Qual foi o mal do século 19?

Perguntado por: Kevin Mendes de Figueiredo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (42 avaliações)

O nome tuberculose está associado a uma doença do passado, que, entre o final do século XIX e meados do XX, dizimou grandes poetas românticos como Castro Alves e Álvares de Azevedo, no Brasil, e John Keats e Lord Byron, na Europa.

O que foi o chamado Mal do Século?

A segunda geração romântica no Brasil é o período que corresponde de 1853 a 1869. Denominada “Ultrarromântica” ou a Geração “Mal do Século” os principais temas dessa fase são: morte, amor não correspondido, tédio, insatisfação, pessimismo.

Qual foi o mal do Mal do Século que atacou os poetas românticos?

O período literário com maior exaltação à tuberculose foi o do Romantismo no século 18, principalmente pelo movimento conhecido como Mal do Século, originário da região anglo-saxônica, e idealizado no Brasil por diversos poetas considerados mórbido-pessimistas.

Qual é o principal poeta da geração Mal do Século?

George Gordon Byron (1788 - 1824) foi um poeta romântico inglês que influenciou toda uma geração de escritores com sua poesia ultrarromântica.

O que o Romantismo criticava?

Essa fase foi marcada por características como o pessimismo, o egocentrismo, a melancolia, a exaltação da morte, a idealização da infância e o sentimentalismo, todos caminhando para o sentido de fuga da realidade, um dos maiores pilares do romantismo.

O MAL DO SÉCULO XIX

16 questões relacionadas encontradas

O que é o mal do século no Romantismo?

Mal do século é uma expressão, original de Chateaubriand (em francês: mal du siècle), utilizada como um tópico literário para se referir à crise de crenças e valores desencadeada na Europa no século XIX, comumente no contexto do romantismo.

Quais são os aspectos do Romantismo?

sentimentalismo exacerbado; nacionalismo; idealização do amor e da mulher; tom depressivo (típico de diversos autores românticos, sendo facilmente encontrável, entre eles, um discurso que exalta a fuga da realidade, seja pela morte, seja pelo sonho ou ainda pela própria arte).

Qual o principal poeta da terceira geração?

Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871)

Escritor baiano de maior destaque da terceira geração romântica, Castro Alves, chamado de "Poeta dos Escravos” apresenta uma poesia dividida em duas temáticas: a poesia social e a poesia lírico-amorosa.

Que atitude foi considerada o mal do século pelo poeta francês Alfred Musset?

Sentimentalismo (Mal do Século)

Quem foi o maior representante do Condoreirismo no Brasil?

Por Luana Castro Alves Perez

O Condoreirismo, importante corrente literária que marcou a terceira geração da poesia romântica no Brasil, teve como principal representante o poeta Castro Alves, cujo engajamento na poesia social lhe rendeu a alcunha de “poeta dos escravos”.

Qual o mal do século 20?

A tuberculose, vista então como um 'mal social' que atingia sobretudo as classes mais pobres, foi uma grande preocupação no século XIX e início do século XX.

Porque a tuberculose foi considerada o mal do século?

Depois de décadas de queda – principalmente devido ao surgimento das primeiras drogas, como a estreptomicina, nos anos 40 e 50 – a quantidade de gente infectada voltou a subir rápido a partir do início dos anos 90. Em abril de 1993, a OMS decretou a tuberculose como uma “emergência global”.

Por que a segunda geração recebeu a dominação de mal do século?

Por que a segunda geração recebeu a dominação de "mal-do-século"? pela sua característica de abordar temas obscuros como a morte, amores impossíveis e a escuridão. porque causava mal-estar nos poetas.

Que palavras e expressões do poema caracteriza o chamado mal do século?

02 – Que palavras e expressões do poema caracterizam o chamado mal-do-século? Pranteio, morro, triste, pobres dias, treva, luto, murchas flores, etc.

Que significa spleen na literatura?

Termo inglês que se refere originalmente a uma víscera glandular, vulgo “baço”, que tem a função de destruir os glóbulos vermelhos. Torna-se termo literário quando os poetas decadentistas da segunda metade do século XIX o tomam simbolicamente como a origem da destruição de algo mais intangível: a alegria de viver.

O que foi a segunda geração?

A segunda geração romântica, também conhecida como ultrarromântica, é caracterizada pelo egocentrismo e um forte tom depressivo. Imagem da primeira publicação da obra 'Os sofrimentos do jovem Werther', obra de Goethe. A segunda geração do Romantismo brasileiro é denominada ultrarromântica ou byroniana.

O que propiciou o mal do século a partir do movimento romântico?

Segunda Geração – geração do “mal do século”: essa geração é também conhecida por byroniana, pois teve grande influência da poesia de Lord Byron e Musset. As obras apresentam uma carga grande de egocentrismo, negativismo, pessimismo, desilusão. A principal característica é a busca pela fuga da realidade.

Qual a consequência da supervalorização do eu?

No Romantismo, a supervalorização do “eu” (ego em latim) constituiu uma mudança de mentalidade em relação à percepção que o homem tinha dele mesmo até então. A estética romântica representou uma verdadeira revolução cultural, baseada nos princípios da liberdade e da individualidade.

Qual o autor brasileiro que foi mais influenciado pelo mal do século e qual obra intensifica essa tendência?

Segunda geração: ultrarromantismo ou “o mal do século”

Álvares de Azevedo foi um grande expoente dessa geração. Em oposição à primeira, a segunda geração é marcada pelo pessimismo e descrédito aos ideais patrióticos, bem como pela ênfase no sentimentalismo e na forma da literatura confessional.

Qual o principal autor da terceira geração do Romantismo?

A terceira geração romântica é conhecida como aquela que aborda temas de cunho social. Nesse sentido, a obra de Castro Alves é considerada o principal expoente dessa vertente, pois, em seus poemas, o autor denuncia a escravidão praticada no Brasil e constrói um forte discurso abolicionista.

Quem foi o maior romancista da terceira geração romântica?

Na poesia, Castro Alves é o nome de maior destaque da terceira geração romântica. Autor de Espumas Flutuantes (1870) e do poema Navio Negreiro, ele celebrizou-se pela força lírica dos poemas em favor da libertação dos escravos. Também é relevante nesse período a figura de Sousândrade (1833-1902).

Que poeta é considerado o mais importante da terceira geração e que apelido recebeu?

Introdução. Castro Alves, como é mais conhecido Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), foi um poeta da terceira geração do Romantismo brasileiro. Ele recebeu a alcunha de “poeta dos escravos”, já que, em suas obras, defendia a abolição da escravatura com poemas efusivos e bastante apelativos.

Quais as principais características do Romantismo brasileiro?

A primeira geração romântica no Brasil teve como principais características o nacionalismo e o indianismo. Os temas mais explorados pelos escritores desse momento são: natureza, sentimentalismo, religiosidade, ufanismo e nacionalismo.

Quais as características do Romantismo brasileiro?

Características do Romantismo no Brasil: contexto

Inicialmente, o Romantismo brasileiro se caracterizou pela sua busca pela identidade nacional e resgate da cultura e do folclore. Nesse período, houve destaque para temas como o índio, regionalismos, exaltação da natureza e realidade social do país.

Qual foi o principal objetivo do Romantismo?

Seu objetivo era se diferenciar do pensamento iluminista, que pregava a objetividade e colocava a razão no centro do mundo. Portanto, mesmo em grande parte do século XIX, esse espírito romântico produziu teorias filosóficas e obras artísticas bastante subjetivas.

Artigo anterior
Para que serve a seringa de 20ml?
Artigo seguinte
Como ligar a cobrar para o Tim?