Quando utilizar resina composta?

Perguntado por: William Bruno Miranda Figueiredo  |  Última atualização: 18. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (48 avaliações)

Quando é indicado o uso das resinas compostas? As resinas compostas devem ser usadas em casos de restaurações diretas e indiretas, selante de fóssulas e fissuras, núcleo de preenchimento, reconstruções dentais e facetas diretas e indiretas.

Quais as vantagens e desvantagens da resina composta?

Enquanto as resinas compostas laboratoriais apresentam como vantagens um custo mais acessível, diversas opções em cores, facilidade de manuseio e um desgaste semelhante ao dente e a possibilidade de reparos, possuem como desvantagem a menor resistência ao desgaste e a menor estabilidade de cor.

Qual a diferença de resina para resina composta?

A resina composta é um material muito utilizado em restaurações dentárias, pois tem um custo acessível e boa durabilidade — apesar de ser menos durável do que a porcelana. ... A porcelana é um material com qualidade superior à resina, mas nem sempre ela é o material mais indicado para o tratamento com as facetas dentais.

Qual a resina composta mais indicada para dentes posteriores?

Os compósitos híbridos aparecem como material disponível mais adequado para restaurações em dentes posteriores, devido a resistência à compressão e ao desgaste apresentados por esses materiais.

Quais os critérios de classificação das resinas compostas?

(BUSATO et al., 2005) Classificação As resinas compostas podem ser classificadas sob três critérios: Tamanho médio de suas partículas; Escoamento; Sistema de ativação.

Resina Composta

23 questões relacionadas encontradas

Como escolher uma resina composta?

O sucesso estético de restaurações em resina composta tem a influência de alguns fatores.
  1. Matiz (família: A, B, C e D)
  2. Croma (saturação/intensidade: 1, 2, 3, 4, 5);
  3. Valor (translucidez e opacidade: Uma resina menos opaca tem baixo valor e mais opaca, alto valor)

Quais são as propriedades da resina composta?

Fisicamente, após expostas à polimerização, as resinas compostas ficam bem contraídas e firmes, e não se desfazem com o tempo. Além disso, apresentam uma boa estabilidade de cor, ao contrário de outros tipos. Quanto à sua mecânica, têm resistência à compressão, flexão e desgaste.

Qual melhor tipo de resina composta?

  • 5 Marcas de Resina Composta para Restaurações de Dentes vendidas no Brasil. rgo. ...
  • Resina Amaris Voco. ...
  • 3M™ Filtek™ One Resina Bulk Fill – Marcas de Resina Composta. ...
  • Resina IPS EMPRESS DIRECT – Ivoclar Vivadent. ...
  • Tokuyama Estelite Omega – Marcas de Resina Composta. ...
  • Yflow Yller.

Qual resina usar em dentes anteriores?

A técnica restauradora direta com resina composta micro-híbrida (Charisma Diamond e Gluma 2 Bond) foi efetiva em restabelecer a função e a estética dos dentes anteriores superiores com eficiência clínica e simplicidade.

Qual tipo de resina para dente?

A resina composta é o material mais utilizado para realizar a restauração dentária. Ela é amplamente conhecida na odontologia por ter um bom custo-benefício e uma durabilidade satisfatória. Ela veio para substituir a amálgama, que tem um aspecto estético desagradável e ainda demanda a fixação mecânica.

Quanto custa facetas de resina composta?

O preço varia de acordo com o tipo de facetas escolhido, podendo variar entre 200 a 700 reais para as de resina ou cerca de 2 mil reais para as de porcelana.

Qual resina usar para artesanato?

A resina mais popular quando estamos falando sobre resina para artesanato, é a resina cristal, ou também conhecida como vidro líquido. Ela é muito utilizada para artesanato pelo seu fácil manuseio e o mais importante: O acabamento dos produtos com essa resina é muito mais fácil.

Quais são os tipos de resina?

Conheça os principais tipos de resinas
  1. Resina epóxi. A resina epóxi é um tipo de plástico termorrígido usado na fabricação de tintas para diversos segmentos. ...
  2. Resina acrílica. A resina acrílica é usada no mercado para proporcionar um aspecto mais atraente em diversos materiais. ...
  3. Resina poliéster. ...
  4. Resina breu. ...
  5. Resina fenólicas.

Qual a desvantagem da resina?

Desvantagens: Ausência de estética; Baixa resistência nas bordas; Coeficiente de expansão térmica linear.

Quais as desvantagens das facetas de resina?

Da mesma forma, os problemas com facetas de resina decorrem do uso de materiais inadequados e indicações incorretas. Os mais comuns, como a perda de brilho e amarelamento precoce, são até mesmo mais comuns do que as frequentes fraturas – estas, podem ser reparadas com facilidade.

Qual as vantagens da resina composta em relação ao amálgama dentário?

Resinas compostas: o que são e quais as suas vantagens

Segundo Johnathan, os materiais resinosos, além de ter estética mais favorável, possuem adesividade. “A estrutura do dente poderá ser mais preservada, além de não apresentar mercúrio.

Qual diferença da resina Z100 e Z250?

O 3M Restaurador Z100™ tem uma viscosidade de 30.000 poise, enquanto o 3M Filtek™ Z250 Restaurador Universal possui uma viscosidade de 350.000 poise. Apesar desta grande diferença, os dentistas podem não observar diferenças na viscosidade durante a manipulação.

Qual a melhor resina opaca?

As resinas de dentina são as que apresentam maior opacidade, isto é, impedem mais a passagem de luz. São usadas na parte interna da nossa restauração. Essas resinas são as mais importantes no nosso dia a dia restaurador, pois são responsáveis pela maior característica de cor dos nossos dentes.

Quando usar resina WD?

WD: A dentina W possui alto valor e opacidade. A dica é usar em pequenas espessuras. Você pode usar para mascarar parafusos de implantes, sob cores de opacidade Body. Em restaurações classe IV de dentes clareados, pode usar como dentina.

O que é resina Nanoparticulada?

Nanoparticuladas: material com partículas de aproximadamente 5 a 70 nanômetros e com excelente polimento, lisura superficial e manutenção do brilho. Esta resina tem partículas dez vezes menores do que as resinas microparticuladas.

Quais são as resinas compostas?

As resinas compostas são classificadas pelo tamanho das partículas inorgânicas e sua porcentagem em volume. Podem ser macroparticuladas, microparticuladas, micro-híbridas e nanoparticuladas.

Como é formada a resina composta?

A resina composta é formada por matriz orgânica; constituída por monômeros, inibidores, modificadores de cor e sistema iniciador/ativador, matriz inorgânica, esta com função principal de aumentar as propriedades mecânicas da resina, reduzindo a quantidade de matriz orgânica, e os agentes de união; responsável pela ...

Quais são as etapas de uma restauração com resina composta?

Em um passo a passo breve, o procedimento envolve as seguintes etapas:
  • Aplicação de anestesia local;
  • Retirada da cárie;
  • Reparação de uma extensão retentiva para fixar a restauração;
  • Colocação da resina;
  • Remoção do excesso de material da cavidade;

Como escolher a cor certa da resina composta?

Para a seleção de cor ideal da resina composta utilizada nas restaurações, são utilizadas escalas de cores preestabelecidas, com pequenos intervalos entre matiz, croma e valor.

Como selecionar a cor das resinas compostas?

A tomada de cor deve ser feita de preferência sob luz natural; Durante a seleção de cor, polimerize a resina selecionada em pequenos incrementos sobre o dente, sem as etapas de condicionamento ácido e hibridização. A presença de fotoiniciadores deixam a resina composta levemente mais clara quando é fotopolimerizada.

Artigo anterior
Qual foi a novela que mais foi reprisada na Globo?
Artigo seguinte
Qual cigarro mais fraco Brasil?