugas e não ser HPV?

Nem toda verruga na área genital é HPV. Cada caso deve ser avaliado com seu médico ginecologista/urologista, que pode pedir exames mais detalhados (como biópsia) para investigar melhor.

Quanto tempo HPV vira NIC 1?

A duração média da infecção por HPV ou o intervalo médio entre o seu diagnóstico e o da NIC 1 foi de 4,7 anos, ao passo que para a NIC 2 foi de 4,3 anos. Não foi possível estimar a duração da NIC 1 porque a sua idade média ao diagnóstico foi praticamente superposta à da NIC 2.

O que quer dizer NIC 1 na biópsia?

Leve – É a NIC grau I ou, simplesmente, NIC I. Neste tipo, um terço do colo do útero foi afetado. Geralmente, não precisa de tratamento. Mas é importante o acompanhamento médico para ver se vai evoluir.

Como fortalecer o sistema imunológico para eliminar o vírus do HPV?

Algumas dicas para fortalecer sua imunidade ao HPV:

Gerenciar o estresse e a ansiedade. Não fumar. Tomar vacina contra o HPV.

Quem já teve NIC 1 pode ter novamente?

Mesmo tratando o NIC 1, você tem grande risco de manter uma infecção crônica e latente pelo HPV. As lesões podem retornar.

Como regredir NIC 1?

O NIC 1 ou displasia cervical leve é uma lesão pelo HPV. Tem 90% de regressão espontânea. Por isso, que a conduta com relação ao NIC 1 é repetir o Papanicolaou em 6 meses, sem necessidade de colposcopia ou biópsia.

Como saber se o homem está com HPV?

A maioria das pessoas não apresenta sintomas, no entanto, quando surgem, os sintomas mais comuns do HPV em homens são as lesões verrucosas, ou seja, verrugas na região genital com aspecto de couve-flor e tamanhos variados, conhecida popularmente como "crista de galo", "figueira" ou "cavalo de crista".

O que é NIC 1 de baixo grau?

O NIC 1 ou neoplasia intraepitelial cervical grau 1, é uma lesão de baixo grau provocada no colo uterino pelo HPV. Não é uma lesão grave e tem 80 a 90% de desaparecer sem qualquer tratamento. A orientação é repetir o Papanicolaou em 6 meses sem necessidade inicial de colposcopia ou biópsia.

Qual é o tratamento para cura do HPV NIC 1?

O tratamento da lesão NIC 1 visá diminuir o grau de lesão no colo uterino e não eliminar o vírus HPV. Normalmente o tratamento é feito através de cauterização elétrica, mas também pode ser feita com uso do laser. Há a opção da aplicação de ácido no local.

Qual tipo de HPV causa lesão de baixo grau?

Como as verrugas genitais raramente se transformam em câncer, tanto o HPV-6 como o HPV-11 são denominados vírus de baixo risco. Estes tipos de HPV de baixo risco, também podem causar mudanças de baixo grau nas células cervicais que não se transformam em câncer.

Como tratar HPV leve?

Estes podem ser a aplicação de uma substância ácida no próprio consultório, aplicação de medicamentos sob a forma de creme pela própria paciente ou até a retirada cirúrgica ou cauterização elétrica, em casos especiais (múltiplas e extensas lesões).

Qual vitamina ajuda no HPV?

A vitamina A, através dos carotenoides, tem capacidade de inibir a formação dos radicais livres, sendo também potentes moduladores da diferenciação celular, o que confere proteção para inibir o desenvolvimento do HPV. As vitaminas C e E podem evitar a formação de carcinógenos, além de aumentar a imunidade.

Qual antibiótico para curar o HPV?

Não há medicamento específico para o HPV; o tratamento foca em sintomas e lesões causadas pelo vírus, e a vacinação é a melhor prevenção. Atualmente, não existe um medicamento específico para erradicar o vírus do papiloma humano (HPV) do corpo.

Qual remédio comprar na farmácia para HPV?

Podofilotoxina pomada

A podofilotoxina ou podofilox na forma de pomada 1,5 mg/g é indicada para tratar as verrugas externas perianais ou genitais femininas ou masculinas, conhecidas como condiloma acuminado, causadas pelo vírus HPV. Entenda o que é o condiloma acuminado.

O que quer dizer NIC 1 no preventivo?

Quando ocorre a desordenação nas camadas mais basais do epitélio estratificado, estamos diante de uma Neoplasia Intraepitelial Cervical Grau I (NIC I) – Baixo Grau (anormalidades do epitélio no 1/3 proximal da membrana).

Quais as causas do NIC 1?

A NIC 1 significa só uma infecção viral pelo HPV. AS NIC 2 e 3 são consideradas lesões pré-câncer do colo uterino e requerem tratamento para prevenir progressão para o câncer. Na presença dessas alterações, não deixe de procurar seu ginecologista.

Como pega lesão intraepitelial de baixo grau?

O que e lesão intraepitelial escamosa de baixo grau? Olá. Essa lesão de baixo grau ou neoplasia intraepitelial cervical grau 1 ou simplesmente NIC 1 é uma lesão provocada pelo HPV, um vírus sexualmente transmissível. Essa lesão geralmente é provocada pelo HPV de alto risco.

É vergonhoso ter HPV?

Podem ocorrer sentimentos de vergonha, diminuição do desejo sexual, medo de ter câncer, revolta contra os parceiros sexuais, mesmo que normalmente não seja possível saber exatamente em que época ou de que forma ocorreu o contágio pelo vírus do HPV.

Estou com HPV fui traída?

Uma infecção por HPV não é indicativa de traição, pois o vírus pode ter sido adquirido há muitos anos. Não se sabe por quanto tempo o HPV pode permanecer latente e quais são os fatores responsáveis pelo desenvolvimento de lesões. As manifestações da infecção podem ocorrer meses ou até anos depois do contato.

É verdade que todo mundo tem HPV?

O papilomavírus humano (HPV) é um grupo de vírus muito comum no mundo. Existem mais de 100 tipos de HPV, dos quais pelo menos 14 são cancerígenos (também conhecidos como tipos de alto risco). O HPV é transmitido principalmente por contato sexual. A maioria das pessoas é infectada logo após o início da atividade sexual.

Artigo anterior
Quais são as 4 funções do administrador?
Artigo seguinte
O que é valoração probatória?