É obrigação pagar condomínio?

Perguntado por: Irina Beatriz de Costa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (47 avaliações)

A Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91), em seu artigo 22, parágrafo único, diz que compete ao locador “pagar as despesas extraordinárias de condomínio” e no artigo 23, inciso XII, determina que cabe ao locatário “pagar as despesas ordinárias de condomínio”.

Sou obrigado a pagar condomínio antes de receber as chaves?

Avisa o síndico

É inviável a cobrança de despesas de condomínio antes da entrega das chaves. Com base nesse entendimento, a 27ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo deu provimento ao recurso de um casal e anulou a cobrança da cota condominial antes da entrega das chaves.

Quem deve pagar o condomínio o inquilino ou o proprietário?

O que diz a lei

Em seu artigo 22, a legislação estabelece que o inquilino deve ficar com as despesas ordinárias do condomínio. Entram nessa categoria todos os custos relacionados à manutenção do edifício, ou seja, ligadas à utilização do local, que geralmente estão inclusas na taxa do condomínio.

O que acontece se não paga condomínio?

Segundo o Código Civil, ao deixar de pagar o condomínio, o morador está sujeito a multa de 2% e juros de até 1% ao mês, conforme o que a convenção do condomínio determinar.

Quem não paga condomínio pode ser despejado?

Condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios de um por cento ao mês e multa de até dois por centro sobre o débito... Vale ressaltar que o condômino sofre ação de cobrança e não pode ser despejado, caso seja proprietário do imóvel.

Explica Direito: É obrigatório o pagamento do condomínio? | 2018

43 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo posso ficar devendo o condomínio?

Nao existe prazo detwerminando por quantos meses o morador pode atrasar o condominio. De preferencia, pagar sempre em dia. Quanto aos atrasos, a partir de 1 mês o sindico já pode cobrar na justiça.

Quem deve pagar a taxa de condomínio?

Conforme disposto no art. 1.336 do Código Civil (BRASIL, 2002), o rateio de despesas do condomínio pagas pelos condôminos, por meio da taxa condominial, decorre do dever do condômino em contribuir para as despesas do condomínio na proporção das suas frações ideais.

Quem é o responsável pelo pagamento do condomínio?

O síndico é o principal responsável pelo condomínio e pelo o que acontece dentro dele. No entanto, a administradora pode ser responsabilizada judicialmente caso deixe acontecer problemas na administração do condomínio.

Quais as taxas que o inquilino deve pagar?

O que o inquilino deve pagar
  • Despesas de consumo. ...
  • IPTU. ...
  • Seguro contra incêndio. ...
  • Despesas de condomínio. ...
  • Despesas condominiais que são responsabilidade do proprietário. ...
  • Fundos de reserva. ...
  • Seguro fiança. ...
  • Despesas ao final do contrato.

Quem paga condomínio antes da entrega das chaves?

Responsabilidade da Construtora em pagar a taxa condominial até que o consumidor receba as chaves do imóvel. Algumas construtoras transferem aos consumidores o ônus de realizar o pagamento das taxas condominiais antes da entrega das chaves do imóvel, ou seja, antes que estejam na posse do que compraram.

Quando começo a pagar a taxa de condomínio?

Segundo a maioria, o que marca o início do pagamento da taxa condominial é quando o proprietário toma efetivamente a posse do imóvel, ou seja, quando ele começa a fazer o uso do imóvel e do condomínio.

Pode cobrar condomínio antecipado?

Caso você realize a mudança para o condomínio no dia 25 de agosto, e, as contas fechem no dia 30 de agosto, você é obrigado a pagar o condomínio referente aos primeiros dias que esteve no local.

O que deve ser consertado pelo inquilino?

O inquilino é responsável por todos os danos causados ao imóvel durante a locação, por isso terá que consertar tudo antes de entregar o imóvel. Os reparos provenientes do uso normal do imóvel são de responsabilidade de quem aluga. A regra é simples: O locatário deverá entregar o imóvel do mesma forma que recebeu!

O que está incluso no aluguel?

No modelo “aluguel”, os inquilinos pagam apenas as despesas ordinárias de condomínio, se for o caso (salário de funcionários, pequenos reparos, conservação das áreas externas comuns, telefone, água, luz, gás e esgoto).

Quem paga o fundo de reserva o inquilino ou proprietário?

O pagamento do fundo de reserva é um dever de todos os condôminos. Em situações de locação do imóvel, segundo a Lei 8.245, de 1991, que dispõe sobre normas para locações de imóveis urbanos, é dever do locador arcar com os custos do fundo de reserva. X - pagar as despesas extraordinárias de condomínio.

Quem responde pela dívida de condomínio?

No primeiro momento, quem responderá é o próprio condomínio, que é a coletividade. O síndico responde por dívidas do condomínio em eventual ação de regresso.

Quem responde pelas dívidas do condomínio?

Condôminos podem ser chamados a responder pelas dívidas do condomínio, sendo permitida, inclusive, a penhora do apartamento que é bem de família.

O que diz o artigo 1.348 do Código Civil?

Art. 1.348. Compete ao síndico: II – representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns: O síndico deve representar os interesses e direitos da coletividade condominial, praticando os atos necessários para defesa dos interesses comuns.

O que o locatário paga no condomínio?

É o inquilino quem paga as despesas ordinárias do condomínio como salários, despesas de água, luz, esgoto, limpeza e manutenção. Só em caso de despesas extraordinárias que o locador toma a responsabilidade para si. Por exemplo, a pintura de fachadas do condomínio e reformas nas áreas externas.

O que o inquilino não deve pagar o condomínio?

Por despesas extraordinárias de condomínio se entendem aquelas que não se refiram aos gastos rotineiros de manutenção do edifício, especialmente: a) obras de reformas ou acréscimos que interessem à estrutura integral do imóvel; b) pintura das fachadas, empenas, poços de aeração e iluminação, bem como das esquadrias ...

Como é feita a cobrança de condomínio?

Como é feita a cobrança

A taxa de condomínio pode ser cobrada de duas formas: em uma taxa fixa, que se mantém todos os meses, ou por rateio. O valor fixo deve ser calculado e aprovado previamente em uma assembleia. Já no rateio, o valor varia a cada mês.

De quem é a responsabilidade por reparos em imóvel locado?

De acordo com a Lei do Inquilinato, todos os reparos anteriores à locação devem ser feitos pelo locador. Também é dever do proprietário realizar manutenções estruturais, como uma infiltração após a mudança do inquilino. Lembre-se: caso o dano estrutural tenha sido causado pelo inquilino, ele é quem deve corrigir.

O que é manutenção do inquilino?

Manutenção é de responsabilidade do inquilino

Ao pagar o aluguel o locatário tem direito a utilizar o imóvel para sua moradia ou comércio- conforme o disposto no documento - e deve zelar pela sua conservação. “O inquilino deve manter o terreno e o imóvel em boas condições, assim como ele os recebeu.

Quais benfeitorias são de responsabilidade do locador?

Segundo a Lei do Inquilinato, as benfeitorias necessárias sempre são de responsabilidade do proprietário, já as úteis são feitas com seu consentimento, mas sem necessidade de ser responsabilizado. Com intermédio da imobiliária, as partes entram em consenso e se for do interesse do locador, ele poderá arcar com o custo.

Quando não devo pagar o condomínio?

A taxa de condomínio é obrigatória? Sim. Ela é obrigatória a todos e mesmo que o proprietário não esteja usando o imóvel ou morando ali, ele é obrigado a pagar o valor já que este é calculado pela soma das despesas e divido pelo total de imóveis.

Artigo anterior
Como é um atendimento integral do paciente?
Artigo seguinte
Qual o maior naufrágio da história do mundo?