O que a pessoa sente depois de uma convulsão?

Perguntado por: Neuza Nádia Faria Martins Henriques  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (30 avaliações)

Após a convulsão, as pessoas costumam se sentir sonolentas ou confusas, e podem adormecer. Se houver uma causa subjacente para a convulsão, pode haver sintomas desta condição antes de ocorrer a convulsão, como febre ou confusão mental.

O que fazer depois de uma crise convulsiva?

Após uma convulsão:
  1. Verifique se a pessoa sofreu lesões.
  2. Se a pessoa está tendo dificuldade para respirar, use o dedo para limpar suavemente a boca de qualquer vômito ou saliva.
  3. Afrouxe roupas apertadas em volta do pescoço e da cintura da pessoa.
  4. Forneça uma área segura, onde a pessoa possa descansar.

Quantas convulsões uma pessoa pode ter?

Nós neurologistas ouvimos muito este questionamento; e sua explicação é relativamente simples: uma pessoa pode ter uma ou duas convulsões pontuais durante sua vida toda; neste caso, dizemos que o paciente teve crises, convulsão, mas não tem epilepsia.

Pode dormir depois de convulsão?

É uma situação comum, chamada de “estado por ictal”. Não ha problema em dormir.

Quem tem epilepsia não pode ficar sem dormir?

Epilepsia: Passar muitas horas sem dormir ou comer pode desencadear convulsões. Diferentemente do que muitos imaginam, crises de convulsão não estão restritas a acometer somente pacientes com diagnóstico de epilepsia. A condição pode atingir qualquer pessoa saudável, em qualquer idade, quando há fatores desencadeantes.

CRISES DE CONVULSÃO E COMO LIDAR

44 questões relacionadas encontradas

Como saber se teve convulsão dormindo?

As pessoas que passam por convulsões noturnas podem apresentar alguns sinais ao acordar, como:
  1. Dor de cabeça;
  2. Molhar a cama de suor;
  3. Dor na língua causada por mordida durante a crise;
  4. Lesão nos ossos ou articulações;
  5. Tensões musculares;
  6. Fraqueza;
  7. Fadiga;
  8. Tontura.

Quantas convulsões uma pessoa pode ter por dia?

As crises convulsivas podem ocorrer em intervalos variados, incluindo mais de uma vez ao dia. Sugiro que você fale com seu médico para que seu tratamento seja ajustado.

O que é convulsão pode matar?

Infelizmente sim, a convulsão pode matar. Embora seja raro, não se pode excluir essa possibilidade, que pode ocorrer tanto indireta quanto diretamente. Ao ter um ataque convulsivo, o paciente pode se afogar com a própria saliva, sangue ou vômito.

Qual o perigo da convulsão?

As convulsões podem ter consequências graves. As contrações musculares intensas e rápidas podem causar lesões e, até mesmo, fraturas ósseas. A perda súbita da consciência pode causar acidentes e lesões graves provocadas pelas quedas e acidentes.

Quais os cuidados de enfermagem durante e após uma crise convulsiva?

As principais ações da enfermagem são:
  • Observar se vias aéreas encontram-se desobstruídas;
  • Remover prótese dentária ou outro objeto que possa ser considerado de risco para obstrução da via aérea. ...
  • Manter o paciente em decúbito dorsal com a cabeça do paciente lateralizada, sem forçar excessivamente qualquer posição;

Quanto tempo pode durar uma crise convulsiva?

As crises em geral duram cerca de dois minutos, mas podem se estender por até cinco. “Se o tempo for superior a esse, acione uma ambulância ou leve a pessoa a um hospital.

Tem como a pessoa morrer de convulsão?

"Os pacientes podem morrer quando têm uma convulsão e batem a cabeça, quando caem e se cortam, por problemas cardíacos que gerem falta de sangue na região cerebral, intoxicação por remédios ou excesso de álcool, fazendo a pessoa parar de respirar", alega o médico.

O que leva uma pessoa a ter convulsão?

A convulsão é um distúrbio em que ocorre contração involuntária dos músculos do corpo ou de uma parte dele, devido ao excesso de atividade elétrica em algumas áreas do cérebro, o que pode ter como consequência tremores, espasmos musculares, perda de controle da bexiga e perda da consciência, por exemplo.

Quando a epilepsia pode matar?

Ter mais de três episódios convulsivos durante um ano já eleva o risco de morte súbita em mais de 50%. “Nos momentos seguintes ao quadro, regiões neurais que regulam a respiração não funcionam direito e a falta de oxigênio leva ao óbito”, completa o expert.

O que não fazer durante uma crise convulsiva?

O que não deve ser feito durante a crise convulsiva:
  • Não impeça os movimentos da vítima, apenas se certifique de que nada ao seu redor irá machucá-la;
  • Nunca coloque a mão dentro da boca da vítima, as contrações musculares durante a crise convulsiva são muito fortes e inconscientemente a pessoa poderá mordê-lo;

O que cura convulsão?

Convulsão tem cura? A Convulsão tem cura, dependendo da causa. Em alguns casos, o tratamento para convulsão é feito com o uso de medicamentos ou procedimentos cirúrgicos para evitar crises futuras. Aquelas causadas pela ingestão de substâncias melhora somente com a suspensão do uso delas.

Qual a gravidade da convulsão?

As convulsões normalmente causam perda de consciência, seguida de queda e contrações musculares intensas. Pode ocorrer também a eliminação de fezes e urinas, os dentes podem travar, a salivação aumentar consideravelmente e a vítima tornar-se pálida e com lábios azulados.

É normal ter duas convulsões?

Para quem tem epilepsia ter 2 convulsões no mesmo dia pode ocorrer, principalmente em casos mal controlados ou que apresentem condições que diminuam o limiar convulsivo (eventos facilitadores de crises), como uso irregular das medicações, ingestão de bebida alcoólica, privação de sono, etc.

Qual o tempo de vida de uma pessoa com epilepsia?

O paciente com epilepsia não pode ter uma vida normal

A epilepsia é uma condição que pode ter cura. E, mesmo quando a cura não é possível, as crises epilépticas podem ser bem controladas com o tratamento adequado. Nesses casos, é possível ter uma vida normal, podendo trabalhar, estudar, dirigir, praticar esportes etc.

Qual a diferença de epilepsia para convulsão?

A convulsão é apenas um tipo mais intenso de ataque epilético², no qual a pessoa perde os sentidos e se debate, podendo morder a língua e urinar na roupa². No entanto, existem crises mais fracas, caracterizadas por breves desligamentos, formigamentos ou contrações restritas a alguns grupos musculares².

O que é epilepsia silenciosa?

A epilepsia de ausência é mais comum entre crianças e adolescentes – mesmo assim, em casos raros, pode ocorrer em adultos. Ela é caracterizada por pequenos 'apagões' da consciência, começando a partir dos 4 anos de idade.

Por que nunca devo puxar a língua da vítima?

A produção de saliva durante a convulsão poderá obstruir a passagem do ar, por isso é importante manter a vítima na posição lateral, assim tanto a língua quanto a saliva não causarão obstrução à passagem do ar.

O que é epilepsia fotossensível?

Conheça a Epilepsia Fotossensível e seus Cuidados – A epilepsia fotossensível é uma condição em que as convulsões são desencadeadas por luzes intermitentes ou padrões contrastantes de luz e escuridão. Cerca de 1 em cada 100 pessoas tem epilepsia e dessas pessoas, cerca de 3% têm epilepsia fotossensível.

Como morre de epilepsia?

A Morte Súbita Inesperada em Epilepsia (Sudden Unexpected Death in Epilepsy – SUDEP) ocorre quando uma pessoa com epilepsia morre inesperadamente, quando previamente se encontrava no seu estado habitual de saúde, e esta morte não é secundária a acidentes traumáticos ou asfixiantes, nem consequência de estado de mal ...

O que pode causar morte súbita?

Em 80% dos casos, a morte súbita está relacionada a doenças cardiológicas, seguidas de doenças neurológicas como o acidente vascular cerebral (AVC) e a crise convulsiva aguda. Doenças herdadas e fatores genéticos também podem estar relacionados.

Artigo anterior
Como é o nome da tribo de José?
Artigo seguinte
Como será a primavera em SC 2021?