Qual é o processo de deglutição?

Perguntado por: Érica Íris Assunção de Assunção  |  Última atualização: 24. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (50 avaliações)

Deglutição é o processo no corpo humano ou animal de engolir, que permite que uma substância passe da boca, para a faringe e para o esôfago, enquanto fecha a epiglote. A ingestão é uma parte importante de comer e beber.

Quais são os estágios do processo de deglutição?

A deglutição é dividida em 3 fases: oral, faríngea e esofágica. Cada fase deve ser avaliada também isoladamente, com parâmetros específicos. Alguns autores consideram ainda a fase preparatória ou fase pré-oral.

O que é o processo de deglutição?

O termo deglutição é sinónimo da ação que, vulgarmente, é designada por engolir. Consiste na passagem de líquidos e alimentos, transformados mecânica e quimicamente na boca, sob a forma de bolo alimentar, da boca para a faringe e desta para o esófago, que o liberta no estômago.

Como funciona o palato mole e a epiglote durante a deglutição?

Durante a deglutição, a laringe se eleva, enquanto a epiglote se abaixa, ocasionando o fechamento da laringe, permitindo assim a passagem do alimento para o esôfago; durante a respiração a epiglote se eleva permitindo assim um acesso livre para a laringe permitindo a passagem de ar.

Como funciona a epiglote durante o processo de alimentação?

Está fixada no osso hioide e na cartilagem tireoide. A epiglote impede que o alimento entre no sistema respiratório. ... Ao engolirmos um alimento, a epiglote é pressionada contra a laringe (veja figura acima). Isso faz com que a traqueia seja tampada, impedindo o alimento de entrar nessa região.

Deglutição, Fases e Visão Geral do Controle Neural, Animação. Alila Medical Media Português.

27 questões relacionadas encontradas

O que acontece se a epiglote falhar?

Quando a epiglote falha, o alimento atrapalha a passagem de ar, desencadeando o engasgo.

O que é degustação e deglutição?

Será que você degustou ou engoliu? Engolir é muito fácil, basta transferir o vinho da taça para a boca e o estômago. Na degustação o caminho entre a taça e o estômago passa pelo cérebro e pelo coração. Degustar faz você pensar e se emocionar.

O que a disfagia pode causar?

Entre as complicações, podemos citar: Desnutrição, perda de peso e desidratação. Pneumonia por aspiração. Engasgo.

Quando inicia a deglutição?

Inicia quando mordemos o alimento ou o introduzimos na boca. Segue com a movimentação do bolo alimentar dentro da boca e a mastigação para triturarmos o alimento e degustarmos o seu sabor.

Quais são os tipos de disfagia?

Existem dois tipos básicos de disfagia que se diferem quanto à localização e quanto aos mecanismos fisiopatológicos. São elas: disfagia orofaríngea, também chamada de disfagia de transferência ou disfagia alta, e a disfagia esofagiana, também intitulada disfagia de transporte.

Quais são as três porções do esôfago?

ESÔFAGO
  • Porção Cervical: porção que está em contato íntimo com a traquéia.
  • Porção Torácica: é a porção mais importante, passa por trás do brônquio esquerdo (mediastino superior, entre a traquéia e a coluna vertebral).
  • Porção Abdominal: repousa sobre o diafragma e pressiona o fígado, formando nele a impressão esofágica.

Qual a primeira fase da sucção?

O reflexo de sucção se inicia quando o bebê percebe o mamilo, iniciando os movimentos de língua e mandíbula (MORRIS; KLEIN, 1987; STEVENSON; ALLAIRE, 1991; RUDOLPH, 1994; HERNANDEZ, 1996).

Como identificar disfagia?

Alguns dos principais indícios são o engasgamento ou tosse durante as refeições, dor ao engolir ou a sensação de que o alimento fica parado na garganta. Se não identificada e tratada, a disfagia pode ser causa de desidratação e desnutrição decorrentes da dificuldade na alimentação.

Como saber se a pessoa tem disfagia?

Em seguida, a comida vai para o esôfago, onde é empurrada até o estômago. Mas, na disfagia, não acontece nada disso.
...
Sintomas
  1. Tosses;
  2. Engasgos;
  3. Comida parada na boca ou faringe;
  4. Regurgitação;
  5. Dor ao engolir;
  6. Perda de peso;
  7. Dentre outros.

Quem tem disfagia?

A disfagia é uma doença caracterizada pela dificuldade de engolir, ou seja, fazer a deglutição de alimentos ou de líquidos. É um problema comum e que pode estar em diversas doenças, além de ser um problema temporário para pessoas que são submetidas a operação da coluna cervical por via anterior.

Qual a diferença de engolir e deglutir?

Significado de Deglutir

verbo transitivo direto e intransitivo Ingerir algo, geralmente, o bolo alimentar; fazer com que o que está sendo ingerido passe da boca para o estômago - engolir: deglutiu seu jantar rapidamente; o menino não conseguia deglutir a comida. Etimologia (origem da palavra deglutir).

Porque a epiglote incha?

Possíveis causas

As causas da epiglotite podem ser uma gripe mal curada, ficar engasgado com algum objeto, ocorrência de infecções respiratórias, como pneumonia, inflamações da garganta e queimaduras da garganta.

É possível ver a epiglote?

A epiglote desenvolve-se a partir do quarto arco faríngeo. Torna-se visível durante o desenvolvimento às 5 semanas de gestação.

Quando a epiglote fecha a laringe?

A epiglote é uma pequena porção de cartilagem que lembra uma pequena porta. ... A função principal da epiglote, como já dito, é garantir que o sistema respiratório não seja obstruído por alimentos. Assim sendo, ao engolirmos, a epiglote fecha a passagem da laringe, sendo pressionada contra ela.

Qual exame detecta disfagia?

Existem dois exames indicados para o diagnóstico da disfagia: o exame de videonasofibroscopia da deglutição, realizado pelo otorrinolaringologista e a fonoaudióloga em conjunto, e o exame de videodeglutograma (exame por rádio imagem),” ressalta a doutora.

Qual o médico que cuida da disfagia?

A dificuldade de engolir é chamada de disfagia. Para saber qual o local que está realmente alterado, o paciente deve fazer uma avaliação clínica da deglutição com um fonoaudiólogo capacitado em disfagia.

Que remédio é bom para disfagia?

Resultados encontrados para Disfagia:
  • Omeprazol é quase tão bom quanto a cirurgia antirefluxo no tratamento da doença grave do refluxogastroesofágico, segundo artigo publicado no Clinical Gastroenterology and Hepatology. ...
  • Refluxo ou Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) ...
  • Relaflex. ...
  • Velcade. ...
  • Risperdal Consta.

Como acontece a sucção?

O mecanismo de sucção inicia-se com o reflexo de procura. Esse reflexo é um precursor para a pega correta, pois, quando os lábios ou as bochechas são estimulados, a criança move sua face em direção ao estímulo, ocorre abertura da boca e protrusão da língua (21,22,24).

Quais os tipos de sucção?

De acordo com Hernandez (1996), pode-se encontrar dois padrões de sucção: o padrão suckling, o qual corresponde ao modo mais primitivo de sucção e o padrão sucking, mais maduro. No padrão suckling, a língua realiza movimentos de extensão e retração, sendo também conhecido como “sucção por lambidas”.

O que é movimento de sucção?

Sucção, trata-se, quando uma criança mediante pressão negativa e movimentos linguais obtém o leite ativamente. ... Mediante elevação da mandíbula e língua, a criança comprime e deforma o mamilo, fato que expulsa o leite, que então é deglutido.

Artigo anterior
Qual é a principal festa do nordeste?
Artigo seguinte
O que é zoonoses?