Por que pergunta?

Perguntado por: Viviane Freitas Rocha  |  Última atualização: 2. Februar 2025
Pontuação: 4.8/5 (43 avaliações)

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Por quê ou porquê pergunta?

“Por que” deve ser usado em perguntas e sempre que for possível inserir a palavra “razão” ou “motivo” na frase. “Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas.

Qual é o uso dos 4 porquês?

A sequência correta de preenchimento das lacunas é: “porque” (pois), “porquês” (substantivo), “por que” (por qual razão) e “por quê” (por qual razão, em final de frase, antes de sinal de interrogação).

Como usar o por quê?

  1. Por que = Usado no início das perguntas.
  2. Por quê? = Usado no fim das perguntas.
  3. Porque = Usado nas respostas.
  4. O porquê = Usado como um substantivo.

Por que motivo?

Porque: usado para indicar o motivo, a razão de algo, geralmente em frases declarativas. É uma conjunção. Porquê: usado como sinônimo de “motivo”. É um substantivo.

Uso dos Porquês [Prof Noslen]

19 questões relacionadas encontradas

Por quê ou porquê?

“Porque”: pode ser substituído pelas expressões “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de que”. “Porquê”: é um substantivo e tem o mesmo significado dos termos “razão” e “motivo”.

Qual a diferença entre os 4 tipos de porquês?

Porque: Usado nas respostas. Porquê: Usado como substantivo. Por que: Pergunta, Porque: Resposta, Por quê: Fim da frase e Porquê: Substantivo.

Por que exemplos?

Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa. Exemplos: Vou ao supermercado porque não temos mais frutas. Você veio até aqui porque não conseguiu telefonar?

Por que frases?

Veja os exemplos:
  • Não viajei porque não tinha dinheiro. (liga a oração “não tinha dinheiro” a “não viajei”, explicitando a relação de causa)
  • Quero ir embora porque estou cansada.
  • Eu mesma cortei as plantas porque o jardineiro não pôde vir.
  • Porque o cachorro era grande, as crianças tinham medo.

Porque no começo da frase?

Quando pensamos no por que interrogativo ele aparece no início da frase. Para facilitar o entendimento, ele pode ser substituído pelas seguintes expressões: por que motivo, por qual motivo, por que razão, por qual razão. Sendo assim, sempre que você conseguir fazer essa relação, deverá utilizar essa forma de escrever.

Porquê ou por que no meio da frase?

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Como por exemplo?

Quando se usa por exemplo? Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Esse fato não configura um erro em si, pois a redundância trazida pelo pleonasmo pode ocorrer por dois motivos.

Por que sozinho e com acento?

Escrito assim, separado e com acento circunflexo, o por quê deve ser empregado: - Quando a expressão aparecer em final de frase ou sozinha (lembrando que essa forma conservará o sentido de por qual motivo/por qual razão): Viajar de ônibus, por quê? As passagens aéreas são mais baratas.

Porque sinônimo de motivo?

1 visto que, uma vez que, dado que, posto que, pelo motivo de, por causa de, em razão de, já que, como, posto.

Por que separado exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?"

Por que no começo da pergunta?

Por que: utilizado para perguntas

“Por que” separado e sem acento é usado no início das frases interrogativas diretas ou no meio, no caso de frases interrogativas indiretas. Assim, utilizamos o “por que” em perguntas ou como pronome relativo, com o sentido de “por qual e “pelo qual”.

Por que não Ou por que não?

O certo é/seria: ''E por que não?'' ou ''E porque não?'' ? - Quora. No português brasileiro, para além das orientações de "por que" para perguntas e "porque" para respostas, considere o seguinte: Sempre que puder substituir por por qual razão/motivo, será POR QUE — separado e sem acento.

Qual é a diferença entre mal é mau?

“Mal” é antônimo de “bem”. Já “mau” é antônimo de “bom”.

Vai vírgula após Porém?

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir."

Pode colocar vírgula depois de Porém?

"O encontro foi um desastre. Nada se pode concluir do ocorrido, porém.'' Em começo de frase, porém não deve ser seguido de vírgula, pois é uma conjunção, ou seja, liga uma oração a outra. Quando está deslocado na frase, porém deve aparecer entre vírgulas, pois neste caso há uma intercalação.

Tem vírgula em por exemplo?

Devem ser separadas por vírgulas expressões como: além disso, por exemplo, ou melhor, inclusive, isto é, ou seja, a saber, aliás, com efeito. Exemplo: Eu não gostaria de ir a casa dele porque ele me trata mal e, além disso, não vai poder nos ajudar!

Tem vírgula depois de ontem?

Isso é representado pelo uso da vírgula, que insere uma pausa: Ontem, João comprou um carro para a esposa. João, ontem, comprou um carro para a esposa. João comprou um carro, ontem, para a esposa.

Onde se deve colocar a vírgula?

O uso da vírgula é muito comum na língua portuguesa, mas não está associado à respiração durante a leitura. Há regras específicas para seu uso, indicando leves pausas, mas também o destaque e a separação de algumas palavras ou de alguns termos entre as orações.

É claro que tem vírgula?

É muito comum, entretanto, encontrarmos apenas o adjetivo "claro" entre vírgulas no lugar da expressão "é claro" ("Foram, claro, iludidas"; "Ele, claro, foi iludido" etc.). Convém empregar sempre a expressão "é claro".

Artigo anterior
O que causa alcalose mista?
Artigo seguinte
Quantos Hz é considerado perda auditiva?