O que é valoração probatória?

Perguntado por: Simão Eduardo Branco Reis Ribeiro  |  Última atualização: 3. August 2024
Pontuação: 4.8/5 (75 avaliações)

A valoração da prova “é a atividade de percepção por parte do juiz dos resultados da atividade probatória que se realiza em um pro- cesso,”2 e consiste na verificação dos “enunciados fáticos introduzidos no processo através dos meios de prova, assim como no reconheci- mento aos mesmos de um determinado valor ou peso na ...

O que é a valoração da prova?

Trata-se de atividade de hierarquização das provas, conferindo valor maior a umas, menor a outras, com o fim de gerar a convicção na busca pelo enunciado que consistirá no antecedente da norma individual e concreta.

O que seria valor probatório?

Termo : “Valor probatório”

Peso atribuído às provas apresentadas em um processo, levando em consideração sua relevância e capacidade de influenciar a decisão do julgador.

O que significa prova probatória?

É a fase em que se realizam os atos processuais destinados à produção da prova, como a apresentação de documentos, a oitiva de testemunhas, a realização de perícias, etc.

O que é sistema de valoração da prova?

Sistemas de valoração das provas

A gestão da prova e sua apreciação pelo magistrado está diretamente associada ao sistema de valoração da prova adotado pelo ordenamento jurídico (TÁVORA; ALENCAR, 2015). Este sistema indica a forma como a autoridade judicial está (ou não) vinculada a determinada modalidade de prova.

Instrução probatória: Sistemas de valoração da prova e livre convencimento motivado

43 questões relacionadas encontradas

Quais são os três sistemas de valoração da prova?

O processo penal contemporâneo contempla três modelos de avaliação ou valoração da prova: o sistema legal; o da íntima convicção; e o da persuasão racional.

Quais são os três sistemas de valoração de prova?

SISTEMAS DE VALORAÇÃO DA PROVA
  • Sistema da íntima convicção ou certeza moral do julgador. ...
  • Sistema da prova tarifada ou da certeza moral do legislador. ...
  • Sistema do livre convencimento motivado ou da persuasão racional do julgador.

Quais são os tipos de provas?

O CPC descreve como meios de prova: depoimento pessoal; confissão; exibição de documento ou coisa; prova documental; prova testemunhal; prova pericial e inspeção judicial.

O que diz o artigo 370 do CPC?

Artigo370. - Caberá ao juiz, de ofício ou a requerimento da parte, determinar as provas necessárias ao julgamento do mérito. Parágrafo único - O juiz indeferirá, em decisão fundamentada, as diligências inúteis ou meramente protelatórias.

O que diz o artigo 369 do CPC?

Art. 369. As partes têm o direito de empregar todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, para provar a verdade dos fatos em que se funda o pedido ou a defesa e influir eficazmente na convicção do juiz.

Qual o valor probatório que o a juiz a deve atribuir ao depoimento da vítima?

O artigo 201 do CPP prevê o depoimento do ofendido como um dos meios de prova, dispondo que "sempre que possível, o ofendido será qualificado e perguntado sobre as circunstâncias da infração, quem seja ou presuma ser o seu autor, as provas que possa indicar, tomando-se por termo as suas declarações".

Qual o valor probatório da palavra da vítima?

Portanto, a palavra da vítima só possui um valor probatório maior nesse tipo de delito se estiver em conformidade com as demais provas dos autos, para evitar o cometimento de injustiças. Palavras-chave:Dignidade Sexual. Palavra da vítima. Escassez probatória.

O que significa probatório no direito?

O direito probatório é um conjunto de normas jurídicas que estabelecem a disciplina relativa à prova. O direito probatório consta do formalismo processual, isto é, na fase da instrução, art. 513º e seguintes do CPC desde 19611 ao presente momento em Angola e do art. 410º e seguintes, actualmente em Portugal.

Como o juiz se convence para aceitar as provas?

O juiz apreciará livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstâncias constantes dos autos, ainda que não alegados pelas partes; mas deverá indicar, na sentença, os motivos que lhe formaram o convencimento.

São fases do procedimento de valoração da prova?

O procedimento probatório é dividido em 4 fases: proposição das provas, admissão das provas, produção das provas e valoração das provas.

Como fazer uma avaliação de prova?

Como elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?
  1. Diversifique os tipos de avaliação utilizados.
  2. Compreenda os objetivos das provas.
  3. Utilize questões similares às atividades desenvolvidas em sala de aula.
  4. Defina níveis adequados de dificuldade.
  5. Apresente os resultados de maneira estruturada.

O que diz o artigo 513 do CPC?

513 , § 4º , do CPC/2015 - do qual exsurge a necessidade de intimação pessoal do executado - deve ser contado da decisão que ultimar a liquidação de sentença, homologando os respectivos cálculos, mediante interpretação teleológica do dispositivo legal em comento.

O que diz o artigo 726 do CPC?

Quem tiver interesse em manifestar formalmente sua vontade a outrem sobre assunto juridicamente relevante poderá notificar pessoas participantes da mesma relação jurídica para dar-lhes ciência de seu propósito.

O que diz o artigo 774 do CPC?

774 do CPC/2015. Considera-se, portanto, atentatória à dignidade da justiça a conduta do executado que: (a) Frauda a execução (inciso I). Essa conduta não significa apenas 'cometer fraude à execução', em que o executado pratica ato de disposição de bens, capaz de reduzi-lo à insolvência.

Quais as provas podem ser antecipadas no CPC?

Pelo CPC/1973, diante da necessidade de a parte produzir antecipadamente determinadas provas, que só podem ser a pericial, o interrogatório da parte ou inquirição de testemunhas, se preenchidos os requisitos poderá valer-se de Medida Cautelar específica.

Qual prova vale mais documental ou testemunhal?

Como comprovar? Testemunha. Esse e um caso clássico no qual a prova testemunhal possui muito mais valor do que a prova documental.

Qual artigo que fala sobre provas?

De acordo com o Código de Processo Civil em seu artigo 369, a prova é todo meio legal, bem como os meios moralmente legítimos, que tem a finalidade de provar a verdade dos fatos, seja na propositura da ação pelo autor, seja na defesa pelo réu.

Como o STJ distingue reexame e revaloração da prova?

De acordo com o ministro, a revaloração da prova delineada na decisão recorrida, suficiente para a solução do caso, é, ao contrário do reexame, permitida no recurso especial.

Qual prova vale mais no processo penal?

Prova testemunhal. · É uma prova que tem maior contribuição para constituição dos fatos.

Qual o sistema de provas é ainda o mais utilizado atualmente?

O terceiro sistema é o que vigora atualmente. Nele o juiz possui ampla liberdade na apreciação podendo utilizar-se, por exemplo, de provas inominadas desde que fundamente a sua decisão.

Artigo anterior
É possível ter NIC 1 sem ter HPV?
Artigo seguinte
Qual iPhone comprado nos EUA funciona no Brasil?