Qual das infrações tem como medida administrativa a remoção do veículo?

Perguntado por: Henrique Barbosa Melo  |  Última atualização: 22. Januar 2022
Pontuação: 4.6/5 (8 avaliações)

A remoção do veículo é medida administrativa que tem por objetivo proceder à desobstrução da via pública, seja nas pistas, seja nos acostamentos ou calçada. A remoção é prevista no artigo 269, II, do CTB, podendo ser aplicada pela autoridade de trânsito ou seus agentes.

O que é medida administrativa de remoção do veículo?

A remoção de um veículo é uma medida administrativa que consta no artigo nº 271 do CTB, e tem como principal função desobstruir uma via pública em favor dos usuários.

Em que situação um agente de trânsito pode solicitar a remoção do veículo?

Caso o motorista seja multado por estar em situação irregular quanto ao licenciamento, o veículo será removido e só será liberado quando todos esses débitos forem quitados.

O que é a remoção do veículo?

Em ambos os casos, a remoção consiste no deslocamento do veículo do local onde é verificada a infração para o depósito fixado pela autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via, e de acordo com a competência de fiscalização de trânsito, conforme o tipo de infração cometida (ou seja, o órgão responsável pela ...

Quando ocorre a remoção do veículo?

Consiste na imobilização do veículo no local pelo tempo necessário até regularizar o motivo da infração, por exemplo, até apresentar o CRLV. ... Por fim, a remoção do veículo acontece quando é necessário desobstruir a via, por exemplo, quando há estacionamento em local proibido.

Infrações e Penalidade - Remoção Veículo - Medida Administrativa

43 questões relacionadas encontradas

É vedada a remoção Valendo-se da própria capacidade de movimentação do veículo a ser removido?

A remoção deve ser feita por meio de veículo destinado para esse fim ou, na falta deste, valendo-se da própria capacidade de movimentação do veículo a ser removido, desde que haja condições de segurança para o trânsito (grifo nosso). ... A legislação não definiu que iria conduzir o veículo até o pátio.

Como se caracteriza a remoção do silenciador de um automóvel?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a remoção do silenciador de um veículo caracteriza-se como infração: Leve. Média.

Qual é o dever de todo condutor de veículo?

É dever de todo condutor de veículo: I - Dirigir com a atenção e os cuidados indispensáveis à segurança do trânsito. ... III - Guardar distância de segurança entre o veículo que dirige e o que segue imediatamente à sua frente.

Em que situação o veículo pode ser guinchado?

Conduzir com CNH ou CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) falsos; Bloquear vias com o veículo; ... Entregar o veículo a um condutor com CNH cassada ou suspensa; Entregar o veículo a um condutor com CNH cassada ou suspensa permitindo que ele tome posse do mesmo para conduzi-lo na via.

Quem pode apreender o veículo?

Não realizar o pagamento da taxa para emissão do CRLV atualizado pode causar apreensão do veículo quando o motorista é parado por algum órgão de trânsito, além de multa de R$293,47 e 7 pontos na CNH.

O que é uma medida administrativa?

As medidas administrativas possuem como principais finalidades: I) permitir o saneamento de uma irregularidade constatada (retenção do veículo); II) possibilitar a aplicação de uma penalidade que lhe seja correlata (o que ocorre, por exemplo, no recolhimento da CNH, para que se efetive a suspensão do direito de dirigir ...

Como ocorre a retenção do veículo?

A retenção do veículo consiste na sua imobilização no local de abordagem, pelo tempo necessário à solução de determinada irregularidade. A retenção tem caráter de segurança e visa à correção de irregularidades. Quando a irregularidade puder ser sanada no local da infração, o veículo será liberado após a regularização.

O que causa retenção do veículo?

De acordo com o CTB, são previstas na lei as hipóteses seguintes para que seja aplicada essa medida administrativa. A retenção ocorrerá pela condução de veículo: sem CNH ou PDD, com estes cassados, de categoria diferente ou vencidos – art. ... com equipamento proibido ou desacordo à lei – art.

Quando o veículo pode ser rebocado?

Quando um veículo pode ser apreendido? Erica: “O veículo pode ser apreendido se estiver sem o licenciamento em dia. ... “É possível ainda que o veículo seja apreendido em outros casos, como circular com ele em mau estado de conservação, de forma que comprometa a segurança do próprio motorista e dos demais usuários da via.

Porque um carro e guinchado?

Os veículos são guinchados por estarem estacionados em local proibido. O rol de situações com previsão de remoção está previsto no Artigo 181 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). De acordo com a CET, a prática é priorizada quando "a segurança e a fluidez da via estão mais comprometidas".

Quais Infrações geram apreensão do veículo?

Confira quais infrações de trânsito causam a apreensão do veículo
  • Licenciamento atrasado.
  • Placa ilegível.
  • Disputar corrida.
  • Promover competições.
  • Manobras perigosas.
  • Placa adulterada.
  • Identificação irregular.
  • Sem placa.

É dever de todo condutor de veículo ultrapassar outro veículo?

O condutor deverá ultrapassar outro veículo em movimento pela esquerda. Exceção a esta regra ocorre quando o veículo que vai à frente está sinalizando que irá entrar à esquerda. Art. 29, IX, do Código de Trânsito Brasileiro.

É dever de todo condutor parar seu veículo antes de entrar em uma via arterial?

a) Todo veículo poderá retornar em qualquer local, nas vias urbanas, desde que facilite o trânsito para os outros veículos. ... e) É dever do condutor parar o seu veículo antes de transpor linha férrea ou entrar em via preferencial.

Como se classificam os veículos?

Existem três formas de classificação dos veículos: quanto à tração, quanto à espécie e quanto à categoria. ... Nas espécies de passageiros, de carga, misto e de tração, o artigo 96 elenca, inclusive, quais são as suas subespécies (ou tipo de veículos).

O que acontece com a retirada do catalisador original de um automóvel?

Sendo assim, se for retirado, o veículo irá emitir mais gases nocivos na atmosfera, podendo gerar multas ao proprietário. Outros riscos incluem desregular o sistema de injeção eletrônica de contrapressão do escapamento, causando perda de rendimento do motor, desgaste prematuro de peças e excesso de ruídos.

São do veículo ocorrerá quando o condutor?

06-A remoção do veículo ocorrerá quando o condutor? a) transitar com o veículo sem nova vistoria, após acidente. b) estacionar onde houver guia de calçada (meio-fio) rebaixada, para entrada ou saída de veículos.

Quando solicitado da passagem pela esquerda?

Deixar de dar passagem pela esquerda, quando solicitado: Infração - média; Penalidade - multa.

O que significa dirigir veículo não licenciado?

Já um veículo não licenciado é um automóvel que está registrado no Detran, porém não passou pelo processo de licenciamento anual, que é obrigatório. Ou seja, um veículo não licenciado tem o CRV, mas o CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo) perdeu a validade.

O que significa conduzir veículo que não esteja registrado?

Segundo o quinto inciso do artigo 230 do código de trânsito brasileiro (CTB), conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é considerada uma infração gravíssima. Essa infração pode render ao condutor punições como o pagamento de multa e pontos na carteira nacional de habilitção (CNH).

O que é uma retenção?

Significado de Retenção

substantivo feminino Estado ou condição do que se mantém, do que permanece; permanência. Estado do que se encontra detido, preso: retenção de passaportes.

Artigo anterior
Quais os golpes de projeção Nage Waza?
Artigo seguinte
Quantos anos crianças leem?