O que é defesa prévia?

Perguntado por: Dinis Matheus Ferreira  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (10 avaliações)

Em síntese, a defesa prévia é o nome técnico dado à peça processual inaugural da defesa nos procedimentos instaurados sob a Lei Federal nº 11.343/2006, na qual a defesa buscará o não recebimento da denúncia.

Quando cabe defesa prévia?

Quando o Ministério Público oferece a denúncia, o juiz a recebe e o acusado oferece a defesa prévia (também conhecida como a defesa preliminar). Nesse momento, se nota que, por enquanto, a denúncia não foi recebida.

Quem faz a defesa prévia?

A Defesa Prévia é dirigida à autoridade de trânsito, que é o dirigente do órgão executivo com circunscrição sobre a via, que é quem aplica a penalidade (Ex. Diretor do Detran ou do D.E.R.) Você já deve ter ouvido falar que ao ser autuado em alguma infração de trânsito, você como cidadão, poderá recorrer.

O que vem depois da defesa prévia?

Após apresentada a defesa preliminar, o Juiz concederá prazo de 5 (cinco) dias para manifestar-se o representante do Ministério Público, e em igual prazo proferirá decisão, caso não haja diligências, quando o processo ganha mais dez dias.

Como se faz uma defesa prévia?

– precisa constar todos os dados pessoais do condutor (nome; nacionalidade; estado civil; CPF; RG; CNH; endereço; modelo do veículo, placa e número do RENAVAM); – na sequência, você deve apresentar os argumentos da sua defesa contra a imposição da penalidade, solicitando o arquivamento do auto da infração.

O QUE É DEFESA PRÉVIA? - RECURSOS DE MULTAS COMEÇANDO DO ZERO - direito de trânsito - PAULO ANDRÉ

19 questões relacionadas encontradas

O que escrever na defesa prévia multa de trânsito?

299/2008 do CONTRAN, sua defesa de autuação ou recurso deve conter as seguintes informações: I - nome do órgão ou entidade de trânsito responsável pela autuação ou pela aplicação da penalidade de multa; II - nome, endereço completo com CEP, número de telefone, número do documento de identificação, CPF/CNPJ do ...

O que argumentar na defesa prévia?

Quando acontece a autuação do condutor, ou ele recebe a notificação de autuação, há um prazo para se fazer a defesa prévia. Nessa defesa, deve-se argumentar buscando possíveis erros do fiscalizador e apontando incoerências entre o fato relatado na notificação e o que diz o CTB e as resoluções do CONTRAN.

O que significa juntada de petição de defesa prévia?

A juntada de petição é o ato de anexar aos autos uma peça processual na qual uma das partes emite um pedido ao juiz (a petição), fazendo com que essa solicitação fique registrada no processo.

Qual diferença entre defesa prévia e resposta a acusação?

Como é possível perceber, a defesa prévia é muito parecida com a resposta à acusação, com uma única diferença: a peça do rito de drogas é ajuizada após o oferecimento da denúncia. O MP oferece a denúncia; o Juiz recebe a denúncia; o acusado oferece resposta à acusação (ou defesa preliminar).

Qual a diferença entre defesa prévia e preliminar?

Na fase pré-processual, a comunicação da existência de peça inicial se dá pela notificação. A defesa prévia tem prazo de 10 dias. A defesa preliminar, 15 dias. Sobre a contagem, atenção: o prazo deve ser contado desde a notificação, e não desde a juntada do mandado aos autos.

Quem julga defesa prévia de trânsito?

285 do Código de Trânsito, deve ser julgada pela Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI) do órgão responsável pela aplicação da penalidade. Já a 2ª instância deverá ser julgado por órgãos diferentes, conforme determina o art. 289 do CTB.

Quem pode fazer recurso de multa?

Conforme o texto, é parte legítima para apresentar defesa de autuação ou recurso em 1ª e 2ª instâncias contra a imposição de penalidade: o proprietário do veículo (pessoa física ou jurídica); o condutor devidamente identificado; o embarcador e o transportador responsável pela infração; e.

O que vem antes da resposta a acusação?

Surgiu, então, a dúvida: o recebimento da Denúncia ocorre antes ou depois da resposta à acusação? Debruçando-se sobre esta controvérsia, decidiu o Superior Tribunal de Justiça – acertadamente – que a Denúncia é recebida ANTES de o réu ser citado para oferecimento da resposta à acusação.

Para que serve a resposta acusação?

Ora, é evidente que a finalidade da resposta à acusação — seja aquela prevista no artigo 4º da Lei 8.038/90, seja a mais recente de que trata o artigo 396 do CPP —, é evitar a instauração e o prosseguimento de Ação Penal quando já se tenha, desde o alvorecer desta, a improcedência da acusação como decisão inexorável.

Quais os tipos de defesa no Processo Penal?

Divide-se em defesa pessoal ou autodefesa, sendo esta a que é realizada pelo próprio réu em pessoa, sem necessitar da mediação de um advogado, e aquela a realizada por um defensor, seja constituído, dativo, ad hoc, ou público.

Qual o próximo passo depois da juntada de petição?

Após a juntada de uma petição, o processo é encaminhado para o juiz analisá-la, geralmente. Dessa forma, provavelmente, o próximo andamento processual será o da conclusão.

Quanto tempo o juiz tem para analisar uma petição?

O prazo médio de análise são 15 dias úteis, mas dependendo do caso pode ter maior duração.

O que acontece depois da juntada de petição de contestação?

Depois da petição inicial do autor, da contestação do réu e da réplica do autor, o juiz decidirá o julgamento: I. Primeiramente o magistrado analisará se é para extinguir parcial ou totalmente o processo nos termos do art. 354.

Como argumentar uma multa de trânsito?

O terceiro argumento para recorrer de multas de trânsito geralmente é o mais comum de acontecer. Trata-se de verificar a consistência do Auto de Infração de trânsito quando o órgão autuador não o faz, ou deixa de arquivar a multa por falta de algum requisito formal.

O que significa defesa prévia deferida?

A primeira etapa para se defender de uma multa ou outras penalidades é apresentar a Defesa Prévia. Se a defesa for deferida, isto é, se for aceita pelas autoridades julgadoras, as penalidades não chegam a ser aplicadas.

Como apresentar uma defesa por escrito?

Eu, (seu nome completo, sem abreviaturas), (profissão), (estado civil), inscrito no RG sob o nº ........., CPF nº ........, CNH nº ........., residente à rua ........, cidade de ........., telefone nº .................., venho perante Vossa Senhoria, conforme a Lei nº 9.503 de 23/09/97, interpor recurso (ou defesa) ...

Como identificar uma resposta à acusação?

A resposta à acusação é a primeira defesa a ser oferecida pelo réu na fase processual, logo após a citação. É uma das minhas apostas para a próxima segunda fase. O problema dirá que a petição inicial (denúncia ou queixa) foi recebida e que o seu cliente foi citado para oferecer defesa.

Quem deve recorrer da multa o condutor ou o proprietário?

Todo condutor pode recorrer de uma multa de trânsito e, para isso, basta apresentar sua defesa ao órgão autuador da infração.

Como fazer um recurso para multas?

Informações básicas do modelo de recurso de multa

Placa do carro que recebeu a multa e número do auto de infração; Descrição dos fatos e fundamentos legais e/ou documentos que comprovem a alegação que está sendo feita; Data e assinatura do requerente ou do representante legal.

Como fazer um recurso de multa de trânsito?

Recurso passo a passo
  1. contratar advogado ou despachante para fazer seu recurso;
  2. transcrever artihos de lei ou anexar a legislação de trânsito (CTB), Resoluções do Contran);
  3. pagar a multa para recorrer;
  4. juntar cópia do Auto de Infração (AIT)
  5. comprar kts ou modelos "infalíveis" de recursos na Internet.

Artigo anterior
Quais são as técnicas usadas pelos agricultores?
Artigo seguinte
Quais são os quitutes de festa junina?