Qual é o regime aplicável a dissolução parcial da sociedade em caso de falecimento de sócio nos termos do Código Civil?

Perguntado por: Irina Íris Rocha  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (15 avaliações)

No caso de morte de sócio, liquidar-se-á sua quota, salvo: I – se o contrato dispuser diferentemente; II – se os sócios remanescentes optarem pela dissolução da sociedade; III – se, por acordo com os herdeiros, regular-se a substituição do sócio falecido.

Qual é o procedimento utilizado na ação de dissolução parcial de sociedade?

O artigo 599 do CPC denota que a ação de dissolução parcial de sociedade tem cabimento em três hipóteses: (i) falecimento do sócio; (ii) exclusão do sócio; e (iii) retirada do sócio, como se dá nas hipóteses legais de exercício do direito de recesso.

Como dar baixa em empresa com sócio falecido?

Para a baixa da inscrição na Junta Comercial é necessário o Requerimento de Empresário, firmado pelo inventariante, juntamente com autorização (alvará) do juiz para a prática do ato (inventário não concluído) e/ou escritura pública de partilha de bens (inventário administrativo finalizado), que deverá ser anexado ao ...

Quem pode propor a ação de dissolução parcial de sociedade?

Os legitimados para a ação de dissolução parcial são: a) o espólio do sócio falecido, quando a totalidade dos sucessores não ingressar na sociedade; b) os sucessores, após a partilha do sócio falecido; c) a sociedade, se os sócios sobreviventes não admitirem o ingresso do espólio ou dos sucessores do falecido na ...

Quando ocorre a dissolução parcial da sociedade?

As causas da dissolução parcial são elencadas nos artigos 1.028, 1.029 e 1.030 do Código Civil, e são a morte do sócio, o direito de retirada em razão de justa causa e a exclusão do sócio por motivos de falta grave no cumprimento de suas obrigações ou por incapacidade superveniente.

Procedimentos Especiais. Ação de dissolução parcial da sociedade.

33 questões relacionadas encontradas

O que é dissolução parcial de sociedade?

Os sócios, desde a constituição da sociedade, convivem com a possibilidade de sua precoce dissolução, seja esta total ou parcial. Na dissolução parcial ocorre o desligamento de um sócio sem a extinção da sociedade.

Como se dá a dissolução de uma sociedade?

A sociedade pode ser dissolvida judicialmente, a requerimento de qualquer dos sócios, quando: I - anulada a sua constituição; II - exaurido o fim social, ou verificada a sua inexequibilidade. O contrato pode prever outras causas de dissolução, a serem verificadas judicialmente quando contestadas.

Quando um sócio pode ser excluído da sociedade?

A hipótese prevista pelo Código Civil permite a exclusão do sócio quando entender que um ou mais sócios estão pondo em risco a continuidade da empresa, em virtude de atos de inegável gravidade, que seriam as chamadas faltas graves.

O que é dissolução parcial de sociedade no caso de uma sociedade limitada?

A dissolução parcial da sociedade é justamente quando se dissolve apenas um ou mais vínculos societários, subsistindo o contrato com os sócios remanescentes e a sociedade “segue sua vida”.

Qual a natureza jurídica da ação de dissolução de sociedade?

A ação de dissolução de sociedade não possui natureza meramente declaratória, porquanto visa desconstituir o vínculo jurídico existente entre os sócios retirantes, a sociedade e os demais sócios.

Qual o procedimento deverá ser utilizado pelo juiz na apuração de haveres da ação de dissolução parcial de sociedade?

Em caso de omissão do contrato social, o juiz definirá, como critério de apuração de haveres, o valor patrimonial apurado em balanço de determinação, tomando-se por referência a data da resolução e avaliando-se bens e direitos do ativo, tangíveis e intangíveis, a preço de saída, além do passivo também a ser apurado de ...

Em que consiste a dissolução parcial e apuração de haveres?

A apuração dos haveres na dissolução parcial da sociedade segue as regras da retirada do sócio, previstas no contrato social, e no silêncio do contrato, pela via do balanço de determinação.

Como é feita a apuração de haveres?

O cálculo é complicado pois não basta simplesmente levantar o Patrimônio Líquido da empresa e então dividir pela quantidade de sócios, removendo-se a cota destinada ao sócio que finaliza a parceria.

Quais são as causas de dissolução parcial da sociedade?

As causas que levam a dissolução parcial da sociedade ocorrem por morte ( art. 1.028 do Código Civil ), retirada ou recesso ( art. 1.029 ) e exclusão ou expulsão do sócio ( arts. 1.085 e 1.030 do Código Civil ).

O que é necessário para retirar um sócio do contrato?

A retirada do sócio perante a sociedade acontece após o final do prazo do aviso prévio, devendo ser registrada nos órgãos competentes. Para isso, é necessário documentar a saída na documentação da empresa, providenciando o devido arquivamento da documentação.

Como excluir um sócio de uma sociedade?

A exclusão do sócio nas sociedades limitadas

A retirada do sócio somente pode ser feita mediante alteração contratual caso exista essa previsão no Contrato Social da sociedade limitada. Logo, os sócios majoritários não têm o poder de excluir o sócio minoritário sem que haja cláusula nesse sentido.

Em quais situações é de que forma os sócios de uma sociedade empresarial podem excluir um sócio dela?

Exclusão por não integralização do valor subscrito – o sócio remisso. Falência do sócio ou cuja cota foi liquidada por um credor. Exclusão por falta grave – quebra do affectio societatis. Exclusão por incapacidade superveniente.

Como se dá o processo de dissolução?

A dissolução ocorre porque as moléculas do solvente envolvem as partículas de sólidos do soluto, dissolvendo-os. Alguns fatores influem no processo de dissolução, vejamos quais são: Temperatura: quanto mais elevada estiver a temperatura de um líquido maior será a dissolução.

Quais são as etapas da dissolução das sociedades?

A dissolução por si só não extingue a sociedade, apenas inicia a fase de liquidação ao fim da qual esta se encerra. Portanto, para a extinção da sociedade são necessárias três etapas: dissolução, liquidação e extinção.

Quais são as 4 fases da dissolução da sociedade?

II - o consenso unânime dos sócios; III - a deliberação dos sócios, por maioria absoluta, na sociedade de prazo indeterminado; IV - a falta de pluralidade de sócios, não reconstituída no prazo de cento e oitenta dias; V - a extinção, na forma da lei, de autorização para funcionar.

O que é a dissolução de uma sociedade?

A dissolução de sociedade é a deliberação dos sócios pela extinção da empresa, que pode ser parcial ou total e pode ocorrer por diversas razões, tanto de comum acordo entre os sócios, pela vontade de um sócio, se for ocorrer a dissolução parcial, por término do prazo da empresa, pelo falecimento ou impossibilidade de ...

O que é dissolução parcial da sociedade anônima?

Significa dizer que nenhum acionista tem atualmente o direito de buscar em juízo a dissolução total da sociedade anônima por esse fundamento. Se a postular, alegando o não preenchimento do fim social, deve o juiz conceder a dissolução parcial, como recomenda o princípio da preservação da empresa.

Qual o valor da causa na ação de dissolução parcial de sociedade?

O valor da causa em ação de dissolução parcial de sociedade deve ser equivalente ao montante do capital social correspondente à participação do sócio que se pretende afastar do grupo. Esse entendimento foi adotado pela Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em julgamento de recurso especial.

Como apurar os haveres do sócio retirante?

Apuração de haveres de sócio retirante deve respeitar prazo de 60 dias, diz STJ. Nos casos de dissolução parcial de sociedade limitada de prazo indeterminado, a apuração de haveres do sócio retirante deve ter como data-base o fim do prazo de 60 dias após sua manifestação, previsto no artigo 1.029 do Código Civil.

Quais os critérios para apuração de haveres na dissolução da sociedade?

Em relação ao primeiro item, a 3ª Turma do STJ entendeu que “em uma dissolução parcial de sociedade por quotas de responsabilidade limitada, o critério previsto no contrato social para a apuração dos haveres do sócio retirante somente prevalecerá se houver consenso entre as partes quanto ao resultado alcançado”.

Artigo anterior
O que vai acontecer com quem recebeu o auxílio emergencial indevidamente?
Artigo seguinte
Pode usar articaína em Diabeticos?