Por que a água potável não é recomendada para ser usada na caldeira?

Perguntado por: Mafalda Ribeiro  |  Última atualização: 16. Oktober 2024
Pontuação: 4.3/5 (61 avaliações)

A capacidade da água de conduzir uma corrente elétrica é denominada condutividade e depende da concentração dos íons presentes na solução: cátions e ânions. Uma elevada condutividade iônica revela baixa pureza da água e propensão à corrosão, o que pode ser prejudicial às estruturas da caldeira.

Quais problemas a água pode causar nas caldeiras?

A água contém minerais, sais dissolvidos, sólidos suspensos, gases dissolvidos e outros elementos que podem causar problemas nas caldeiras a vapor. A presença dessas impurezas pode levar à formação de depósitos e incrustações nos tubos e nas superfícies de transferência de calor, reduzindo a eficiência da caldeira.

Qual o tratamento que deve ser realizado na água utilizada em uma caldeira?

Já no sistema da caldeira, o tratamento da água é realizado de forma a remover a dureza da mesma e a presença de sólidos em suspensão.

Quais são as consequências da utilização da água de alimentação de uma caldeira sem tratamento in natura para a sua estrutura de funcionamento?

São problemas comuns causados pela ausência de tratamento da água de alimentação de caldeiras a formação de depósitos, como incrustações e corrosão. O primeiro efeito da formação da incrustação é um aumento do consumo de combustível.

Quais os principais cuidados em relação à qualidade da água de alimentação das caldeiras?

4.Cuidados com a qualidade da água de alimentação da sua caldeira
  • Evitar a formação de incrustações nas superfícies de contato da caldeira, de modo a preservar seus componentes;
  • Evitar a ocorrência de processos corrosivos (que aumentam o custo de manutenção e podem gerar ruptura nas estruturas) e;

Tratamento de Água de Caldeira

28 questões relacionadas encontradas

Quais as principais características que uma água para caldeira deve possuir para o bom funcionamento do sistema?

– Baixa concentração de SiO2 (sílica solúvel); – Uma água isenta de dureza total; – Remoção de sólidos em suspensão; – Remoção de materiais orgânicos, como óleos e graxas, por exemplo.

Qual o pH da água da caldeira?

Os produtos utilizados são hidrazina, amônia e cicloexilamina. O valor de pH na água da caldeira deverá oscilar entre 8,5 a 9,0.

O que é condutividade da água de caldeira?

Condutividade: indica a presença de compostos iônicos e ânions. Caso medido incorretamente, pode levar a contaminações que reduzem a vida útil da caldeira, além de ser responsável por remover o CO2 em sua medição final. Sendo assim, é fundamental medi-lo corretamente para garantir o funcionamento correto da caldeira.

Quais são os riscos graves e iminentes em uma caldeira?

Na operação de caldeiras, são considerados riscos iminentes pela NR 13 do M.T.E.: Pela NR 3 – Embargo ou interdição, considera-se grave e iminente risco toda condição ambiental de trabalho que possa causar acidente do trabalho ou doença profissional com lesão grave à integridade física do trabalhador.

O que é água de caldeira?

A água é o insumo utilizado em caldeiras e garantir a sua qualidade é de suma importância para evitar danos comprometem a eficiência térmica e operacional desse tipo de equipamento. O tratamento de água para caldeira irá otimizar a operação e tornando o processo de geração de vapor muito mais seguro.

Quais os 2 tipos de purificação para águas para caldeiras?

Métodos internos
  • Precipitação com fosfatos: formam um produto insolúvel, que não gruda nas partes metálicas da caldeira, e que reage com sais de cálcio e de magnésio. ...
  • Tratamento com quelatos: neste método não tem precipitação de cálcio e magnésio.

Como eliminar a sílica da água?

A sílica coloidal não tem propriedades iónicas, mas tem um tamanho relativamente grande e pode ser efetivamente removida por métodos mecânicos refinados como a Ultrafiltração (UF). Ela também pode ser reduzida pelo método de coagulação, como em um sistema clarificador.

Como diminuir a dureza da água?

O abrandamento, para o tratamento de água remoção de dureza, é a técnica mais conhecida que pode acontecer de duas formas: precipitação química e troca iônica. A primeira, adiciona cal e bicarbonato de sódio na água. A cal eleva o pH da água e gera alcalinidade para a reação ocorrer e retirar os sais.

O que pode causar a explosão de uma caldeira?

As principais causas de explosão em caldeiras

No que diz respeito a usos de aços com defeitos, prolongamento excessivo dos tubos, queimadores mal posicionados, operação em marcha forçada e falta de água nas regiões de transmissão de calor.

O que acontece se faltar água em uma caldeira?

Toda caldeira tem como objetivo fazer o aquecimento da água, transformando-a em vapor sob pressão, que será utilizado para alimentar máquinas térmicas. Porém, um sistema de alimentação de água ineficiente pode fazer com que os tubos da caldeira superaqueçam, causando, em casos mais graves, o colapso da estrutura.

Quais as causas de deterioração das caldeiras?

A primeira causa de desgaste em caldeiras é o choque térmico. Este pode ocorrer em razão da frequente parada e recolocação em marcha da câmara de combustão, que é o responsável pelo aquecimento da água. As caldeiras que estão expostas a este tipo de risco, normalmente são operadas manualmente, on/off.

O que nunca pode faltar numa caldeira?

O injetor de água é uma peça importante para as caldeiras que queimam combustível sólido. Este é um dos itens obrigatórios de uma caldeira, sendo por isso uma exigência da norma NR-13. Sua função é suprir a alimentação de água em casos de parada da bomba d'água movida por energia elétrica.

Quando uma caldeira explode?

Isso ocorre quando a pressão dentro da caldeira excede a sua capacidade máxima. As causas incluem falha dos dispositivos de segurança, como válvulas de alívio, e operação inadequada ou manutenção negligente.

Quem trabalha com caldeira tem direito a insalubridade ou periculosidade?

ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. OPERADOR DE CALDEIRA. O exercício da função de operador de caldeira, sem exposição a gases, óleos ou outros combustíveis inflamáveis ou explosivos, não gera direito ao adicional de periculosidade, mormente se não constatado pela prova pericial qualquer risco na atividade.

O que é sílica na água de caldeira?

– Sílica: parâmetro responsável por diversos problemas críticos na caldeira, mesmo quando a substância é encontrada em pequenas quantidades.

Qual a condutividade elétrica da água potável?

Normalmente, este índice é de 50 μS/cm para a água potável, 200 μS/cm para a água mineral, e de 53.000 μS/cm água do mar.

O que causa condutividade na água?

A condutividade está relacionada com o teor de sais dissolvidos, ou seja, com os íons presentes na solução.

O que acontece se o pH da água estiver muito alto?

Um pH alto – acima de 8 - diminui a eficiência do cloro consideravelmente e ainda aumenta a probabilidade de depósito de cálcio - na água, deixando-a turva, na areia do filtro diminuindo sua capacidade de filtração e nos trocadores de calor dos aquecedores, comprometendo sua eficiência e propiciando riscos de acidentes ...

O que acontece se o pH da água estiver alto?

Quando o pH está abaixo de 7,0 (ácido), a água se torna irritante aos olhos e mucosas, além de provocar o aumento da corrosão nas tubulações e equipamentos. Já o pH acima de 7,8 pode interferir no processo de desinfecção dos derivados clorados, tornar a água turva e iniciar o processo de incrustações.

Por que o pH da água de caldeira deve está sempre alcalino?

O pH alcalino faz com que uma película de óxido se forme nas superfícies dos tubos da caldeira que proteja o metal base da corrosão e permite que as quebras no filme cicatrizem eficientemente.

Artigo anterior
O que é bom para tirar ansiedade?
Artigo seguinte
Como Desencardir pano?