Por que Freud abandona a técnica da hipnose?

Perguntado por: Vicente Gabriel Assunção Lourenço  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (69 avaliações)

O insucesso de Freud com o hipnotismo
Afirma Weissmann (1958) que “talvez Freud tivesse dificuldades para hipnotizar; é possível que lhe faltasse a qualidade de um bom hipnotista e, isso também teria contribuído para ele abandonar o método da hipnose”.

Por que Freud abandonou a hipnose e criou o método da associação livre?

A associação livre para substituir a hipnose

O próprio Freud, em seus estudos e experiências de análise, achava que a hipnose era algo inútil, pois não servia para todos os pacientes, uma vez que alguns não eram hipnotizáveis, e mesmo que fossem as neuroses ainda voltavam.

Qual foi a técnica desenvolvida por Freud ao abandonar a hipnose?

Depois de abandonar a hipnose, passou a utilizar a técnica da pressão, que consistia em pressionara testa do paciente e solicitar que, de olhos fechados, se concentrasse, a fim de recuperar a lembrança perdida.

O que Freud diz sobre hipnose?

Com a técnica da associação livre, o médico pedia ao paciente, agora consciente e deitado em um divã, para falar o que viesse à sua mente, permitindo ao analisado expor temores, desejos, pensamentos, sonhos e lembranças. Freud foi duro ao refletir sobre a hipnose em 1918.

O que está por trás da hipnose?

A hipnose é uma técnica que possibilita, através de um estado alterado de consciência e de indução, ativar algumas áreas do cérebro e criar um elo de comunicação com a mente inconsciente, proporcionando mudanças de estados emocionais.

Por que Freud Abandonou a hipnose?

33 questões relacionadas encontradas

Quais os limites da hipnose?

Os mais comuns são: Risco de o sujeito não sair do transe hipnótico. Completamente impossível, o sujeito pode emergir do transe sempre que desejar. Risco de ficar preso no passado, seja em uma vida passada ou na sua infância.

Qual o método utilizado pela psicanálise que substitui a hipnose é como se caracteriza?

Freud desenvolveu a técnica da associaçao livre gradualmente a partir da hipnose e do método catártico. ... Esse aprimoramento na técnica psicanalítica possibilitou o acesso do material recalcado para a consciência e revelou ao paciente a natureza de seu inconsciente.

Qual o método usado pela psicanálise freudiana?

O método psicanalítico é o método criado por Freud para realizar terapia, compreender a mente humana e interpretar o funcionamento da sociedade.

O que é o método catártico?

Conforme o Dicionário de Psicanálisede Roudinesco (1998), o método catártico é o procedimento terapêutico pelo qual um sujeito consegue eliminar seus afetos patogênicos e, então, ab-reagi-los, revivendo os acontecimentos traumáticos a eles ligados. A fala é o meio pelo qual estes afetos são eliminados.

O que levou Freud a abandonar a teoria do trauma e a hipnose como método de tratamento e adotar a teoria da fantasia e o método da associação livre?

Freud foi substituindo progressivamente o método da hipnose e o método catártico – que utilizava no início – pela associação livre. Essa evolução foi motivada por um objetivo muito concreto: evitar que o paciente fosse sugestionado.

Quem criou o método catártico?

Freud formulou o método catártico quando tratava pacientes com histeria, depois que ouviu de um amigo sobre a catarse Aristotélica. O método catártico tem sua origem na escuta do sujeito que sofre.

O que é catarse para a psicanálise?

A Catarse é um conceito filosófico que significa limpeza e purificação. Esse conceito é muito amplo, uma vez que é utilizado em diversos ramos do conhecimento: artes, psicologia, medicina, religião, educação, dentre outros. Do grego, o termo catarse (kátharsis) significa “purificação”.

O que é repressão na psicanálise?

A repressão é um mecanismo mental inconsciente, pelo qual as ideias ou os impulsos indesejáveis e inaceitáveis para a consciência são suprimidos por ela e impedidos de entrar no estado consciente. Este material indesejável não está geralmente sujeito à recordação voluntária consciente.

Qual o método fundamental da técnica psicanalítica?

A verbalização da associação de ideias que surgem de forma espontânea à mente, denominada por Freud como associação livre, é considerada regra fundamental para qualquer processo psicanalítico, considerando sua evolução histórica na psicanálise, a partir da renúncia da hipnose e do método catártico.

Quais são as técnicas psicanalíticas?

Associação Livre e a Interpretação dos sonhos

Então, são apresentadas por Freud, as duas técnicas psicanalíticas, que por meio da transferência, para experimentação de emoções, pois somente com a transferência é possível se ter resultados significativos, seja essa transferência positiva ou negativa.

O que é um tratamento analítico?

O tratamento analítico faz seu impacto mais retrospectivamente, em direção às raízes, onde estão os conflitos que originaram os sintomas, e utiliza a sugestão a fim de modificar o resultado desses conflitos.

Quais são os riscos da hipnose?

O uso da hipnose em si não oferece nenhum risco especial ou efeito colateral. O que pode acontecer é a pessoa ir buscar ajuda com um profissional despreparado, mas isso é um risco que todos estamos sujeitos a todo momento.

Quem não pode ser hipnotizado?

Em geral, todas as pessoas podem ser hipnotizadas, com exceção de pessoas com algumas doenças neurológicas e físicas, pois os níveis de consciência e concentração, bem como a percepção da realidade são diversas.

Quais os efeitos colaterais da hipnose?

Seja aplicado por um profissional ou pela auto hipnose, o processo de hipnose não possui nenhum efeito colateral. Diferente de outros tipos de tratamentos psicológicos e psiquiátricos, que se utilizam de remédios que causam efeitos colaterais pelo uso, a hipnose é um processo totalmente natural.

O que significa repressão exemplos?

Significado de Repressão

substantivo feminino Castigo ou punição que busca reprimir, proibir, controlar ou penalizar: medidas de repressão aos assassinos. Interrupção de uma ação através de violência: repressão ao tráfico. Inibição consciente e espontânea de um desejo, vontade: repressão sentimental.

Qual a diferença entre recalque e repressão?

A ação da repressão causa tensão e consequentemente desconforto. A partir da repressão, surge o recalque. Que é enviar o conteúdo que está tensionando de volta para o inconsciente, causando assim uma sensação de alívio da tensão causada pela repressão.

Qual é a diferença entre recalque e repressão?

(Roudinesco e Plon, 1996, p. 659) A repressão diferencia-se, portanto, do recalque por operar ao nível da consciência e manter o conteúdo reprimido apenas em estado latente (no pré-consciente), sem torná-lo inconsciente, sendo isso o que caracteriza o processo recalque.

Como identificar catarse?

A catarse emocional é um processo no qual nossas emoções se mostram da forma mais pura, por isso, costuma fazer parte de situações onde o mal-estar é muito intenso. Justamente por ser uma expressão intensa da emoção, para muitas pessoas costuma ser perturbadora e, inclusive, podem vir a pensar que a catarse é perigosa.

Como se faz uma catarse?

Para criar o rascunho do seu projeto no Catarse basta seguir este passo a passo:
  1. Faça seu login no Catarse. ...
  2. Clique em "Comece seu projeto" (no topo esquerdo da tela)
  3. Clique em "Comece Já"
  4. Escolha a modalidade de financiamento do seu projeto. ...
  5. Informe o Título e a Categoria do seu projeto e clique em "Comece seu rascunho"

Como praticar a catarse?

Há pesquisas que comprovam o que muitas empresas já adotam momentos para provocar a catarse em em sues funcionários: descontrair-se no ambiente de trabalho contribui para que a pessoa desenvolva com mais qualidade suas funções. O Segundo exemplo são as artes (em geral). As músicas, por exemplo.

Artigo anterior
Pode pintar as paredes no frio?
Artigo seguinte
Quantas palavras chaves usar?