O que é associação em série?

Perguntado por: Samuel Isaac Alves Vicente  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (66 avaliações)

A associação em série é uma das formas básicas de se conectarem componentes elétricos ou eletrônicos. A nomeação descreve o método como os componentes são conectados. Como demonstração, consideremos um circuito simples consistindo de duas lâmpadas e uma bateria de 9 V.

O que é uma associação em série?

4.2.1 Associação em Série

Dois componentes de um circuito encontram-se associados em série quando um dos seus terminais é comum e ambos são percorridos pela mesma corrente eléctrica.

Qual a diferença entre associação em série e em paralelo?

A principal diferença entre circuito em série e paralelo é a maneira como a tensão e a corrente apresentam-se. A tensão será a mesma em todos os pontos do circuito em paralelo e a corrente poderá variar. Já no circuito em série, é a tensão que pode ser diferente, enquanto a corrente elétrica é a mesma.

Como ocorre associação em série?

Na associação de resistores em série, a resistência equivalente é igual à soma das resistências de cada resistor, e a corrente elétrica é igual em todos os componentes. ... Quando isso ocorre, precisamos recorrer a uma associação de resistências, que pode ser feita de duas formas: em série e em paralelo.

O que é uma associação em paralelo?

A associação em paralelo é obtida quando os resistores são ligados de modo que a corrente elétrica divide-se ao passar por eles. Nesse tipo de associação, a resistência elétrica equivalente será sempre menor do que a menor das resistências.

Associação de Resistores (EM SÉRIE) - Aula 01

35 questões relacionadas encontradas

Quais são as características de uma associação em paralelo?

Na associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente sempre é menor que a resistência de menor valor que o circuito apresenta. Quando um dos resistores da associação em paralelo queima, a corrente elétrica que circula nos demais componentes do circuito não é alterada.

Como calcular uma associação em paralelo?

Fórmulas da associação de resistores em paralelo
  1. corrente total: i = i1 + i2 + i3 + … + in;
  2. resistência equivalente: 1/Req = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 + … +1/Rn;
  3. resistência equivalente (circuito com apenas dois resistores): Req = (R1 . R2)/(R1 + R2);
  4. lei de Ohm: U = R . i.

Qual a principal característica da associação em série?

As características seguintes definem uma associação em série para resistores: ... A queda de tensão obtida na associação em série é a soma total das de cada resistência. A resistência total obtida pela associação em série de resistências é igual à soma das resistências envolvidas.

Como funciona um circuito misto?

Um circuito misto é aquele que dispõe de componentes eletrônicos conectados tanto em paralelo quanto em série, associados a uma só fonte de tensão. O circuito misto , possui alguns pontos de consumo ligados em série e outros em paralelo, ou seja, apresenta seus elementos ligados uns em série e outros em paralelo.

O que são resistores em série?

Resistores estão em série quando os seus terminais estão ligados um em seguida do outro e não existem ramificações entre componentes.

O que é circuito em série de um exemplo?

Circuito Elétrico em série é aquele em que existe uma associação. A partir dessa associação, os componentes ligam-se entre si na mesma sequência e na mesma direção. Como exemplo, podemos citar as lâmpadas usadas na decoração das árvores de Natal.

O que acontece com lâmpadas ligadas em série?

Portanto, a maior evidência de que é uma ligação em série, é que quando queima ou retira uma das lâmpadas toda aquela malha (parte) para de funcionar, pois o fluxo de corrente é interrompido, não havendo um caminho alternativo para a corrente elétrica.

O que é o circuito elétrico misto?

Em diversas situações podemos dispor de um circuito elétrico composto por resistores ligados tanto em paralelo, quanto em série. Esses circuitos recebem o nome de circuito misto. ... Podemos ver que os resistores 1 e 2 estão ligados em paralelo, já o resistor 3 é ligado em série com o conjunto dos resistores 1 e 2.

Quais as características de uma associação?

tiPoS dE ASSoCiAção

Reunião de duas ou mais pessoas para a realização de objetivos comuns. Seu patrimônio é constituído pela contribuição dos associados, por doações, subvenções etc. Seus fins podem ser alterados pelos associados. Os seus associados deliberam livremente.

Quais os objetivos da associação?

As associações são organizações que têm por finalidade a promoção de assistência social, cultural, representação política, defesa de interesses de classe, filantropia.

Como calcular a resistência total de um circuito em paralelo?

Se souber o valor a corrente e tensão total do circuito inteiro, você pode encontrar a resistência total usando a Lei de Ohm: R = V / I. Por exemplo, um circuito paralelo tem uma tensão de 9 volts e uma corrente total de 3 amps. A resistência total do circuito RT = 9 volts / 3 amps = 3 Ω.

Qual a principal característica do circuito paralelo relacionada ao valor da resistência equivalente?

Em toda associação paralelo, o valor da resistência do resistor equivalente é sempre menor que a de qualquer resistor da associação, pois naresistência equivalente passa a maior corrente e conseqüentemente terá a menor resistência, pois nela, U é constante..

Quais são as características da tensão e corrente na Associação paralelo de resistores?

Em uma associação em paralelo de resistores, a tensão em todos os resistores é igual, e a soma das correntes que atravessam os resistores é igual à resistência do resistor equivalente (no que nos resistores em série, se somava as tensões (V), agora o que se soma é a intensidade (i)).

Para que serve resistores em paralelo?

Associação em paralelo:

Nesta associação existem resistores interligados entre si com dois pontos em comum, com mesma tensão encontrada sobre os resistores e a corrente elétrica se divide entre os resistores de acordo com o valor de cada resistência.

Quais são os três tipos de circuitos elétricos?

Existem vários tipos de circuitos sendo os principais o circuito em série, circuito paralelo e circuito misto.

Quais são os tipos de circuitos elétricos?

Existem basicamente dois tipos de circuito: o circuito em série, em que a corrente percorre os diferentes componentes de forma sequencial e o circuito em paralelo, em que a corrente se subdivide em dois ou mais ramos. Os circuitos mais complexos podem conter uma combinação arbitrária de vários destes blocos básicos.

Artigo anterior
Quanto custa o windows 8.1?
Artigo seguinte
O que se comemora no Dia 20 de agosto de 2020?