Qual é o sinônimo da palavra operário?

Perguntado por: Carolina Patrícia Vicente de Carneiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (2 avaliações)

1 artífice, empregado. Trabalhador: 2 oficial. 3 fabricante, obreiro, trabalhador.

O Que significado da palavra operário?

1. Pessoa que tem ofício manual ou mecânico, sobretudo no sector industrial. 4. Relativo a ou destinado a operários (ex.: bairro operário).

Qual o sinônimo de trabalhadores?

Pessoa que trabalha: 2 empregado, operário, funcionário, colaborador, assalariado, salariado, contratado, subordinado, subalterno, criado, servente, servidor, oficial, proletário, jornaleiro, obreiro, obrador, agente, artesão, artista, mestre, produtor, fabricante, fabricador, artífice, fâmulo, feitor, fabro, peão.

O que é trabalho operário?

Significado de Operário

substantivo masculino Pessoa que, mediante salário, se dedica a um trabalho manual proposto por um empregador. Pessoa encarregada de um trabalho, mediante pagamento; trabalhador. Empregado de uma indústria, especialmente mecânica: operário de máquinas.

O que significa operário com pouca qualificação?

Um trabalhador braçalé o empregado, sem especialização, que realiza tarefas pesadas.

Significado da palavra Opróbrio

18 questões relacionadas encontradas

Qual é o feminino de operário?

Etimologia (origem da palavra operária). Feminino de operário.

Como se chama o trabalhador operário que surgiu na Revolução Industrial?

Ela se apropria dos lucros gerados pelo aumento da produtividade proporcionado pelas novas máquinas. O operariado ou proletariado é o trabalhador operário que surgiu com a Revolução Industrial e que em troca da sua força de trabalho recebe um salário para sobreviver.

Quais as principais características do trabalho de um operário?

2.1 A classe operária

O trabalho operário é remunerado pelo salário. Remunerar o trabalho - tratá-lo como uma mercadoria cujo valor de troca equivale ao salário – configura a relação de emprego. Com a consolidação do sistema capitalista, a forma de emprego passou a ser o modelo predominante.

Como viviam os operários?

Na verdade, as condições de vida dos trabalhadores eram precárias: eles viviam em bairros afastados das regiões centrais das cidades, suas casas eram insalubres, construídas em ruas escuras e sem pavimentação, eram mal ventiladas, não tinham água e apresentavam péssimas condições sanitárias.

Quais as principais características do movimento operário?

Movimento Operário é um termo que se refere à organização coletiva de trabalhadores para a defesa de seus próprios interesses, particularmente (mas não apenas) através da implementação de leis específicas para reger as relações de trabalho.

Como chama uma pessoa trabalhadora?

Pessoa que trabalha: 2 empregada, operária, funcionária, colaboradora, assalariada, salariada, contratada, subordinada, subalterna, criada, servente, servidora, oficial, proletária, jornaleira, obreira, obradora, agente, artesã, artista, mestra, produtora, fabricante, fabricadora, artífice, fâmula, feitora.

Qual é o contrário de trabalhador?

O contrário de trabalhador é: 1. malandro, mandrião, calaceiro, madraceador, madraceiro, madraceirão, madraço, malandréu, malandrim, mangalaço, pachola, peralta, tunante, vadio, vagabundo, tanjão, bilhardeiro, bilhardão, rascão, mandrana, gandaieiro, parasita.

O que é salário no dicionário?

Significado de Salário

substantivo masculino Remuneração recebida por serviço(s) prestado(s); remuneração que corresponde ao que foi estabelecido como pagamento no contrato de trabalho; ordenado. Salário Mínimo. Remuneração mínima que, estabelecida por lei, deve ser paga pelo trabalho prestado.

Como escreve agrônomo?

Grafia usada no Brasil. Nos restantes países da CPLP escreve-se agrónomo.

Como escrever quanto?

Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.

Como eram as condições de vida dos operários durante a Revolução Industrial?

Eram precárias as condições de vida e trabalho dos artesãos no início da primeira revolução industrial: as fábricas tinham um ambiente insalubre; o tempo de trabalho chegava a 80 horas semanais; os salários eram bem abaixo do nível de subsistência.

Quais são os movimentos operários?

Anarquismo x comunismo

Os principais movimentos socialistas que surgiram no século XIX foram o anarquismo e o comunismo. Segundo as ideias anarquistas, os operários somente iriam melhorar as condições de vida se o Estado e todas as formas de poder fossem extintas.

Como era a vida das pessoas dentro e fora das fábricas?

eles trabalhavam muito tanto crianças como mulheres e homens e geralmente eram por um salário miserável. Fora das fábricas geralmente muitos não tinham residência,eram submetidos a condições horriveis de trabalho. ... As jornadas de trabalho chegavam a 14 ou 16 h diárias, com pequenas pausas de 30m para refeições.

Quais as principais características do movimento operário na República Velha?

As principais reivindicações eram aumento de salários, proibição do trabalho infantil, jornada de oito horas, garantia de emprego e direito de associação. O governo reprimiu o movimento com todos os recursos de que dispunha, mobilizando a polícia, tropas militares e até a Marinha de guerra, mas não foi bem-sucedido.

Onde trabalha o operário?

O que faz um Operário? As atribuições do operário variam de acordo com o ambiente em que exerce sua função e seu nível de especialização. Geralmente, ele trabalha na construção civil, onde ajuda a montar andaimes, limpar locais e prestar assistência a trabalhadores especializados, como pintores e eletricistas.

O que são ideologias do movimento operário?

Basicamente, as teorias que embasaram os movimentos operários no século XIX são relacionadas com a crítica ao capitalismo, como um sistema opressor e de exploração da força de trabalho. Neste sentido, se destacam dois movimentos com visões socialistas: o comunismo e o anarquismo.

O que é o ludismo e o cartismo?

Tanto o Ludismo e como o Cartismo foram movimentos que colocaram em destaque a questão do trabalho e as suas condições. O nome do movimento deriva do nome de um suposto trabalhador, Ned Ludd, que teria quebrado as máquinas de seu patrão.

Quem faz parte da classe operária?

A classe operária hoje é mais ampla. Marx qualificava a classe operária no século 19 como aquele trabalhador que vende a sua força de trabalho para sobreviver. Na época do Marx, a classe operária tinha majoritariamente a presença no mundo industrial. Só que isso foi em 1850.

Como surgiu o cartismo?

O cartismo foi um movimento operário radical e reformista que surgiu na Grã-Bretanha na década de 1830 como resultado das consequências sociais e econômicas da Revolução Industrial.

Artigo anterior
Como organizar um almoxarifado de peças?
Artigo seguinte
Quais são os três tipos de tecnologia?