Como é feito o exame de alfa-fetoproteína?

Perguntado por: Ângela Mafalda de Figueiredo  |  Última atualização: 27. Juli 2024
Pontuação: 4.9/5 (53 avaliações)

Como é feito o exame Alfafetoproteína? Para a realização deste exame, é preciso coletar amostra de sangue de uma veia, geralmente localizada no braço. O número de tubos coletados varia de acordo com a quantidade e tipos de exames.

Como é feito o exame de AFP?

Recomenda-se que a coleta de sangue seja realizada de preferência no período da manhã, sempre em um laboratório de sua confiança. É necessário jejum de 4 horas antes de colher o sangue para realizar o teste. O resultado fica pronto geralmente no dia seguinte à coleta.

Para que serve o exame de alfa feto proteína?

- A alfafetoproteína é um marcador de tumores hepáticos (hepatomas) e testiculares, assim como de disfunções hepáticas em geral. Sua determinação está indicada sobretudo no acompanhamento de portadores dessas condições. Valores elevados são encontrados em recém-nascidos e se normalizam ao longo do primeiro ano de vida.

Qual tubo coleta alfa fetoproteína?

Tubo seco: Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

O que é alfa fetoproteína alterado?

Valores elevados

Podem ser causados por hepatocarcinomas, câncer pancreático com metástase hepática, teratoma maligno de ovário ou dos testículos, câncer gástrico com metástase hepática, tumor do saco vitelino e tumor de células germinativas misto.

Exame de Alfafetoproteína em adultos | Marcadores Tumorais | Prof. Dr. Victor Proença - IBAP Cursos

16 questões relacionadas encontradas

O que o exame AFP detecta?

O que detecta: A alfafetoproteína (AFP) é uma proteína cuja dosagem pode ser solicitada para investigar tumores no estômago, intestino, ovários ou presença de metástases no fígado.

Quais são os marcadores de câncer?

Quais são os principais marcadores tumorais?
  • CEA: o antígeno carcinoembrionário é um marcador para câncer de cólon;
  • CA-125: marcador de tumor de ovário;
  • Alfa-fetoproteína: tumores de fígado e germinativos;
  • CA 15-3: tumor de mama;
  • PSA: tumor de próstata;
  • B-HCG: tumores germinativos ou doença trofoblástica gestacional;

Qual o valor normal da alfa fetoproteína?

Alfa-fetoproteína (normal < 10ng/ml): é uma proteína do sangue que pode estar aumentada em caso de cirrose e de câncer no fígado, como o hepatocarcinoma. Tumores menores que dois centímetros raramente aumentam a alfa-fetoproteína do sangue.

O que é alfa fetoproteína no homem?

O AFP é um um marcador tumoral utilizado para seguimento oncológico , mais comumente, de pacientes portadores de câncer do fígado .

Quais exames para cada tubo de coleta?

A ordem correta para coleta de sangue por tubos a vácuo é:
  • Azul (citrato de sódio)
  • Amarelo/vermelho (ativador de coágulo)
  • Verde (heparina)
  • Lilás/roxo (EDTA)
  • Cinza (fluoreto de sódio/EDTA).

Qual o exame que detecta câncer no fígado?

ressonância magnética do abdômen; angiografia (exame radiográfico que permite visualizar os vasos sanguíneos do órgão); laparoscopia (procedimento cirúrgico minimamente invasivo, indicado para avaliar o fígado, ductos biliares, vesícula biliar e outros órgãos abdominais);

Qual exame de sangue detecta câncer de colo de útero?

A história da paciente, o exame físico, a ultrassonografia transvaginal e a medida no sangue do marcador tumoral CA-125 é o que se tem atualmente para buscar um diagnóstico precoce.

Qual o exame para detectar metástase?

Os exames utilizados para detecção de metástases normalmente são o RX tórax e a ecografia abdominal (muitos médicos preferem as tomografias contrastadas de tórax e abdômen pela maior sensibilidade) e a cintilografia óssea.

Qual o exame de sangue que detecta câncer?

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

Qual o nome do exame para saber se tem câncer?

Exames para detectar câncer incluem mamografia, tomografia e radiografia. Saiba mais! A realização de exame para detectar câncer é fundamental para que a patologia seja identificada precocemente, contribuindo imensamente nas chances de cura e melhores prognósticos.

Qual Exame de sangue detecta câncer de tireoide?

O exame de TSH é uma análise de sangue crucial para a avaliação da funcionalidade da tireoide. Antes que sintomas apareçam, essa prova pode identificar irregularidades na atividade dessa glândula, situada na frente do pescoço.

Quando o CEA indica câncer?

O CEA pode ser usado para câncer de pulmão e de mama. Este marcador pode também estar alterado em outros tipos de câncer, como melanoma, linfoma, tireoide, pâncreas, fígado, estômago, rim, próstata, ovário, colo do útero e bexiga.

Como é um tumor no saco?

Na maioria dos casos de câncer de testículo, os homens têm um nódulo em um dos testículos ou podem perceber o testículo aumentado ou inchado. Às vezes, o nódulo provoca dor, mas na maioria das vezes não é doloroso. Os homens com câncer de testículo podem notar uma sensação de peso ou dor abdominal ou no escroto.

O que é linfonodos no testículo?

Quando os tumores de testículo disseminam-se, ou seja, saem para fora do testículo, eles migram para os linfonodo, também conhecidos como gânglios. Eles podem disseminar-se para gânglios na região da pelve, abdome, tórax e até região cervical. Para este estudo, utiliza-se a tomografia computadorizada.

Para que serve o exame de sangue cá 153?

O exame de CA 15-3 só funciona como marcador se o câncer produzir altos níveis da substância cancerígena, podendo não ser útil em todos os casos de câncer de mama. A principal indicação para o CA 15-3 é o acompanhamento de pacientes com câncer de mama.

Quando o exame ca-125 é considerado câncer?

Os resultados do exame CA-125 indicam a quantidade de proteína CA-125 presente no sangue, podendo ser útil, especialmente, para o diagnóstico do câncer de ovário. As concentrações de CA-125 no sangue devem estar igual ou abaixo de 35 U/mL . Valores acima de 35 U/ml, podem indicar a presença de alguma doença.

Para que serve o exame de sangue cá 19-9?

Para que serve o Exame Ca 19-9? O exame Ca 19-9 serve para identificar a presença da proteína no sangue e ajudar no diagnóstico de certos tipos de câncer, entre eles o câncer de pâncreas em estágio avançado, onde os níveis dessa proteína encontram-se bastante elevados no sangue.

É possível detectar o câncer pelo hemograma completo?

O exame de sangue completo, muitas vezes, pode trazer indicadores que representem o risco de desenvolvimento de um câncer em seu organismo. Por exemplo, sinais de irregularidade na quantidade de glóbulos vermelhos ou alterações nos glóbulos brancos podem ser indicadores de problemas relacionados com medula óssea.

Como saber se o tumor é maligno?

O tumor benigno tem bordas distintas, lisas e regulares. Já um tumor maligno apresenta bordas irregulares e cresce de forma mais rápida e agressiva; O tumor maligno pode se espalhar para outras partes do corpo, enquanto o benigno não invadirá tecidos próximos nem se espalhará para outras partes do corpo.

Qual o marcador tumoral do pâncreas?

Um marcador de tumor de pâncreas é a dosagem do CA19-9, que pode estar aumentado. Porém, tumores de pequeno tamanho podem ter o CA19-9 normal, assim como, lesões de tamanho maior também podem apresentar níveis normais em 5 a 10% da população. Níveis maiores do que 100 U/mL podem ser sugestivos de tumores de pâncreas.

Artigo anterior
Quantos tipos de cultura existe no mundo?
Artigo seguinte
Sou autônoma Como faço para declarar Imposto de Renda?